Um quadro dramático

Um quadro dramático

Deprimente, mulheres pobres sendo transportadas em táxi de São Raimundo Nonato para Floriano, porque o hospital estadual de lá não tem estrutura para atendê-las em partos considerados normais e muito menos dispunha de ambulância para fazer o transporte delas, de 240 quilômetros, em situação no mínimo digna. Um táxi não é o transporte adequado, do ponto de vista do conforto e da higiene, para conduzir uma mulher em trabalho de parto. Está provado que se aplica na saúde do Piauí a teoria da tábua de pirulito, segundo a qual, todo dia aparece novas e inusitadas denúncias, portanto, buracos para todos os lados no sistema que está abandonado. Já se disse em diversas ocasiões que mortes, tanto de parturientes como dos nascituros, poderiam ser evitadas nos hospitais públicos estaduais, mas lamentavelmente, as estatísticas apontam para um crescente número de óbitos porque, apesar de insistirem em elencar providências, os gestores relegam a vida humana a segundo plano. Se na principal maternidade do Estado, a Evangelina Rosa, que é um hospital escola, a situação é calamitosa, não se poderia esperar que no distante São Raimundo Nonato, fosse diferente, onde o fazer política de resultados, atropela os interesses públicos pela prática rasteira da politicagem. Os hospitais estaduais, que somam mais de 30, estão relegados à dramática definição da deputada estadual Lucy Soares, de verdadeiros matadouros, como ela definiu o Tibério Nunes, de Floriano. As mulheres ricas de São Raimundo Nonato e de outras partes do Piauí, jamais usariam um táxi para ser transportadas nos trabalhos de parto porque elas podem pagar o melhor hospital particular e seguramente, antes de dar à luz, já terão definido o lugar onde seus filhos nascerão com toda assistência médica e segurança. Quem se humilha e se obriga a tal situação são as pobres e miseráveis mulheres que não tem para onde correr e quem a apelar.  

Mão Santa – prefeito de Parnaíba com muito prestígio junto ao presidente da República (Foto: Marcos Corrêa)

Prestígio grande

Para se ter uma ideia do prestígio de Mão Santa junto a Bolsonaro, no dia da audiência no Palácio do Planalto, um oficial do gabinete do presidente abre a porta e avisa: “Presidente, está aí a bancada de deputados do Ceará”, para, incontinentemente, Bolsonaro avisar:
“Mandar aguardar. Eu estou com o Mão Santa”.
Naquela audiência estavam também Adalgisa e Gil Borges, secretário de Fazenda de Parnaíba.

Tá explicado

O médico Daniel França, que mora em Teresina diz, em postagem no Facebook, que se encontrava próximo a sua esposa, a deputada Joice Hasselmann, quando se detectou a invasão do celular da parlamentar. Informa também que o celular dela foi entregue à perícia da Polícia Federal.
Tudo muito bem. Só não se entende tão virulenta e desproporcional reação do primo ao comentário do advogado Miguel Dias Pinheiro.

Retrato falado

Três mulheres pobres eram socorridas às pressas de São Raimundo Nonato para hospital em Floriano, de táxi, porque na cidade nem ambulância existia. 
No exato momento em que se realizava um caviloso festival de dança, patrocinado por quem deveria investir no hospital da cidade.

Direita, volver!

Nessa singular disputa ideológica entre direita e esquerda no Brasil, quando se esperava que um dos hackeadores dos celulares do ministro Moro seria ‘gente do PT’, descobriu-se que a filiação dele é ao DEM, partido dos presidentes da Câmara e do Senado e, ainda, de vários importantes ministros do governo Bolsonaro.
Acaba não, mundão!

Enquanto isso...

Lá no Ceará, o prefeito de Uruburetama, o médico tarado José Wilson, que transava com as pacientes, é membro histórico do PCdoB.
Antigamente se dizia que os comunas comiam criancinhas.

Harvard

No perfil do governador Wellington Dias na documentação em poder da delegação que vai à China, consta que Wellington estudou em Harvard. 
Não ria, não.

À distância

Esse curso de gestão pública terá sido feito em Harvard à distância, ou por correspondência, com tradução simultânea. 
Porque sua excelência não arranha muito o inglês.

Bancário

Também no perfil consta que Wellington foi bancário do BNB, BB e da Caixa. 
E formado em políticas públicas e Governo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Barrando o empréstimo

O ex-deputado estadual e atual presidente do PSDB no Piauí, Luciano Nunes afirma que vai ingressar com uma ação popular para barrar o empréstimo de R$ 1,5 bilhão solicitado pelo governo do Estado para o pagamento de precatórios.
Luciano Nunes diz que a lei aprovada pela Assembleia, na verdade, autoriza o Estado a pegar R$ 3 bilhões emprestados. Segundo ele, isso consta nas entrelinhas do texto aprovado na Alepi, coisa que nem os deputados teriam percebido.

De saída?

O vereador Ítalo Barros (PTC) já não pode ser mais considerado 100% da base aliada do prefeito Firmino Filho. Até Fábio Abreu está interessado no passe do rapaz.

Desprestígio

Ítalo Barros tem confidenciado a quem lhe dá ouvidos que o desprestígio e a forma como está sendo tratado no Palácio da Cidade são muito ruins para a sua reeleição.
Recentemente, seu maior adversário, o ex-vereador Sebim, foi nomeado para cargo na Semplan, o que o deixou extremamente insatisfeito.

Deslumbrado

O ministro interino do Turismo, Daniel Nepomucemo visitou a Serra da Capivara e saiu de lá deslumbrado com o que se tem nos rincões do Piauí. 
Em entrevista à imprensa em Teresina prometeu buscar parceria com a Anac para encher de voos o aeroporto de São Raimundo Nonato. Ele mesmo afirma que não pode obrigar as companhias aéreas a se instalarem aqui. E como vai ser isso?

Discussão precoce

O prefeito Firmino Filho comentou a aliança anunciada entre o MDB e o PSB para lançar Dr. Pessoa candidato a prefeito da capital com Robert Rios de vice para enfrentar o nome lançado por ele no próximo ano.
Na avaliação do prefeito há um açodamento de ânimos na oposição e a discussão a respeito da formação de chapas é ainda muito precoce, o que acaba por prejudicar a cidade.

Até tu, brutus?

Depois de tentar anular cerca de 2.500 filiações de membros do PT ligados ao vereador Dudu, seu principal rival na disputa pelo comando do diretório do partido, o esquentado deputado Assis Carvalho agora ameaça expulsar o vereador da sigla.
“É engraçado esse povo que faz a defesa de Lula nacionalmente tentar aplicar um golpe aqui no Piauí”, disse Dudu.

Ribeira do Piauí

Deve ser colocado em pauta por esses dias o processo contra o prefeito de Ribeira do Piauí, Arnaldo de Araújo Costa. Ele está com o mandato cassado em primeira instância. 
Pesam contra o prefeito sérias acusações, entre as quais, um rol de malfeitorias denunciados pelo irrequieto Solano Silva.

Denuncia séria

No bojo das denúncias de Solano, comprovadas pelo TCE e pela Decotec, Arnaldo Costa teria comprado 80 passagens para eleitores de São Paulo votarem nele em Ribeira do Piauí. 
Solano tem passado tudo que sabe para Roberto Cabrini, do SBT.

Ping-Pong 
A audiência

Mão Santa é recebido por Jair Bolsonaro em audiência no Palácio do Planalto. A conversa demora. Entra um assessor na sala. 

O assessor: “Presidente, chegou aí a bancada de deputados do Ceará e tá é apressada...”
Bolsonaro: “Rapaz, eu tô com o Mão Santa”. 

Expressas 

Pinturas em quadros e obras de arte feitas em mosaico estão sendo expostas no Museu do Inconsciente, localizado no Parque da Cidadania, de 8h às 10h e de 16h às 20h.

As obras de arte foram produzidas pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Dr. Clidenor de Freitas Santos. A exposição segue até o dia 14 de agosto.

Hoje o prefeito Firmino Filho e o presidente da FMS, Charles Silveira, irão realizar a entrega simbólica de seis novas ambulâncias no pátio da Fundação Municipal de Saúde. 

Comente

Pequisar