Wellington Dias anuncia que vacinação contra covid-19 deve iniciar em janeiro

O anúncio foi feito durante encontro de governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

Por Karine Rocha com informações do Governo do Estado,

O governador Wellington Dias anunciou que quer iniciar a imunização contra o novo coronavírus em meados de janeiro. A declaração foi dada em reunião do Fórum de Governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nessa terça-feira (20), em Brasília.

Wellington anuncia que imunização contra covid-19 deve iniciar em janeiro (Foto: Divulgação)

Haverá uma integração entre os governos federal, estaduais e municipais para um Plano Nacional de Imunização. De acordo com o ministro Pazuello, foi assinado um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da vacina Coronavac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac. 

Além de mais de 150 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, desenvolvida com a Universidade de Oxford, do Reino Unido, pela Fundação Oswaldo Cruz, ao longo do próximo ano.

A compra será realizada depois da comprovação de eficácia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que está previsto para o início de 2021. 

"Com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e meus colegas governadores, chegamos a um entendimento para uma estratégia integrada de vacinação. Ficou definido que o Ministério, através do SUS, vai realizar a compra das vacinas com eficácia comprovada, dando prioridade à primeira que for aprovada pela Anvisa. Queremos iniciar a imunização contra o novo coronavírus em meados de janeiro e eu considero esse encontro um momento histórico para o nosso país", anunciou Wellington.

Matéria relacionada:

Governador Wellington Dias anuncia aquisição de vacinas contra a covid-19 para o Piauí

Comente

Pequisar