Mês de abril inicia com chuvas intensas em todas as regiões do país, diz Inmet

No Piauí, a região sudeste será a mais afetada, com acumulados de até 90mm

Por Redação do Portal AZ,

O mês de abril começou com pancadas de chuva espalhadas por todo o território brasileiro, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essas chuvas intensas devem persistir ao longo das próximas semanas, trazendo alertas para diversas regiões, inclusive o Piauí, onde a região sudeste será a mais afetada, com acumulados de até 100mm.

O Inmet emitiu dois alertas laranjas para chuvas intensas, um deles válidos até 10h desta quarta-feira (3) e outro seguirá até amanhã (4). O primeiro abrange diversas áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país. Já o segundo alerta é válido para parte da região Nordeste, abrangendo o Piauí, Bahia, Pernambuco, Ceará, entre outros estados nordestinos.

Foto: Arquivo PessoalAlerta de ventos fortes e chuvas intensas

Em Teresina, as chuvas também devem ser significativas. O Inmet prevê que as precipitações possam ultrapassar os 80mm, o que demanda atenção para possíveis transtornos causados por enchentes e alagamentos que já vem acontecendo no estado desde o início do período chuvoso.

Previsão para a primeira semana:

- Região Norte: Pancadas de chuva são previstas ao longo da semana, com valores superiores a 80 mm em praticamente toda a região, com destaque para áreas do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. Essas chuvas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Em outras áreas, também são esperadas pancadas de chuva isoladas, porém com menores acumulados.

- Região Nordeste: Na maior parte da região, estão previstas pancadas de chuva, algumas podendo ser localmente fortes, especialmente no centro-norte, com volumes acima de 70 mm. No sul da Bahia, as chuvas devem ser mais isoladas, com acumulados menores.

- Região Centro-Oeste: A chuva deverá ter uma regularidade um pouco maior em parte da região, com destaque para Mato Grosso, onde os totais podem ultrapassar os 80 mm. Nos demais estados, a previsão é de chuvas irregulares, com acumulados em torno de 40 mm.

- Região Sudeste: Prevê-se tempo quente e seco na maior parte da semana, com possíveis pancadas de chuva isoladas no nordeste de Minas Gerais no final da semana.

- Região Sul: A semana começa com tempestades no centro-sul do Rio Grande do Sul, podendo ser acompanhadas por raios, rajadas de vento, trovoadas e eventual queda de granizo. A partir do dia 7 de abril, é previsto tempo mais quente e seco.

Previsão para a segunda semana:

- Região Norte: São esperados acumulados de chuva superiores a 70 mm em grande parte da região, principalmente em áreas do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins. Em outras áreas, os volumes esperados são inferiores a 50 mm.

- Região Nordeste: Prevê-se chuva em forma de pancadas, algumas localmente fortes, podendo ultrapassar os 80 mm no interior da região. Nas demais áreas, os acumulados tendem a ser menores.

- Regiões Centro-Oeste e Sudeste: Esperam-se pancadas de chuva, algumas localmente fortes, com acumulados superiores a 80 mm em grande parte da região. A intensidade da chuva deve ser maior nos estados de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Em outras áreas, os acumulados previstos são menores.

- Região Sul: No litoral leste da região, são esperados volumes de chuva superiores a 50 mm, especialmente no Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, os volumes previstos são menores.

Fonte: INMET

Comente

Pequisar