Sesapi distribuirá vacinas aos municípios nesta sexta para imunização da população de 18 a 59 anos

Cada cidade ficará responsável pela elaboração do seu calendário

Por Marcelo Gomes com informações da Sesapi,

A Secretaria de Estado da Saúde informou ao Portal AZ que começará a distribuir, nesta sexta-feira (11), as vacinas para os municípios iniciarem a imunização da população de 18 a 59 anos, não contemplada nos demais grupos. A inclusão desse público foi aprovada na quarta (09) em reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). 

Sesapi distribuirá vacinas aos municípios nesta sexta para imunização da população de 18 a 59 anos (Foto: PMT)

Segundo a Sesapi, serão entregues, para a vacinação da população em geral, 50% das doses de AstraZeneca e Pfizer que chegaram nesta semana, como acordado em reunião do colegiado. Neste 23º lote o Ministério da Saúde mandou para o Piauí 54.500 mil doses de AstraZeneca e 35.100 dos imunizantes da Pfizer.

Em nota, a secretaria destacou que a vacinação do público em geral será de forma decrescente começando com 59 anos. Cada município ficará responsável pela elaboração do seu calendário, com as datas estabelecidas para cada idade e pela comunicação à população. 

Cada município ficará responsável pela elaboração do seu calendário, explica secretário de Saúde (Foto: divulgação)

“Ficará a cargo de cada cidade definir a data de vacinação de cada idade, de acordo com a disponibilidade de vacinas pelo Ministério da Saúde. O objetivo do governador Wellington Dias é vacinar toda população adulta do estado até o mês de outubro”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

O quantitativo populacional de 18 a 59 anos foi estabelecido descartando as demais pessoas dessas faixas etárias, que foram contemplados nos grupos prioritários. Serão repassadas aos municípios, nesta primeira etapa do público em geral, 27.250 doses de AstraZeneca e 17.550 Pfizer. 

“Lembramos que a vacinação será de forma decrescente começando por 59 anos e ficando a cargo dos municípios, à medida que a vacinação for avançando, iniciar as demais idades, até chegar aos 18 anos”, descreveu Florentino Neto. 

Sobre as doses 

Os imunizantes também contemplarão 30% do grupo de comorbidades e deficiência permanente e 20 % das categorias elegíveis pelos Conselhos Municipais de Saúde, como essenciais. 

“Serão entregues 10.900 doses da vacina AstraZeneca e 7.020 de Pfizer para 20% dos serviços essenciais estabelecidos pelos conselhos. Já as 16.350 doses de AstraZeneca e 10.530 imunizantes da Pfizer serão destinados a 30% do grupo de pessoas com comorbidades e deficiência permanente”, detalhou a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé. 

Teresina inclui novos grupos para vacinação

A Prefeitura de Teresina e o Conselho Municipal de Saúde definiram os novos grupos prioritários que serão vacinados no próximo lote de doses de imunizante contra a covid-19, que deve chegar nesta quinta-feira (10).

Nesta etapa serão imunizados os garis, imprensa (equipes de reportagem), oficiais de justiça, conselheiros de saúde, comunidades terapêuticas, panificadoras e supermercados, correios, serviço social, mercados públicos, taxistas e mototaxistas, bancários, músicos, garçons e cozinheiros.

Matérias relacionadas:

Prefeitura de Teresina define novos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19; confira

Sesapi afirma que 50% das vacinas que chegarem ao Piauí serão destinadas ao público de 18 a 59 anos

Comente

Pequisar