HUT abre protocolo de morte cerebral de bebê baleado na zona Sul

Em nota ao Portal AZ, o hospital esclarece que dois exames clínicos já foram realizados

Por Marcelo Gomes,

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) abriu protocolo de morte cerebral do bebê de um ano e quatro meses que foi baleado com um tiro na cabeça no último dia 05 de setembro no bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina. A informação foi passada ao Portal AZ pela assessoria de comunicação da unidade de saúde. 

Hospital de Urgência de Teresina (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

O protocolo de morte encefálica, aberto no último domingo (08), é composto por duas avaliações clínicas neurológicas e um exame de imagem. Para que todas essas etapas sejam cumpridas com segurança o paciente tem que se encontra com quadro de saúde estável. 

Em nota ao Portal AZ, o HUT esclarece que os dois exames clínicos já foram realizados. O exame de imagem será feito assim que a criança apresentar estado clínico favorável. 

Veja abaixo a nota na íntegra: 

O HUT comunica que foi aberto dia 08 de setembro o Protocolo de Morte da criança D Y S L de 1 ano e quatro meses de idade. O protocolo, conforme a resolução n° 1.400, de 08 de agosto de 1997, do Conselho Federal de Medicina (CFM), é composto por duas avaliações clínicas neurológicas e um exame de imagem. Para que todas essas etapas sejam cumpridas com segurança o paciente tem que está com seu quadro de saúde estável. Como por exemplo, temperatura e pressão arterial, sem variações. Os dois exames clínicos já foram realizados. O exame de imagem será feito assim que a criança apresentar estado clínico favorável. O não cumprimento desses cuidados pode comprometer o resultado final dos exames.

Entenda o caso 

No último dia 05 de setembro um homem foi assassinado, com vários disparos de arma de fogo, no bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina. A vítima se deslocava em uma motocicleta com o filho, de um ano de idade, e a esposa quando foi surpreendido. 

O pai da criança morreu no local, o filho de um ano e a mãe ficaram feridos e foram encaminhados para o HUT. 

A criança chegou a passar por uma cirurgia neurológica para descompressão do crânio e seu estado de saúde era gravíssimo. 

Segundo informações do 6° Batalhão de Polícia Militar, nenhum pertence da vítima foi levado. A hipótese é de que o crime tenha sido premeditado. “Foram logo chegando e atirando. Possivelmente foi uma ação premeditada”, informou o tenente Ramalho, do 6° BPM.

Matéria relacionada:
Homem é assassinado e filho de 1 ano é baleado na zona Sul de Teresina

Comente

Pequisar