Wellington Dias define novas medidas restritivas para conter avanço da Covid-19 no Piauí

O toque de recolher será das 21h às 5h a partir de segunda-feira (15)

Por Marcelo Gomes,

(Atualizada às 21h46)

O governador Wellington Dias (PT) anunciou na noite deste sábado (13), em vídeo divulgado nas redes sociais, novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 no Piauí. O chefe do executivo estadual afirmou que é mais uma tentativa de reduzir a transmissibilidade em um momento que várias regiões de saúde estão com alta ocupação. O novo decreto será elaborado neste domingo (14). 

Wellington Dias define novas medidas restritivas para conter avanço da Covid-19 no Piauí (Foto: divulgação)

A partir desta segunda-feira (15), o toque de recolher será das 21h às 5h do dia seguinte. Na quinta, sexta, sábado e domingo, apenas atividades essenciais serão autorizadas a funcionar no estado (com os setores mais restritos). Neste período ficarão suspensas as atividades presenciais em escolas, igrejas e academias de musculação. 

“Estou editando agora um decreto e nesses próximos sete dias teremos medidas mais duras. De segunda a quarta, o toque de recolher será a partir das 21h. Os outros serviços que tinham horários anteriores encurtarão em uma hora. A partir de 21h de quarta até às 5h de segunda-feira nós teremos restrições, funcionando apenas atividades que foram classificadas como essenciais. O objetivo é conter o coronavírus e a gente salvar vidas. Chegamos a um ponto onde as redes de saúde pública e privada já não aguentam mais", disse o governador. 

Segundo Wellington Dias, essas novas medidas serão válidas até o dia 21 de março. Durante toda a semana, o Piauí registrou recordes de casos e mortes pela Covid-19. Na quinta-feira (11), 32 pessoas faleceram em decorrência da doença – maior número de óbitos contabilizados em 2021 no estado. 

O Governo do Piauí informou ao Portal AZ que as medidas estão alinhadas com outros estados brasileiros. Dados compartilhados na reunião de governadores, ocorrida neste sábado (13), indicam que os decretos restritivos em vigor nas últimas semanas, reduziram a movimentação de pessoas no Brasil, na ordem de 32 por cento durante os dias úteis e 50 por cento no final de semana. 

Na reunião do Coe Ampliado, foram apresentados dados que caracterizam colapso na rede de saúde. Mais de 90 por cento dos leitos de UTI disponíveis no Piauí, estão ocupados. De acordo com o superintendente de gestão de média e alta complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, há 50 pacientes em fila de espera aguardando leito de estabilização ou UTI, e 30 pacientes aguardando leito clínico. Na rede privada, segundo Tavares, também há uma fila de espera com 30 pacientes covid. 

Matéria relacionada:

Piauí registra 17 novas mortes por Covid-19 em 24 horas; menor número em uma semana

Comente

Pequisar