Secretaria de Saúde vai inaugurar primeiro ambulatório para pessoas trans no Piauí

A ação pioneira é uma parceria entre a Fundação Hospitalar e a Secretaria de Estado da Saúde

Por Fernanda Gil Lustosa,

O Piauí passará a oferecer suporte especializado para quem deseja se submeter ao procedimento cirúrgico de transição de gênero. O espaço funcionará no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) e contará com uma equipe multiprofissional, composta por médicos endocrinologistas e psiquiatra; assistente social, enfermeiro e psicólogo.

Primeiro ambulatório para pessoas trans no Piauí será inaugurado em janeiro (Foto:Google Maps)

A ação pioneira é uma parceria entre a Fundação Hospitalar (Fepiserh) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O local tem como objetivo atender a demanda desse segmento da sociedade, seguindo as normas da portaria 2.803/13 do Ministério da Saúde. A ação é uma resposta da secretaria ao pedido da população LGBT por maior acessibilidade na rede de saúde.  Para o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, isso representa um avanço na saúde pública do estado. 

“Vamos ser os primeiros a acolher pessoas que merecem uma atenção especializada”, declara o gestor.

Para Gilvano Quadros, coordenador de Equidade da Sesapi, a decisão do secretário é uma resposta positiva a uma reivindicação histórica e de grande importância para o atendimento de um público que sofre discriminação na busca pelo serviço de saúde. 

“O projeto já estava bem encaminhado, mas diante da crise de financiamento da saúde, o próprio Ministério da Saúde não tem sinalizado para esse financiamento. Agora, com essa autorização, o serviço funcionará o mais breve possível”, afirma.

A data de inauguração está prevista para o dia 29 deste mês. Trata-se do primeiro ambulatório de atenção especializada para o atendimento humanizado a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTT).


*Com informações da Sesapi

Comente

Pequisar