A falsa bandeira do ser contra a privatização

A falsa bandeira do ser contra a privatização

Quarta-feira, em Brasília, mais parecendo tratar-se de sindicalistas profissionais combatendo pautas exclusivas de bandeiras dos próprios sindicatos, se encontravam num recinto do Congresso Nacional, a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-candidato Fernando Haddad, Guilherme Boullos, Roberto Requião, um monte de tombados, protestando contra a pauta do governo federal de privatizações de órgãos públicos. Sob a falsa bandeira da defesa da soberania nacional. E olha quem também estava lá: o governador Wellington Dias, que no Piauí, é o capitão de um time que já colocou nas mãos da iniciativa privada, sabe Deus lá a que preço, mais de 20 órgãos públicos. Afora os que virão. E a lista é longa. Em Brasília, entretanto, o discurso de Wellington e dos demais é de que colocando à venda estaduais inservíveis, com estruturas operacionais corruptas, necrosadas, o presidente da República está cometendo um atentado de lesa pátria contra a soberania nacional. Santa hipocrisia! Aqui no Piauí se vende de tudo, Ceasa, Centro de Convenções, a Agespisa, terminais rodoviários, o ginásio Verdão e ninguém vai preso ou é responsabilizado por nada. Não é nem contestado. Não se faz aqui o que estão fazendo lá com os discursos demagógicos de ser contra apenas por ser oposição. Essa dicotomia ideológica e administrativa do governador Wellington Dias poderia até ter funcionado no passado, mas hoje, com a rapidez no trato das informações, não cabe mais. Lá em Brasília, eles se posicionaram contra a venda da Eletrobrás, dos Correios, e tantas outras estatais que além de inoperantes, são celeiros de corrupção, cenários do toma lá dá ca, da patifaria que ano a ano causam rombos orçamentários, destruindo cada vez mais o poder de investimento. Já se viu, até mesmo aqui no Piauí, que nas mãos da iniciativa privada, esses órgãos são mais operosos e dão lucros. Agora, ouvir o governador dizer, como fez em Brasília: “Temos que fazer esse encontro com o povo. O que pode mudar esse curso (de privatizações) é o povo na rua. Vamos fazer atos como esse em cada um das 27 unidades brasileiras”. Pronto, vamos esperar que, na hora das manifestações no Piauí, o povo também se manifeste contra as privatizações de Wellington Dias. E é aí que corre o perigo, quando a cobra passa a morder o seu próprio rabo.

Deputado estadual Gabriel Souza (MDB-RS) visita Teresina pela terceira vez (Foto: divulgação)

Suplentes independentes

Dois suplentes de deputado resolveram mudar o modo de fazer do titular que se licencia para assumir cargo no governo.
Eles não aceitam ‘lavar’ nada para os deputados cujos mandatos assumiram no legislativo.
A coluna nem precisa citar o nome desses dois suplentes.

Suplentes independentes 2

Mas o curioso é que terminaram retornando ao legislativo os seis deputados que ocupavam cargos  no executivo.
Como quem diz, os outros quatro estão pagando, ou sendo penalizados pelos problemas dos dois.
E os outros quatro suplentes, também.

Velho procedimento

O problema é que os suplentes reagem a um velho e viciado procedimento: do deputado que se licencia fica com todo o gabinete, a verba indenizatória e outros benefícios, inclusive as emendas de bancada.
Os suplentes querem tudo isso.

Crise oficializada

Falando nisso, somente na quinta-feira e com postagem eletrônica na sexta-feira, ontem, portanto, é que se formalizou a debandada dos deputados estaduais com cargos em comissão de secretário de Estado, que retomaram seus mandatos para pressionar o governador Wellington Dias a dar a eles coisa que o governo não tem: dinheiro para tocar obras e projetos.

Lugares-tenentes

Os deputados-secretários deixaram suas cadeiras nas respectivas pastas com gente esquentando o lugar. Afinal, como diz o dito popular: quem foi ao ar perde o lugar.

Quem? 1

Fábio Novo saiu e deixou Bid Lima no cargo de secretário da Cultura. Ela já era a ocupante da vaga antes, assim como Ana Paula Mendes de Araújo, esposa do deputado Zé Santana estava na cadeira de secretária de Assistência Social para esquentar a vaga do marido.

Quem? 2

Pablo Santos, da Fundação Hospitalar deixou no lugar um pau-mandado dele, Welton Luiz Bandeira de Sousa, enquanto Deusval Lacerda de Moraes, que esquentou a cadeira de Secretário de Infraestrutura na ausência de Jannaína Marques, para o lugar voltou enquanto sua chefa faz pressão sobre o governador, voltando ao mandato de deputada estadual.

Quem? 3

Wilson Nunes Brandão é estreante no mundo executivo sob o comando do PT, mas não teve dificuldades de nomear um lugar-tenente para esquentar sua cadeira de secretário de Mineração enquanto faz um bate-e-volta na Assembleia Legislativa.
Difícil mesmo é pronunciar o nome do substituto do deputado estadual: Howzembergson de Brito Lima.

Quem? 4

Na pasta calçamenteira do Turismo, o titular Flávio Nogueira Filho também caminhou de volta ao mandato de deputado estadual e deixou no lugar uma moça chamada Carina Tomaz Câmara , que é paulista da cidade de Araraquara.

Reforma

O Movimento Empreender Piauí (Move) realiza segunda-feira (09) uma palestra com o tema "Como seu negócio será impactado com a reforma tributária", com o advogado e bacharel em contabilidade, Cristiano Siqueira.
Ele abordará os principais pontos da reforma tributária que está em debate no Congresso Nacional e de que forma entende que ela afetará os empresários e a população.

Semana do Brasil

Desde ontem e até de 15 de setembro está ocorrendo a “semana do Brasil”. Um shopping em Teresina anuncia descontos de até 70% em pelo menos 30 lojas participantes da promoção.
É um truque de prestidigitação econômica do governo, que vai usar a liberação do abono do PIS/Pasep, iniciada em junho, para tentar fazer com que brasileiros torrem R$ 21 bilhões em consumo até junho de 2020. 

Átila no Progressistas

Átila Lira, pelo visto, não tem a mínima preocupação com as investigações que cercam o senador Ciro Nogueira (Progressistas) no âmbito da Lava Jato que podem resultar até em cadeia para o senador. Ciro é investigado por suposto recebimento de propina.
Tanto que Lira não está nem aí que já se decidiu: vai se filiar ao partido presidido pelo senador.

Pré-campanha

Fábio Abreu estava quinta-feira à noite assistindo ao desfile de estudantes e forças policiais na avenida Principal do Dirceu, zona Sudeste de Teresina. O secretário de Segurança é agora um cumpridor de agendas sociais que rendem simpatia, porque esta é a primeira estrada para quem quer voto para prefeito de Teresina. 

Bem demais

Um relatório do Instituto Nacional do Câncer indica que o Hospital São Marcos segue imbatível como a referência em tratamento dessa doença no Piauí. Segundo o INCA, de 600 casos de câncer de mama tratados no Estado em 2018, forma 586 os que receberam tratamento no HSM.

Eu, hein!

Numa academia de ginástica, o ex-governador Wilson Martins encontrou um interlocutor muito qualificado, que já esteve em governos petistas, e propôs a ele considerar a formação de uma chapa liderada por Dr. Pessoa para prefeito.
O fidalgo à esquerda disse preferir mil vezes manter o demorado mando tucano a eleger Pessoa para o lugar.

Aliás

Um estudioso de marketing político diz que se a oposição a Firmino Filho quiser mesmo apresentar um candidato viável à prefeitura deve fazer algo mais simples que as fofocas midiáticas.  Precisa fazer pesquisas qualitativas, análises de dados e perfis em redes sociais e construir uma candidatura que não seja facilmente destrutível pela fraqueza em se comunicar.

Privatiza

O deputado estadual do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), em visita ao Portal AZ, ontem, defendeu o que ele chama de “Estado necessário”, que nas entrelinhas é tão somente uma ideia de privatização da máquina pública.

Socorro  no páreo

Em palestra na cidade de Timon, o deputado gaúcho ainda disse que há um desejo do MDB de lançar a professora e vereadora, Socorro Waquim, candidata à prefeitura de Timon.

Desfile

Os órgãos de segurança estimam que  40 mil pessoas devam ir à Avenida Marechal Castelo Branco para assistir ao desfile de 7 de setembro.
Cerca de 5 mil pessoas devem desfilar na avenida. Mesmo não sendo afeito a tradições cívico-militares, o governador Wellington Dias confirmou presença no evento.

Ping-Pong 
O interesse pelo voto

O humorista João Cláudio conta que certa vez encontrou-se com o ex-prefeito de Campo Maior, Cézar Melo, então o arquiinimigo do também ex-prefeito, Raimundo Bona Carbureto. Depois das conversas de praxe, em que Cézar destilou sua fina demagogia e João Cláudio a fina ironia, o humorista conta que assistiu ao programa de Silvio Santos e lá estava um campomaiorense.

João Cláudio: "Tu viu, Cézar, o homem de Campo Maior no programa do Silvio Santos?"
Cézar: "João Cláudio, meu bichim, não vi não, mas será que ele falou alguma coisa interessante?"
João Cláudio: "Interessante como, Cézar?"
Cézar: "Como dizer se vota em mim ou no Carbureto."

Originalmente publicado em 6 de julho de 2009.

Expressas

A Lagoa do Cajueiro, em Joaquim Pires, está precisando ser olhada pelo Piauí e as autoridades de turismo do Estado.

O tráfico de drogas no entorno de mercados públicos de Teresina é uma realidade que não pode nem deve ser ignorada pela Polícia.

O Parque Ambiental Matias Matos, no Mocambinho, está atraindo mais duas mil pessoas por dia para visitas e caminhadas.

Comente

Pequisar