Bolsonaro afirma que 5G chegará a todas as capitais até o fim do ano

Até o momento, Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP) já receberam a tecnologia

Por Metrópoles,

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (11/8) que todas as capitais do país terão o sinal de internet 5G ainda este ano.

Bolsonaro afirma que 5G chegará a todas as capitais até o fim do ano (Foto:Gustavo Moreno/Metrópoles)

Até o momento, Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP) já receberam a tecnologia. As próximas capitais previstas são Curitiba (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

“Até o final do ano todas as capitais já terão 5G e vai ser notada uma grande melhora. E quem serão os setores beneficiados? Indústria, logística, transporte, saúde, educação e agronegócio”, ressaltou o presidente, em sua live nas redes sociais.

Em julho, o governo informou que as capitais terão até 29 de agosto para testarem o sinal 5G. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 30 dias após a fase de testes, em 29 de setembro, a rede móvel deverá estar pronta para ser comercializada. Nessa etapa, a Anatel vai fiscalizar as iniciativas para liberar à comercialização.

Brasília foi a primeira capital a receber o chamado “5G puro”, que promete oferecer ao usuário maior velocidade de conexão à internet, menos latência e menor gasto de bateria dos aparelhos conectados.

Ao todo, 61 modelos de smartphones das marcas Apple, Samsung, Asus, Motorola, Nokia, TCL, Xiaomi e Positivo são compatíveis com a tecnologia.

Potencial máximo

Além da melhora para os internautas, a quinta geração de telefonia móvel garante massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT) em setores como segurança pública, telemedicina, educação a distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola.

Em termos de velocidade, o 4G, em teoria, é capaz de atingir 1 Gbps (um gigabit por segundo). No entanto, esse valor raramente é alcançado no dia a dia, e gira em torno de 10% do potencial máximo. A rede 5G pode fornecer velocidade 20 vezes maior, com a promessa de uma velocidade de 20 Gbps. A expectativa é que a rede forneça, de fato, velocidade acima de 1 Gbps.
 

Comente

Pequisar