Bolsonaro diz que sobra 'imprópria militância política' a Barroso por ordenar a CPI da pandemia

Ministros do STF não podem mandar abrir CPI ou processo de impeachment por conta própria.

Por G1,

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta sexta-feira (9) o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), por ter determinado a instalação no Senado de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Bolsonaro diz que sobra 'imprópria militância política' a Barroso por ordenar a CPI da pandemia (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

Por meio de uma rede social, o presidente afirmou, em relação a Barroso, que "falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política."

Em nota, o Supremo afirmou que "os ministros que compõem a Corte tomam decisões conforme a Constituição e as leis." Diz ainda que, "dentro do estado democrático de direito, questionamentos a elas (decisões) devem ser feitos nas vias recursais próprias, contribuindo para que o espírito republicano prevaleça em nosso país."

Bolsonaro, na postagem, diz que a decisão monocrática, ou seja, de apenas um dos ministros do Supremo e não referendada pelo plenário da Corte, se destinará a apurar apenas o governo federal.

Segundo Bolsonaro, não haverá espaço, na comissão, para investigar "nenhum governador" por eventuais desvios de recursos federais destinados ao combate à Covid-19.

O presidente afirmou ainda que Barroso se "omite" ao não determinar que o Senado também abra processos de impeachment contra ministros do STF.

"Barroso se omite ao não determinar ao Senado a instalação de processos de impeachment contra ministro do Supremo, mesmo a pedido de mais de 3 milhões de brasileiros. Falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política", afirmou Bolsonaro na postagem feita em uma rede social.

Comente

Pequisar