A melancólica crise Existencial?

Por Josenildo Melo

Força. Coragem. A vida abate os fracos e fortalece os fortes? Certo mesmo é que tem que busca determinação. Tem que levantar cedinho e fazer aquela boa caminhada. Depois montar um verdadeiro programa de atividades físicas e intelectuais. Pra quem acreditar em Deus que tal antes de tudo fazer sempre uma boa oração de no mínimo (30) trinta minutos.  A realidade pra se acompanhar de perto tem que ter uma mente forte e sadia. A cada dia diminui o número de pessoas que assistem TV. Ninguém agüenta mais o noticiário maléfico. Nem todas as pessoas acreditam que a vida é um simples jogo!
    Tudo em exagero ninguém agüenta. Já tem gente reclamando até da excessiva programação religiosa das emissoras de TV. As melhores rádios agora são sintonizadas via aplicativo. E a arte de ler devido as vasto mercado editorial tem que saber escolher bem a editora e o seu objetivo editorial. Assinatura de streaming tem semana que abusa? Tem que ficar “rodando de canal em canal”? Certo mesmo é que todos os dias temos que ter motivações pra seguir em frente. E muito cuidado em sair por aí falando os problemas cotidianos. O correto é procurar os profissionais especializados em cada área mental. Mas e quem não tem esses problemas? Está enfrentando problemas de outro naipe e um deles é a financeira. 84% (oitenta e quatro por cento) dos brasileiros estão endividados? Certo mesmo são as reclamações de juros e taxas exorbitantes. Ave Maria.
    Vamos pro lado bom da vida? Depois dos cinqüenta a tendência é a mente se consolidar. A quebra simples de rotina pode danificar estruturas mentais. Às vezes a simples mudança de um trajeto ou de celebrante pode desorientar pessoas? Certo mesmo é a busca do equilíbrio constante. Mas durante o dia não tendemos a perceber tudo isso devido à correria? Mas chega um momento que a correria cessa e o encontrar-se consigo mesmo chega e em muitos pode provocar medos excessivos ou pânico. É neste ponto que se percebe ou não a maturidade perante fatos e acontecimentos. E os mecanismos de fuga? Drogas, álcool e etc e tal? É um colocar a vida em risco total.
    A melancólica crise existencial costuma ficar distante de pessoas espirituais e física e mentalmente ativas. E isso independe de idades. Existem pessoas jovens desmotivadas e muitas que já passaram dos 60 (sessenta anos) completamente motivadas. Tem os aspectos formativos e uma série de fatores. Cada caso é um caso. Por que aborda assunto tão emblemático? As grandes cidades costumam ter problemas relacionados a isso (à existência). A tendência materialista ocasiona danos e faz se necessário a percepção de que o plano não é apenas material, mas, sobretudo espiritual.
    A melancólica crise existencial costuma passar longe de pessoas que costumam se dedicar ao terço por exemplo. Quem exerce trabalho voluntário também dificilmente relata problemas com o sentido da vida. Os trabalhadores cotidianos devido à carga horária; geralmente as suas mentes não divagam tanto em pequenos ou grandes problemas. Em suma a vida é preciosa e é o maior dom de Deus. Clima chuvoso e temporal atípico merece atenção redobrada? Certo mesmo é orar e vigiar diariamente!!

Comente

Pequisar