Advogada denuncia suspensão de atendimento de casos de covid-19 e Iaspi esclarece

Em nota, instituto diz que há um impasse sobre reajuste com hospitais

Por Fernanda Gil Lustosa,

A Advogada Sarah Ohana Costa denunciou através de um vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (25) que o plano de saúde do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPIestaria suspenso para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19 há quatro dias nos hospitais particulares de Teresina.

Na publicação ela afirma que passou por várias unidades de saúde particulares da capital, onde recebeu a informação de que o atendimento a casos de covid-19 não poderia ser realizado.

Advogada denuncia suspensão de atendimento de casos covid pelo Iaspi (Foto:Divulgação)

"Estou saindo do Prontomed, já passei pelo São Marcos, Hospital da Unimed e outros hospitais aqui em Teresina e todos são enfáticos em dizer que o atendimento de urgência e emergência de covid-19 está suspenso há 4 dias para os pacientes usuários do plano. Eu estou com uma pessoa da minha família que fez recentemente uma tomografia de pulmão, porque já teve covid e provavelmente está reinfectada. Ele está com porcetagem de 25% de comprometimento do pulmão e pneumonia viral. Na observação do exame é que ele se encontra com suspeita de covid, ou seja, uma nova cepa. Já iniciou os protocolos porque temos médico na família, mas em razão dos problemas respiratórios ele precisa de uma avaliação mais aprofundada, inclusive de acompanhamento hospitalar”, diz a advogada.

No vídeo, a advogada ainda cobra uma explicação do Governo do Estado em razão da suspensão dos serviços. “Então o plano de saúde do Governo do Estado do Piauí, em meio a uma pandemia, está há 4 dias suspenso para atendimento covid, ou seja, quem necessitar desse atendimento vai ter que se direcionar as unidades de saúde pública. Nós pagamos por esse plano, mas não temos acesso a ele. As pessoas estão morrendo em razão da negligência do governo, inclusive eu posso estar reinfectada, pois estou com falta de ar, mas eu queria uma explicação: por que os servidores pagam e não podem utilizar o plano de saúde?”, indaga Sarah Ohana. Clique aqui e assista ao vídeo. 

Através de nota enviada ao Portal AZ, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI) informou que por conta da situação pandêmica vivenciada e a crescente taxa de ocupação dos leitos UTIs no Piauí foi solicitada um reajuste pelos hospitais (de 135%) que prestam atendimento à pacientes com Covid-19, mas que até o momento não houve um acordo entre o Instituto e os Hospitais.

“Em razão da situação pandêmica vivenciada e a crescente taxa de ocupação dos leitos nas unidades de terapia intensiva no Estado do Piauí, o IASPI/PLAMTA promoveu reunião com sua rede credenciada na busca de acordo quanto ao percentual de reajuste solicitado pelos hospitais (de 135%) que prestam atendimento à pacientes com Covid-19, a fim de garantir o atendimento para estes casos. Contudo, lamentavelmente, diante da postura irredutível e, principalmente, insensível dos hospitais que prestam tal atendimento, não foi possível ainda um acordo”, diz nota. 

Ainda segundo o IASPI, direção está trabalhando para uma solução imediata e que eles não foram informados pela rede credenciada ao Plamta sobre a suspensão dos atendimentos aos seus usuários.

“A direção do IASPI está trabalhando para uma solução imediata, reapresentando uma nova contra proposta de reajuste nas diárias para tratamento de covid, com intuito de compor um acordo e acredita que a tal suspensão não ocorreu de fato, até porque há uma implicação legal com relação a isso, além do Instituto não ter sido notificado com a antecedência de 30 dias.  A direção reitera e vem a público esclarecer que este Instituto não foi informado pela rede credenciada ao PLAMTA sobre a suspensão dos atendimentos aos seus usuários, e reforça que em hipótese alguma os atendimentos de urgência podem ser suspensos”, conclui a nota.

Veja a nota na íntegra:

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI), autarquia estadual responsável pela gestão do Plano Médico de Assistência e Tratamento (PLAMTA), esclarece aos usuários do sistema acerca dos últimos acontecimentos que envolvem o Instituto e os hospitais que compõem a rede credenciada ao PLAMTA, sobre uma possível suspensão do atendimento aos segurados do plano em casos de Covid-19:

Em razão da situação pandêmica vivenciada e a crescente taxa de ocupação dos leitos nas unidades de terapia intensiva no Estado do Piauí, o IASPI/PLAMTA promoveu reunião com sua rede credenciada na busca de acordo quanto ao percentual de reajuste solicitado pelos hospitais ( de 135%) que prestam atendimento à pacientes com Covid-19, a fim de garantir o atendimento para estes casos. Contudo, lamentavelmente, diante da postura irredutível e, principalmente, insensível dos hospitais que prestam tal atendimento, não foi possível ainda um acordo. 

A direção do IASPI está trabalhando para uma solução imediata, reapresentando uma nova contra proposta de reajuste nas diárias para tratamento de covid, com intuito de compor um acordo e acredita que a tal suspensão não ocorreu de fato, até porque há uma implicação legal com relação a isso, além do Instituto não ter sido notificado com a antecedência de 30 dias. 

A direção reitera e vem a público esclarecer que este Instituto não foi informado pela rede credenciada ao PLAMTA sobre a suspensão dos atendimentos aos seus usuários, e reforça que em hipótese alguma os atendimentos de urgência podem ser suspensos.

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