Piauí registra mais oito óbitos por coronavírus e casos confirmados sobem para 4503

Segundo a secretaria, 438 pacientes já estão recuperados da covid-19 no estado

Por Marcelo Gomes,

(Atualizada às 19h48)

O Piauí registrou mais oito óbitos por coronavírus, segundo boletim epidemiológico divulgado na noite desta quinta-feira (28) pela Secretaria de Estado da Saúde. Agora, são 146 mortes por covid-19 e 4503 casos positivos em 156 municípios do estado. Segundo a Sesapi, entre os pacientes que faleceram estão seis pessoas do sexo masculino e duas do sexo feminino. 

Piauí registra mais oito óbitos por coronavírus e casos confirmados sobem para 4503

Os homens tinham 39 anos, 55 anos, 71 anos, 72 anos, 75 anos, (ambos de Teresina) e um de 84 anos (Luís Correia). Além deles, uma mulher de 40 anos (Teresina) e outra de 74 anos (Luís Correia) também não resistiram às complicações da doença. Todos possuíam comorbidades. O órgão registrou mais 260 novos casos no estado nas últimas 24 horas, sendo 121 homens e 139 mulheres, com idades que variam entre 9 meses a 102 anos.

As mulheres são maioria no percentual de casos confirmados e representam 52% das pessoas com o novo coronavírus no estado. Os homens, embora se contaminem menos, morrem mais e representam 64,4 % dos casos de mortes registradas no estado. Alagoinha do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Largo, Caraúbas, Curralinhos, Isaias Coelho, Santa Filomena, São Miguel do Tapuio e Simões registraram os primeiros casos do novo coronavírus. 

Leitos 

A Sesapi informou ainda que no momento, 161 pessoas necessitam do uso de respiradores no estado. São 158 em leitos de UTI e três em leitos de estabilização. E outras 336 pessoas estão internadas em leitos clínicos nas unidades de saúde da capital e interior. 

Curados

O boletim ainda registrou 16 pacientes recuperados da covid-19, totalizando 438 o número de pessoas que tiveram altas e são consideradas curadas da doença. A Sesapi esclareceu que a maioria dos casos positivos, no entanto, apresenta sintomas leves e o paciente fica em isolamento domiciliar.

A pandemia no Piauí

Teresina lidera com o maior número de casos confirmados, são 2067 pessoas infectadas com a doença, em seguida Parnaíba (412), Picos (180) e Esperantina (140). Clique aqui e confira o painel da covid-19 no estado. 

Mortes por coronavírus no Piauí

  • 27 de maio: as vítimas são: uma idosa de 90 anos, de Água Branca, dois homens de Teresina, de 69 e 71 anos, além de uma mulher, de 54 anos. Todos os pacientes tinham comorbidades relacionadas como problemas pulmonar, cardiovascular ou hipertensão.
  • 26 de maio: foram 10 do sexo masculino e cinco do sexo feminino. Os homens tinham 74 anos (Barras); 65 anos (Buriti dos Montes); 82 anos (Campo Maior) e 47 anos, 55 anos, 62 anos, 63 anos, 67 anos, 69 anos, 69 anos (Teresina). Já as mulheres tinham 76 anos (Demerval Lobão), 74 anos (Esperantina), 74 anos (Parnaíba) 82 anos e 85 anos (Teresina). Com exceção de um paciente de 63 e um de 69 anos, da Capital, os demais tinham comorbidades relacionadas.
  • 25 de maio: os óbitos registrados são de residentes dos seguintes municípios: Campo Maior (homem, 72 anos); Madeiro (mulher, 66 anos); Teresina (cinco mulheres: de 47 anos, 49 anos, 65 anos, 73 anos e 84 anos, além de dois homens: de 16 anos e 76 anos). Todos os pacientes tinham comorbidades relacionadas como doença cardiovascular, obesidade ou hipertensão. Já o adolescente fazia tratamento para câncer de osteossarcoma. 
  • 24 de maio: as vítimas que faleceram em decorrência do novo coronavírus são duas do sexo masculino e uma do sexo feminino. Os homens tinham 59 anos (Lagoa do Piauí) e 58 anos (Teresina). Ambos eram hipertensos. Já a mulher de 89 anos (Floriano), sofria de asma e neoplasia pulmonar.
  • 23 de maio: Todos do sexo masculino, um de 39 anos, de Cristino Castro, não possuía comorbidades. Os demais tinham doenças pré-relacionadas. O paciente de Altos, de 64 anos, era renal crônico; de Batalha, 80 anos, tinha diabetes; Floriano, 56 anos, fazia tratamento para hanseníase; Picos, 56 anos, era diabético e tinha doença cardiovascular; Piripiri, 45 anos, fazia tratamento para tuberculose e os pacientes de Teresina, um de 54 anos, era  obeso e hipertenso e o outro, de 62 anos, sofria de cardiopatia. 
  • 22 de maio: um homem de 57 anos, de Campo Maior, um de 62 anos de Inhuma, um de 72 anos de Belém do Piauí, um de 77 anos de Esperantina e um de 79 anos de Nazária. Ambos tinham doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão e cardiopatia. Já a idosa de 92 anos, de Teresina, sofria do mal de Alzheimer.
  • 21 de maio: as duas novas vítimas são do sexo feminino, sendo uma de 37 anos de Teresina, que tinha obesidade e a outra de 70 anos de Parnaíba, sem comorbidades. 
  • 20 de maio: quatro pessoas do sexo masculino, sendo três deles de Teresina. O mais velho, de 82 anos e o mais jovem, de 46 anos, além de outro homem de 67 anos.  A quarta vítima, também de 67 anos, era de São Julião. Todos possuíam doenças pré-existentes.
  • 19 de maio: as duas vítimas são de Teresina, um idoso de 82 anos, que tinha diabetes e uma mulher de 60 anos, que também tinha comorbidades. Segundo a Sesapi, ela era técnica de enfermagem do HUT e estava afastada do trabalho desde o dia 23 de março porque fazia parte do grupo de risco.
  • 18 de maio: o Piauí registrou mais cinco óbitos por coronavírus. Um idoso de 73 anos, de Matias Olímpio era cardiopata, o de Uruçuí, de 53 anos (diabético), o de Teresina, 67 anos (cardiopata) e o de Pavussu, 75 anos (septicemia). Já a mulher de Água Branca, que tinha 65 anos, era diabética. Das 85 mortes registradas até agora, há 53 homens e 32 mulheres, com idades entre 13 e 97 anos de idade. A vítima mais nova era de Pedro II e a mais velha de Teresina. Ambas do sexo feminino.
  • 17 de maio: morreram quatro mulheres de 58 anos, 62 anos, 63 anos e 85 anos, além de um homem de 55 anos. Todos os pacientes tinham algum tipo de comorbidade como cardiopatia, diabetes e hipertensão. Uma mulher de 78 anos de Água Branca. As cidades de José de Freitas e Barras registraram as primeiras mortes pela doença. Um homem de 72 anos e uma mulher de 77 anos, respectivamente.
  • 16 de maio:  quatro óbitos de Teresina (63 anos, 65 anos, 73 anos e 95 anos) e um de Batalha (41 anos), além de uma mulher de Parnaíba (68 anos). Com exceção dos pacientes de 41 e 63 anos, os demais possuíam doenças relacionadas como cardiopatia, diabetes e hipertensão. 
  • 15 de maio: um idoso de 90 anos de Água Branca, um homem de 62 anos de Teresina, ambos não possuíam comorbidades. O outro de 80 anos, também de Teresina, era diabético e hipertenso. Entre as mulheres, a de Teresina, de 84 anos, não tinha doenças relacionadas, já a de São Gonçalo do Piauí, de 80 anos, segundo a Sesapi possuía histórico de hipertensão, fato negado pela família da vítima. 
  • 13 de maio: os idosos, de 66 anos natural do município de Socorro do Piauí, de 57 anos natural de Manoel Emídio e de 76 anos do município de Júlio Borges, sendo este o segundo óbito registrado na cidade, possuiam comorbidades como cardiopatia, diabetes e hipertensão, respectivamente. Todos estavam internados no Hospital Tibério Nunes, em Floriano. 
  • 12 de maio: oito mortes. Cinco homens com idades de 23 anos (Teresina), 30 anos (Piripiri), 36 anos (Elesbão Veloso), 41 anos (Teresina) e 78 anos (Uruçuí). Apenas o jovem de 23 anos (imunosuprimido) e o idoso (cardíaco) apresentavam comorbidades. As três mulheres, uma em Parnaíba, de 36 anos, em Água Branca de 89 anos e Teresina, de 97 anos apresentavam doenças relacionadas. A mais nova era diabética e as duas mais idosas tinham problemas cardíacos e diabetes. 
  • 11 de maio: uma mulher de Teresina, de 48 anos, não tinha comorbidades e a outra de Rio Grande do Piauí, de 77 anos, era cardiopata. Já o homem de 51 anos, natural de Picos, também não tinha doenças relacionadas e o de Água Branca, de 87 anos, sofria de problemas cardíacos. 
  • 10 de maio: um homem, de  48 anos, natural de Monsenhor Hipólito, sem comorbidades e uma mulher de 64 anos, de Picos, que sofria de diabetes, faleceram no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. O terceiro óbito foi registrado em Valença, um paciente de 82 anos que estava internado no Hospital Natan Portela, em Teresina e tinha histórico de cardiopata. 
  • 09 de maio: duas mulheres, uma de 81 anos, de Ilha Grande (que faleceu no HEDA) e a outra, de 76 anos, natural de Palmeirais, mas que morava em Teresina, faleceu em hospital particular da capital. Ambas tinham hipertensão. Dois homens, ambos de Teresina, um de 90 anos, tinha histórico de diabetes e o outro, de 36 anos, era imunosuprimido.    
  • 08 de maio: uma idosa de 89 anos faleceu em um hospital particular de Teresina. A vítima tinha hipertensão e diabetes.
  • 07 de maio: um idoso de 74 anos, com problema pulmonar, faleceu no Hospital Getúlio Vargas em Teresina. A outra vítima foi uma mulher de 52 anos, natural do município de Baixa Grande do Ribeiro. Ela faleceu no Hospital Tibério Nunes, em Floriano.
  • 06 de maio: uma idosa de 74 anos, de Teresina. Ela tinha comorbidades para câncer de mama e estava internada no Hospital São Marcos; Uma idosa de 87 anos, também de Teresina, faleceu no Hospital Santa Maria; um idoso de 72 anos, de Teresina, sofria de pneumopatia e faleceu em casa; um outro homem de 67 anos, natural de Cocal e com histórico de diabetes e hipertensão; um idoso de 92 anos com diabetes. Ele era natural da cidade de Santa Luz e faleceu em um hospital de Bom Jesus.
  • 05 de maio: um idoso de 73 anos, natural de Colônia do Gurguéia. A vítima aleceu no Hospital Tibério Nunes, em Floriano e tinha histórico de hipertensão.
  • 04 de maio: um idoso de 69 anos, natural de Luzilândia, com histórico de diabetes. A vitíma faleceu no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina.
  • 02 de maio: Um idoso de 69 anos, cardiopata e natural de Júlio Borges, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. O segundo óbito é de Teresina. Ele tinha 46 anos e sofria de hipertensão.
  • 01 de maio: Um homem de 59 anos faleceu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e tinha histórico de cardiopatia e pneumopatia. A segunda vítima foi uma idosa de 91 anos que faleceu em um hospital particular da capital. Não foi informada comorbidade.
  • 28 de abril: Uma idosa, de 73 anos, de Teresina. A vítima tinha histórico de neuropatia. O outro óbito confirmado foi de um idoso, de 77 anos que sofria de cardiopatia crônica, também da capital.
  • 27 de abril: uma idosa de 83 anos, natural do município de Canto do Buriti, faleceu no hospital Tibério Nunes em Floriano e tinha hipertensão e artrose.
  • 26 de abril: uma idosa de 70 anos, da localidade Estreito em Buriti dos Lopes, com histórico de diabetes e hipertensão. Um homem de 79 anos, de São Francisco do Piauí, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Ele tinha problemas cardíacos. Um senhor, de 95 anos, hipertenso, residente na zona norte de Teresina e que estava internado no Hospital Universitário.
  • 25 de abril: Jovem de 21 anos, do município de Itaueiras e fazia tratamento para tuberculose.
  • 24 de abril: uma idosa de 99 anos, de Teresina. A vítima tinha histórico de hipertensão.
  • 23 de abril: um idoso de 64 anos, natural de Parnaíba. A vítima faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e fazia tratamento para o câncer.
  • 21 de abril: um idoso de 79 anos faleceu no Hospital Chagas Rodrigues. A vítima era natural de Piracuruca e tinha histórico de doenças cardíacas
  • 20 de abril: um idoso de 85 anos faleceu em um hospital particular de Teresina e tinha histórico de diabetes e doença cardiovascular.
  • 19 de abril: três óbitos foram registrados. Uma adolescente, de 13 anos, natural de Pedro II, faleceu no Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina. Ela tinha sequela de paralisia cerebral e desnutrição. O outro foi um idoso de 98 anos, natural de Teresina. A vítima estava internada em um hospital particular e não tinha doenças crônicas. O outro óbito registrado é de um homem de 61 anos, que estava internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, com histórico de hipertensão.
  • 18 de abril: uma idosa de 79 anos, natural de Picos. Ela faleceu no Hospital Regional Justino Luz e tinha histórico de hipertensão.
  • 17 de abril: um idoso de 72 anos, natural de Bom Princípio. A vítima faleceu no Hospital Dirceu Arcoverde, no município de Parnaíba e tinha histórico de hipertensão.
  • 13 de abril: um idoso de 63 anos, natural de Piracuruca. A vítima estava internada no Hospital Getúlio Vargas em Teresina.
  • 09 de abril: uma jovem de 22 anos de Teresina.
  • 08 de abril: um homem de 56 anos de Teresina.
  • 07 de abril: o empresário Nogueira Neto, de 62 anos, presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Piauí (Creci-PI).
  • 30 de março: o diretor da empresa Delta Laticínios, Oderman Bittencourt, de 45 anos. O paciente apresentava histórico de viagem ao Ceará e tinha comorbidades como obesidade e hipertensão.
  • 27 de março: o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT). Ele tinha 57 anos.
  • 26 de março: um casal de idosos de Teresina de 88 anos e de 73 anos, que estavam internados em um hospital privado da capital. Os dois tinham hipertensão arterial e diabetes mellitus, um deles também tinha pneumopatia crônica.

Wellington Dias decreta ‘lockdown parcial’

Com o objetivo de diminuir a transmissibilidade do coronavírus, o governador Wellington Dias (PT) decretou pela terceira semana seguida um ‘lockdown parcial’ no Piauí. As medidas mais rígidas serão válidas para os dias 30 e 31 de maio em todo o estado. Em Teresina, a medida estadual, se soma à antecipação do feriado de Corpus Christi, comemorado em 11 de junho, para o dia 29 de maio (sexta), por iniciativa da Prefeitura de Teresina.

Pela terceira vez, Wellington Dias decreta ‘lockdown parcial’ no Piauí (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Entre as medidas, o fechamento de alguns serviços essenciais no domingo (31), como supermercados e padarias. De acordo com o governador, a meta é alcançar novamente um índice de isolamento social na casa dos 55%, o que reduz a propagação do novo coronavírus e, por consequência, evita o colapso do sistema de saúde do Piauí.

Profissionais de enfermagem com coronavírus

Diariamente em contato com pacientes com suspeita ou diagnosticados com a covid-19, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem estão mais sujeitos a contrair a doença. De acordo os dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio do Observatório da Enfermagem, atualmente 93 profissionais de Enfermagem estão contaminados com o vírus no Piauí e outros 57 casos são considerados suspeitos.

Matérias relacionadas:

Piauí já tem mais de 90 profissionais de enfermagem com coronavírus, diz Cofen

Pela terceira vez, Wellington Dias decreta ‘lockdown parcial’ no Piauí; veja o que funciona!    

Coronavírus: Wellington Dias afirma que isolamento social evitou 700 mortes no Piauí    

Piauí registra mais quatro óbitos por coronavírus e casos confirmados chegam a 4243    

Comente

Pequisar