As imagens do abandono

As imagens do abandono

O poder público é um latifúndio de desídia e descuido com seu patrimônio imobiliário. Não há registros confiáveis e documentos que permitam, por exemplo, assegurar posse de bens imóveis, o que obviamente lança em um limbo uma série de ativos imobiliários. Para, além disso, a desocupação sem planejamento de imóveis faz deles espaços de abandono, com notáveis reflexos em sua conservação, bem assim danos não cessantes ao Erário. O leitor, se quiser, poderá rapidamente fazer um exercício mental para uma contagem de imóveis públicos deixados ao léu e tornados espaços ruinosos, ralos a céu aberto do dinheiro público. No quarteirão entre as ruas 7 de Setembro, Álvaro Mendes, Coelho Rodrigues e 24 de Janeiro, no Centro de Teresina, há dois casos muito próprios do permanente descaso com imóveis públicos: a antiga sede do Tribunal de Contas do Estado, abandonada há anos e alvo de uma disputa entre governo estadual e prefeitura de Teresina, e a recém-desocupada sede do Tribunal Regional do Trabalho, que já exibe as marcas do abandono. Podem ser listados dezenas de imóveis em Teresina e pelo Piauí adentro. Todos largados à sua própria sorte e sem uso, ainda que o poder público torre vultosas quantias do dinheiro público em alugueis que, pela existência de prédios próprios, não podem ser justificados.

O prédio onde funcionou o TCE no Centro de Teresina: descaso e abandono

Os estragos do PUM

Já se descobriu que Bolsonaro está naquela fase do personagem da novela “Tonho da Lua”. E assim como ele sugere, porque entende, que se o cidadão fizer cocô dia sim, dia não, vai melhorar o meio ambiente, fica-se a imaginar o que o presidente da República Federativa do Brasil pensa dos estragos que o peido faz na atmosfera. 

Declaração do presidente sobre pum repercute nas redes sociais (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Parem de peidar

Na próxima coletiva Bolsonaro certamente pedirá cautela ao povo quanto à flatulência. 
Porque seguramente já deve até ter noção de quantos puns o brasileiro solta por dia. 
E não demora pedirá para que cada um economize no caso. 
Escatológico, não!?

Luzeiros 1

O Grupo Luzeiros de hotelaria ao que parece deverá construir um hotel em Teresina ou pelo menos adquiriu um imóvel em excelente localização a indicar eventual futuro investimento.

Luzeiros 2

O terreno fica na avenida Marechal Castelo Branco na esquina com Olavo Bilac, bairro Ilhotas, zona Sul, em um dos locais de metro quadrado mais caro em Teresina e a somente duas quadras do Blue Tree, hotel que antes atendia pelo nome de Rio Poty.

Aliás

Se de fato investir em um hotel em Teresina, o Grupo Luzeiros liderado pelo presidente da empresa, José Hugo Machado, retoma uma possibilidade abandonada anos atrás, quando em razão de um sem número de obstáculos socioambientais, desistiu de construir um hotel em Parnaíba.

Selo ambiental A

Oeiras, Ribeiro Gonçalves, Teresina, Pimenteiras, Landri Sales e Parnaíba são as únicas cidades com nota A para a certificação de selo ambiental, uma das exigências para que se habilitem ao ICMS ecológico.

Selo ambiental B

Na lista de cidades com classificação B para o selo ambiental foram listadas pela Secretaria de Meio Ambiente Água Branca, Altos, Caridade do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro, Simões, Simplício Mendes, Nazária, Lagoa do Piauí, Joaquim Pires, Pio IX.

Advogado Carlos Yury de Morais (Foto: Divulgação)

30 anos do STJ

O advogado tributarista piauiense Carlos Yury de Morais, mestre e doutorando em Direito, irá participar da mesa de abertura do Seminário de Direito Tributário em Comemoração aos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento acontecerá no dia 12 de agosto na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão Especial de Direito Tributário.

ICMS ecológico

Os municípios que se habilitam ao ICMS ecológico podem receber 5% da arrecadação desse imposto para aplicação em políticas públicas de preservação ambiental, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.

Processo

Fechada desde março de 2017, a fábrica Itapissuma, em Fronteiras, sudeste do Piauí, enfrenta problemas com o Fisco estadual. No dia 10 de setembro está marcada a sessão de julgamento contra a empresa por dois autos de infração no Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais do Estado do Piauí – TARF.

Bem enrolada

A falida Farmácia Big Ben está bem enrolada no Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais do Estado do Piauí da Sefaz Piauí. A sessão de julgamento de matérias fiscais de interessa da empresa paraense tem nada menos de 27 recursos voluntários, 47 autos de infração e 20 processos de ofício, ou seja, oriundos da própria Sefaz.

Sala de aula

O Colégio Lerote, um dos mais tradicionais de Teresina, deverá recorrer a empréstimo no Banco do Nordeste para ampliar suas instalações. Como garantia real vai oferecer o imóvel próprio no qual funciona.

Lição

Nestes tempos atuais em que as pessoas agem como se tudo fosse 8 ou 80, uma frase de Franklin Delano Roosevelt: "Um radical é um homem com os pés firmemente plantados no ar".

Pedra na Lua

Um conhecedor de parte da alma do prefeito Firmino Filho faz graça com ataques que o prefeito sofre, sobretudo em grupos de conversas por aplicativo de mensagem. “Estão atirando pedra na Lua, porque o Firmino nem pode ser candidato em 2020”, vaticina.

Candidato de quem?

A eleição municipal é somente daqui a 13 meses, mas surgem candidatos de si mesmo a todo o momento.
Daqui até julho do próximo ano, quando as convenções partidárias devem desenhar as chapas para as eleições municipais, haverá um sem número de candidatos que poderemos chamar de “sonha, Alice!”.

(Foto: reprodução Fique por dentro  / Ascom)

Uma cidade

As maternidades da rede pública municipal registraram 3.986 partos no primeiro semestre de 2019. As contas são da própria prefeitura e indicam que nasceram mais crianças na cidade em seis meses que as populações de uma dezena de cidades do interior do Piauí.

Maternidade foi interditada novamente (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Decisão 

Wellington Dias já retorna esta semana que entra ao batente e deve conhecer mais um relatório do CRM que interdita, novamente, a maternidade Evangelina Rosa. 
Para não ser acusado de convivência com aquele descalabro administrativo, o governador deveria mandar pra rua toda a diretoria, à frente o Chico Mala Velha. 
A maternidade vai deveria ser ambiente politiqueiro. 

Ping-Pong 
Dívida e insônia

A historia envolve dois descendentes de árabes no Piauí, chamados aqui de Carcamano 1 e Carcamano 2. O primeiro passa noite acordado por não saber como pagar R$ 20 mil que deve ao segundo. A mulher dele, preocupada, aproveita e faz uma ligação para o Carcamano 2. Depois da conversa, volta para a cama.

Carcamano 1: “Para onde você foi?”
A mulher: “Fui falar com o seu credor...”
Carcamano 1: “E o que você disse pra ele?”
A mulher: “Disse que você estava devendo, mas que não iria pagar”
Carcamano 1: “E ele?”
A mulher: “Agora ele é que ficou sem dormir”.

Originalmente publicado em 12 de abril de 2010.

Expressas 

Hoje, dia dos pais, é também a data de aniversário da cidade de Pedro II, que completa 165 anos de emancipação política.

A semana é de aniversário de outra cidade, Parnaíba, que celebra na quarta-feira, 14, seus 175 anos de fundação.

E fechando a semana, para ter feriadão em Teresina, a capital do Estado celebra 167 anos, mas a prefeitura promete eventos até 31 de agosto.

Comente

Pequisar