Operação do Gaeco prende secretário de Transportes e empresários

Instituição cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nesta terça

Por Renayra de Sá,

(Atualizada às 12h50)

Durante o cumprimento de mandados na manhã de hoje (15) foram presos o secretário de transportes de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante, e dois empresários, Edivan de Sousa e Jeremias Silva.

“Foram apreendidos celulares, computadores e documentos que comprovam que as empresas funcionavam apenas para emissão de notas frias”, disse a promotora Débora Aragão.

Prefeito acusado de liderar organização criminosa é alvo de operação do Gaeco no Piauí (Foto: divulgação)

A operação segue ainda durante toda esta terça-feira e poderá ter desdobramentos. Os presos serão ouvidos e seguirão para o Presídio Vereda Grande, localizado em Floriano.

Prefeito acusado de liderar organização criminosa é alvo de operação do Gaeco no Piauí

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Piauí deflagrou, na manhã desta terça-feira(15), a Operação Perpetuatio contra o prefeito Quirino Avelino (PTB) da cidade de Itaueira.

De acordo com o Gaeco, o gestor é suspeito de liderar organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e, consequentemente, desviar dinheiro público.

Instituição cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão contra o gestor (Foto: divulgação)

As investigações apontaram três fatos criminosos na prefeitura de Itaueira. O primeiro é referente à aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde; o segundo fato é referente a construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias e o terceiro é em decorrência da não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

Segundo o Gaeco, o prefeito Quirino Avelino se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios em questão. Ao todo, estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária e cerca de 15 mandados de busca e apreensão. 

A operação conta com o auxílio da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e da Polícia Rodoviária Federal para o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão.

Os presos serão ouvidos e seguirão para o Presídio Vereda Grande, localizado em Floriano (Foto: divulgação)

Operação

O nome da Operação, Perpetuatio, faz referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, utilizando práticas fraudulentas para auferir vantagens ilicitas à frente da gestão pública, diz o Gaeco. 

Comente

Pequisar