Polícia apura confusão envolvendo advogados durante prisão de Marcus Nogueira

Sindicato afirma que membros da OAB tentaram impedir trabalho de delegado

Por Laura Parente,

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que uma grande confusão se alastrou na madrugada desta sexta-feira (03), na Central de Flagrantes de Teresina, depois da prisão do advogado e presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Piauí Seccional Piauí (OAB-PI), Marcus Vinicius Nogueira.

Delegacia Geral apura confusão envolvendo advogados durante prisão de Marcus Nogueira; Sindepol emite nota (Foto: reprodução)

O membro da OAB se envolveu em um acidente que deixou uma pessoa morta, duas mulheres feridas e um bebê de nove meses de idade em estado grave no HUT. 

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí (Sindepol) emitiu nota nesta sexta-feira (03), informando que solicitará um inquérito policial para identificar e responsabilizar os possíveis advogados que estavam na madrugada desta quinta-feira na unidade policial e que teriam ameaçado o delegado de plantão, Danilo Barroso. 

“O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí vem a público manifestar repúdio à atitude de supostos advogados que tentaram impedir o trabalho do Delegado Danilo Barroso durante plantão na madrugada de hoje na Central de Flagrantes de Teresina. Prestamos solidariedade ao Delegado, aos demais servidores da Central e também à família da vítima que perdeu a vida no acidente envolvendo o advogado que foi preso”, diz um trecho da nota. 

Sindicado afirma que membros da OAB tentaram impedir trabalho de delegado (Foto: reprodução)

A Delegacia Geral também publicou uma nota informando que policiais civis foram agredidos durante o tumulto, que as pessoas que estavam no local serão identificadas e que medidas serão adotadas quanto ao comportamento visto na Central de Flagrantes de Teresina.

De acordo com a publicação, o tumulto teria colocado em risco não só a segurança da Central de Flagrantes, mas também os demais presos e vítimas que se encontravam no local.

Nota do SINDEPOL

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí vem a público manifestar repúdio à atitude de supostos advogados que tentaram impedir o trabalho do Delegado Danilo Barroso durante plantão na madrugada de hoje na Central de Flagrantes de Teresina. 

O SINDEPOL vai solicitar a instauração do Inquérito Policial para identificação e responsabilidade dos “advogados” envolvidos e após a identificação, irá representá-los no Conselho de Ética da OAB. 

Na segunda-feira, essa entidade sindical também tratará com o Delegado Geral sobre as medidas de segurança orgânica na Central de Flagrantes, e demais unidades policiais, solicitando a restrição no acesso às dependências das unidades, somente a servidores e quem estiver em atendimento.

Prestamos solidariedade ao Delegado, aos demais servidores da Central e também à família da vítima que perdeu a vida no acidente envolvendo o advogado que foi preso. 

Higgo Martins Moura - Presidente do Sindepol

Nota da Delegacia Geral

A Delegacia Geral informa que foi determinada apuração dos fatos ocorridos na Central de Flagrantes de Teresina, na madrugada do dia 03 de dezembro do ano em curso.  A Central de Flagrantes é uma unidade policial sensível, onde são conduzidos presos diariamente, vítimas de crimes são assistidas pelos policiais, testemunhas são ouvidas, e cujo foco é o atendimento de ocorrências que demandam total atenção de todos os servidores.

Por conta de prisão em flagrante de um advogado, autuado por crime cometido sem nenhuma relação com sua atividade profissional, várias pessoas provocaram tumultos e agrediram os policiais daquela unidade, colocando em risco não só a segurança da Central de Flagrantes quanto aos dos demais presos e vítimas. Os autores desses fatos lamentáveis serão devidamente identificados e providências serão adotadas na forma da Lei.

Matérias relacionadas

Acidente envolvendo advogado Marcus Vinicius Nogueira deixa uma pessoa morta

Vídeo mostra acidente envolvendo advogado Marcus Nogueira que deixou um morto em Teresina

Defesa afirma que advogado Marcus Nogueira não estava embriagado durante acidente

Bebê ferida em acidente que matou homem está em estado gravíssimo no HUT

Comente

Pequisar