Guarda Municipal atuará em projeto que irá atender mulheres em situação de violência

O projeto “Guarda Maria da Penha”, permite a atuação direta da Guarda Civil Municipal (GCM) na proteção destas vítimas

Por Redação Portal AZ,

Com o objetivo de proteger efetivamente vítimas de violência doméstica, em uma parceria entre Centro de Referência Esperança Garcia e a Prefeitura de Teresina, foi lançado, nesta sexta-feira (29), o serviço Guarda Maria da Penha, disponibilizando uma equipe exclusiva para fazer o monitoramento das medidas protetivas a 57 mulheres.

Guarda Civil Municipal atuará no projeto “Guarda Maria da Penha” (Foto:Semcaspi)

O projeto “Guarda Maria da Penha”, permite a atuação direta da Guarda Civil Municipal (GCM) na proteção destas vítimas e garante as medidas previstas em Lei. A iniciativa será coordenada pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres (SMPM). A equipe é composta por dois guardas: um homem e uma mulher, que foram capacitados para a realização do trabalho.

“Estamos no meio dessa grave crise epidêmica e, infelizmente o seu mais importante instrumento de enfrentamento, que é o isolamento social, tem permitido o aumento da violência contra a mulher. Além do apoio do Centro de Referência Esperança Garcia, estamos oferecendo também o serviço da Guarda Maria da Penha, reforçando o trabalho de enfrentamento desse tipo de violência”, destacou o Prefeito Firmino Filho.

Desde o início do isolamento social, o Centro de Referência Esperança Garcia modificou sua forma de atendimento às mulheres. A maioria daquelas que precisam de ajuda passou a utilizar o WhatsApp para buscar orientações ou fazer denúncia. 

“É uma situação em que a mulher está junto com o agressor e o contato pelo WhatsApp facilita essa conversa, essa busca por informações e formas de denúncias”, ressaltou a coordenadora do Centro, Roberta Mara.

O Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) atende mulheres em situação de violência em Teresina, oferecendo assistência social, psicológica e jurídica. Durante o período de isolamento, a unidade realiza atendimentos por ligações ou via Whatsapp pelo telefone: (86) 9 9416-9451, de segunda à sexta, das 8h às 14h.
 

Comente

Pequisar