Coronavírus: Wellington Dias prorroga decreto e quarentena segue até 30 de abril no Piauí

A medida tem como objetivo combater a disseminação da Covid-19 no estado

Por Renayra de Sá e Marcelo Gomes,

O governador Wellington Dias se reuniu nesta segunda-feira (30) com o Comitê Operacional de Emergência e decidiu prorrogar até o dia 30 de abril o decreto que suspendeu as aulas da rede estadual e atividades econômicas de alguns setores no estado. A medida, segundo Dias, tem como objetivo combater a disseminação do coronavírus no Piauí. 

Wellington Dias prorroga decreto e quarentena segue até 30 de abril no Piauí (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

“Todas as atividades que foram colocadas no primeiro decreto foram mantidas, agora o que fizemos foi ampliar restrição de três áreas, a primeira dela a educação, antes o decreto para da rede estadual, mas houve adesão dos municípios, instituições federais e o setor privado”, disse.

De acordo com Wellington, as atividades de estabelecimento com delivery podem continuar, contanto que sejam tomadas as medidas de prevenção necessárias para que não haja contaminação.

Aulas

Wellington afirmou ainda que as aulas seguem suspensas por tempo indeterminado no Piauí, mas acrescentou que será permitido ministrar os conteúdos pela internet. “O decreto prevê um corte até 30 de abril, mas somente quando encerrar essa fase de risco, ainda não é possível à aula não presencial, mas a rede pública, privada, federal, possa trabalhar através do ensino à distância e está previsto no decreto”, contou.

Serviços essenciais

Os serviços essenciais como saúde, segurança, supermercados, farmácias, bancos, lotéricas e microcréditos continuam funcionando, mas com restrições. “Todas essas áreas estão abertas. Outros setores, como abastecimento, produção agrícola, animal, aves, todas essas áreas de produção prosseguem. A indústria também prossegue para evitar desabastecimento. Se sua atividade não está sendo colocado, estamos lidando com o Governo Federal para termos a compensação, que está sendo  tratada com o congresso nacional”, informou. 

IPVA 

Ainda segundo Wellington, o prazo para o pagamento do IPVA continua prorrogado por 90 dias com desconto de 5%. 

Divisas

O governador também afirmou que as pessoas que vierem de fora do estado deverão cumprir quarentena de pelo menos sete dias para que seja avaliada a manifestação dos sintomas de covid-19. Ele também afirmou que junto aos governadores do Nordeste ficou estabelecido o reforço das fronteiras com fiscalização sanitária e orientação para evitar proliferação do vírus.

“Seremos, agora, mais rigorosos com as divisas, porque o nosso vizinho Ceará é o epicentro da Covid-19 aqui no Nordeste e terceiro estado do Brasil com a maior quantidade de casos confirmados e de mortes. Por essa razão, teremos um cuidado com o Ceará, Pernambuco, Bahia, Tocantins, Maranhão. Junto com o governo desses estados, faremos barreiras sanitárias, como já estávamos trabalhando, fiscalizando e orientando ônibus e vans, além dos caminhoneiros. Agora, as pessoas em qualquer tipo transporte, que passar pelas entradas do Piauí, terá que passar pela quarentena”, ressaltou.

Hospitais de campanha

O governador informou que em até 10 dias o ginásio Verdão será um hospital de campanha para pacientes que foram acometidos com o coronavírus. Os trabalho estão sendo realizados entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina.

Wellington afirmou que as autoridades públicas estão trabalhando para evitar um colapso na saúde. "Estamos trabalhando em vários hospitais, além do Verdão em Teresina. O Verdão vai ser uma base importante de estabilização contra o coronavírus", disse.

Prefeitos testam negativo para coronavírus 

O governador Wellington Dias também informou em live que os exames dos prefeitos de Caraúbas, Ricardo Sales, de Murici dos Portelas e Júnior Percy, de Buriti dos Lopes, deram negativo para Covid-19. Os gestores tiveram contato com o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, primeira vítima de coronavírus no Piauí. 

“Estamos cuidando do município para fazer as coletas dos exames. Foram mapeadas cerca de 40 pessoas que estiveram com Antônio Felícia, tanto da família, como outras pessoas em geral. Devo anunciar ainda que os prefeitos que tiveram contato com ele, os exames deram negativo para coronavírus. Graças a Deus!”, afirmou.

Fique em casa! 

Ao final do vídeo, Wellington apelou novamente para que os piauienses continuem em casa durante a quarentena. “É uma medida essencial, eu faço apelo do fundo do meu coração, eu creio em Deus que iremos vencer esse vírus. Não é fácil, faça sua parte, lave as mãos, use o álcool em gel e crie uma forma de proteção. Fique em casa!”, completou.

Casos no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde informou neste domingo (29) que subiu para 16 o número de casos positivos de coronavírus no Piauí. A Sesapi registrou dois novos óbitos com teste positivo para Covid-19 no estado. As vítimas são um homem de 88 anos e uma mulher de 73 anos, que estavam internados em um hospital privado de Teresina e faleceram na última quinta-feira (26). 

Sobe para 16 o número de casos positivos de coronavírus no Piauí; três óbitos confirmados (Foto: Josue Damascena)

Com esses dois casos, chegam a três as mortes confirmadas em decorrência do coronavírus no Piauí. O outro caso foi do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, de 57 anos, na última sexta-feira (27). De acordo com o boletim divulgado pela Sesapi, 213 casos suspeitos estão sendo monitorados no estado e 317 já foram descartados. 

Matéria relacionada:

Sobe para 16 o número de casos positivos de coronavírus no Piauí; três óbitos confirmados

Comente

Pequisar