Pesquisadores chineses descobrem como novo coronavírus infecta humanos

Apesar da descoberta, o mecanismo de origem e de transmissão do novo coronavírus permanece incerto.

Por Poder 360,

Pesquisadores chineses identificaram uma proteína essencial para que o novo coronavírus infecte humanos, segundo o Xinhua Net. A informação ajudará a avaliar a ameaça da doença para a saúde pública.

Pesquisadores chineses descobrem como novo coronavírus infecta humanos (Foto:CDC-Center for Desease Control and Prevention)

No estudo, publicado na última 3ª feira (21.jan.2020) pela Science China, pesquisadores do Instituto Pasteur de Xangai da Academia Chinesa de Ciências e de outros institutos de pesquisa chineses compararam sequências de genomas até chegarem ao 2019-nCov (coronavírus), que pertence ao grupo Betacoronavírus, que infecta animais selvagens, rebanhos e humanos, resultando em surtos.

Apesar da descoberta da sequência completa do genoma, o mecanismo de origem e de transmissão do novo coronavírus permanece incerto. A suspeita é de que o reservatório natural desse vírus sejam os morcegos.

Os pesquisadores também avaliaram a capacidade da proteína S de interagir com os receptores de células humanas. Ela é considerada essencial para que o vírus se ligue ao receptor da célula hospedeira.

As autoridades de saúde chinesas anunciaram nesta 5ª feira (23.jan.2020) que os 571 casos confirmados de pneumonia causada pelo novo coronavírus foram relatados em 25 regiões no nível provincial do país. Os casos resultaram em 17 mortes, todas na província de Hubei, no centro da China.

No exterior, 1 caso foi confirmado nas regiões de Hong Kong, Macau, Taiwan e nos Estados Unidos, Japão e República da Coréia, respectivamente, e 1 na Tailândia.

Comente