Temperatura alta. Algo em ponto de fervura?

Por Josenildo Melo

​Alguns comentam que já tem alguém em banho Maria e pronto pra na temperatura ideal ser jogado às traças. Faz parte da fervura. Depois da matéria do The Wall Street Journal tudo pode acontecer. Irão entregar um e salvar a instituição? No congresso farão o impeachmentdo antiquado ou vão preferir sangrá-lo até o fim? Certo mesmo é que o congresso está retomando seu protagonismo e não está vindo pra brincadeira e já começou a mostrar novamente as suas garras de fora. E quem ganha com isso? A sociedade brasileira. E nada de guerra Irã e Israel irão interromper a escalada desta nova tensão congresso e governo federal. E o clima de Londres? Pensativo. Não é pra qualquer um. É propício pra reflexões e favorece aos escritores!

​Na Europa não se fala em outra coisa: A falta de liberdade de expressão no Brasil. E Elon Musk nos Estados Unidos da América não para e nem retroage. E agora a câmara dos deputados dos Estados Unidos da América adentrou ao caso e as relações com o atual governante do Brasil vão piorar. Liberdade de Expressão. Liberdade de Opinião. Liberdade de Imprensa. São os eixos que movem o país das liberdades. E no Brasil também os grandes jornais da velha mídia entraram de cabeça através de editoriais criticando um ministro e defendendo a estabilidade de uma instituição centenária. Disso tudo deve sair uma cabeça lúcida que se sobresairá sobre todos os outros. Pois enquanto isso os preços da cesta básica não estão pra brincadeira e já reflete em candidaturas. Quem se atreve em votar em candidato que pede cabeça de jornalista?

​Sabe o que lá fora se diz do Brasil? Ganhou um presidente retrógrado e atrasado. É o tipo que estacionou no século XVIII e de lá nunca mais saiu. Suas políticas não movem o mínimo de interesse estrangeiro. Portos e Aeroportos não se modernizaram. Existem inúmeras estatais que não servem pra nada. E a burocracia é algo que beira o século XV. A Europa é toda entrecortada de trens. Você chega a um país da União Européia e é capaz de visitar todos os outros países de forma sensata e segura. O norte americano que pensava em investir no Brasil depois das verdades de Elon Musk está muito pensativo e espera novos ares. O Poder Judiciário Americano é muito sério e não ver com bons olhos a “censura sendo praticada no Brasil”. Estão simplesmente perplexos. Bélgica, Holanda, Suíça, Suécia, Finlândia, Alemanha e Grã Bretanha já tomaram conhecimento de tudo que está acontecendo no Brasil. Todos atônitos e perplexos ao saberem que presidente nomeia amigos e até ex advogado pro supremo!

​ Temperatura alta. Algo em ponto de fervura? O presidente Arthur Lira não é de levar desaforo pra casa. Tem seus defeitos, mas todos os conhecem em Brasília que honra seus compromissos. Quem “imaginava” queimaginou que associar candidaturas à esfera nacional se sairia bem; é bom retroagir em suas estratégias. Candidatura que tiver associada a nível nacional será sinônimo de fracasso. Tudo na vida abusa. Chega um tempo que ninguém agüenta mais e quer mesmo é encontrar algo que faça diferença e que não pertença a grupo dos mesmos e dos de sempre. Acabou calmaria. Esta aberta a temporada de caça às bruxas e entrega dos bode expiatórios. Algo em ponto de fervura?

Comente

Pequisar