Ministra Damares visita o hospital de Floriano para conhecer tratamento com cloroquina

Tratamento ganhou repercussão nacional por ter esvaziado leitos de UTI

Por Renayra de Sá,

(Atualizada às 9h25)

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, visita o Hospital Tibério Nunes, em Floriano, nesta quinta-feira (14), para conhecer o tratamento com cloroquina utilizado em pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19). 

Ministra Damares quando chegou ao Piauí (Foto: divulgação/Twitter)

A ministra chegou por volta das 7h30 ao Piauí e foi recepcionada pela advogada Rubenita Lessa. Ela veio acompanhada de uma equipe de profissionais do Ministério da Saúde. 

“Esse momento é importante não só para o Piauí, como também para o Brasil. Eu vou chamar de Protocolo Covida porque nós queremos que as vidas sejam salvas”, disse Rubenita. 

A equipe do Governo Federal deve visitar o hospital ainda nesta manhã. 

O tratamento 

O protocolo de tratamento a paciente com Covid-19 adotado pelo Hospital Tibério Nunes, na cidade de Floriano tem chamado atenção da comunidade médica em todo o país, pelos números positivos que vem apresentando. A unidade foi uma das primeiras a ofertar na rede de Atenção Básica do município a cloroquina e azitromicina, medicação utilizada no tratamento.

Paciente curada com o tratamento (Foto:Secom Floriano)

"O que nós estamos fazendo é o tratamento na segunda semana. Estamos recebendo pacientes com alterações na anatomia dos pulmões. Nós temos feito uma corticoperapia, que é a aplicação de um antiflamatório potente na veia que regride a lesão e o paciente tem uma melhora quase que imediata, cerca de 24 horas depois”, explica Justino Moreira, diretor do Hospital.

O tratamento tem como base o conhecimento adquirido de médicos espanhóis que estão na linha de frente da doença em Madri, através da troca de experiências entre a médica Marina Bucar, florianense radicada na Espanha que já tratou mais de 600 pacientes na Europa. Esse tratamento dura de 3 a 5 dias.

Matérias relacionadas:

Bolsonaro avalia visitar Floriano depois de repercussão sobre uso da cloroquina em pacientes com covid-19    

Secretaria diz que esvaziou leitos de UTI depois de tratar pacientes com cloroquina em Floriano    

Comente

Pequisar