Lula propõe moção da celac à ONU pelo fim do genocídio em Gaza

Presidente da Celac destaca urgência em encerrar a tragédia humanitária e apela à comunidade internacional

Por Carlos Sousa,

Durante a reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Kingstown, São Vicente de Granadinas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs uma moção à Organização das Nações Unidas (ONU) pela cessação imediata do genocídio de palestinos na Faixa de Gaza, perpetrado pelo governo de Israel. Lula destacou a necessidade urgente de encerrar a tragédia humanitária e lamentou a indiferença da comunidade internacional diante dos acontecimentos.

Foto: Ricardo Stuckert/Agência BrasilReunião de cúpula da CelacReunião de cúpula da Celac

Segundo autoridades de saúde de Gaza, soldados israelenses dispararam contra pessoas que aguardavam ajuda humanitária, resultando na morte de 104 palestinos. O presidente brasileiro repudiou veementemente a ação, classificando-a como uma "situação intolerável".

Lula instou o secretário-geral da ONU, António Guterres, presente no encontro da Celac, a invocar o Artigo 99 da Carta da ONU, que autoriza o secretário-geral a levar ao Conselho de Segurança questões que ameacem a paz e a segurança internacionais. Com o Japão assumindo a presidência rotativa do Conselho de Segurança, Lula apelou para que o tema seja tratado com urgência.

Além disso, o presidente brasileiro solicitou aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU que deixem de lado suas divergências e atuem para pôr fim à violência em Gaza. Ele enfatizou a importância de deter a carnificina em nome da dignidade e humanidade.

Lula também se reuniu com autoridades da Colômbia, Chile e México para discutir a situação em Gaza. O presidente colombiano, Gustavo Petro, anunciou a suspensão de todas as compras de armas de Israel e condenou veementemente a ação israelense, chamando-a de genocídio.

Além do conflito em Gaza, Lula abordou outros temas regionais e internacionais, incluindo o conflito na Ucrânia e a crise no Haiti. Ele enfatizou a importância da integração regional e defendeu a reforma das organizações internacionais para enfrentar o subdesenvolvimento e promover o desenvolvimento sustentável.

Lula reiterou a necessidade de a América Latina e o Caribe atuarem unidos para influenciar os grandes debates globais e fortalecer seus projetos individuais de desenvolvimento. Ele destacou o potencial econômico da região e enfatizou o papel da Celac como um foro de construção de consensos.

Após participar da cúpula da Celac, Lula tem agendas bilaterais com líderes regionais e o secretário-geral da ONU, António Guterres. Ele também participará da cerimônia de assinatura de um acordo de serviços aéreos entre o Brasil e Antígua e Barbuda, além de outros eventos da cúpula. A comitiva presidencial está prevista para retornar a Brasília na madrugada de sábado.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar