Credibilidade sob risco intenso

Credibilidade sob risco intenso

O Supremo Tribunal Federal tem pautado uma série recorrente de entreveros com a sociedade, gerando uma onda violenta de opiniões contrárias e até agressivas, com posicionamento de seus ministros que causam intranquilidade e insegurança jurídica para a Nação, e para o mundo político. Em alguns casos, os ministros (ou alguns deles) são criticados porque o posicionamento da Corte não é bem recebido pela população, até porque, algumas vezes, leiga na matéria de direito, a sociedade entende que as decisões do Supremo devem sempre se compatibilizar com os anseios populares, o que não é o fundamento dos chamados guardiãs da Constituição Federal. Mas o STF, de fato, tem se posicionado bem ao largo do momento político brasileiro, sem a menor habilidade para decidir rapidamente questões importantes para o cotidiano nacional, deixando a sensação de que a lei dos mais fortes é a que prospera. Mais que isso, até se tem a impressão de que o Supremo também se arvora no direito de legislar, praticando um ativismo judicial sem nexo. O caso Lula parece ser um emblema que teima em fustigar o Supremo Tribunal Federal, criando uma série de dificuldades para a formação de uma decisão que não afete a jurisprudência dominante da Casa, mas, em via contrária, tem produzido momentos de viva expectativa, porque, quando se trata de Lula, o STF decide de um modo que traz exatamente incertezas e decisões nada tranquilas ou pacíficas. Assim, no passado, foi decidido que Dilma poderia ter mantidos os seus direitos políticos, mesmo cassada pelo Congresso Nacional; ou que Renan Calheiros, réu em vários processos, poderia continuar na presidência do Senado, mas não poderia assumir a Presidência da República. São decisões como estas que criam embaraços para os ministros, e traumas para a Nação. Agora, criam-se tantas alternativas jurídicas e atrasos para a deliberação final sobre o tema do momento (a fala da defesa, por derradeiro, quando há delatores, mesmo em alegações finais), que a indecisão oferece mais incertezas, permitindo toda sorte de especulações, inclusive de que haveria acordos que envolveriam agentes políticos graduados, nas mais diversas esferas. Por essa razão, o próprio ministro Gilmar Mendes, que experimentou diversos dissabores em locais públicos, inclusive sendo achincalhado por populares  em voos internacionais, agora experimenta uma estranha sensação de que o jogo virou, e, de algoz, se transformou em quase vítima de Rodrigo Janot, de quem escapou do tiro fatal, mas, também, porque decidiu por fim às investigações que tanto abalam a família Bolsonaro, no Rio de Janeiro, no conhecido caso das milícias e do Queiroz; Gilmar até calou a ira dos bolsonaristas. Assim, entre caminhos nada simples ou por vertentes muito confusas, somente se tem a certeza de que o Supremo Tribunal Federal está com a sua credibilidade sob risco cada vez mais intenso. Resolver adiar para hoje o que poderia ter resolvido ontem.

Augusto Aras, empossado ontem no cargo de procurador Geral da República, em Brasília, festejado pelo advogado maranhense Washington Torres. Ao lado, Maria das Mercês, mulher de Aras.  

Esquisitice

O Waldemar Justo, chefe do Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, foi conduzido para a Polícia Federal, em Teresina, por três policiais militares, entre os quais, o comandante do Batalhão de Policia Ambiental, coronel Teixeira, sem qualquer mandado judicial. E sem dizer precisamente qual a acusação.
Quem faz a denúncia é a Associação Nacional dos Servidores de Carreira em Meio Ambiente.

Cidadania

A assembleia Legislativa vai conceder o título de cidadania a Wilson Rodrigues Matheus, dono da rede de supermercados Matheus, que vai construir pelo menos sete lojas no Piauí, quatro em Teresina,  uma em Parnaiba, em Floriano e Picos. A de Parnaiba será inaugurada em 30 dias. O autor do projeto de lei é do deputado Henrique Pires.

Faturamento

A rede Matheus tem 24 mil funcionários, com faturamento de R$ 10 bilhões, anual.

Chega pra lá!

Para quem gosta de fazer ouvido de mercador, é bom o senador Marcelo Castro levar a sério o que disse ontem, o presidente da Assembleia Legislativa. Que ele, ‘Marcelo, não manda no MDB de Teresina’.
A deixa de Themístocles deve ser por conta do anúncio de certo nome do interesse do senador para candidata a vereadora.

JVC e os candidatos

O ex-senador JVC almoçou anteontem, no Casarão, com os pretensos candidatos a vereador de Teresina pelo PTB.
Pelo comprimento da mesa, deu para notar algumas dezenas de convidados, entre eles, Rita Macedo, ex-mulher do atual deputado federal e secretário de Segurança, Fábio Abreu.

Apelo desnecessário

Se tem gente no MDB achando que figuras como Beth Cuscuz têm apelo eleitoral, outros estão ressuscitando o ex-jogador Sima (Simão Teles Bacelar) para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores, no próximo ano.
É apelar demais.

Achacadores

Foi pesado o termo usado pelo senador cearense Cid Gomes contra membros do partido Progressistas.
Chamou-os de achacadores, em discurso no Senado, levando o presidente da sigla, Ciro  Nogueira, a pedir moderação.

O alvo

Parece que o alvo da ira do senador Cid seria o deputado paraibano Artur Lira que, na reunião dos governadores nordestinos com os presidentes da Câmara e do Senado andou se intrometendo na questão da divisão dos dividendos do pré-sal.

Confusão no Ibama

Ontem, o advogado San Martin, poucos dias na chefia do Ibama no Piauí, começou a sentir o dissabor de ter de tratar com servidor público de pouca vontade.
Ele foi parar na superintendência da Polícia Federal para registrar queixa contra um certo Assis, servidor do Ibama no Piauí, que se recusa a dar-lhe informações sobre doações de madeira apreendida.

Educar Piauí 

O Programa Educar Piauí será apresentado nesta quinta, 3, no Palácio de Karnak. O programa consiste na elaboração de um plano de aplicação dos recursos oriundos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O recurso é de aproximadamente R$ 1,6 bilhão e o governador garante que será muito bem investido na educação.

II M.I.T.E

O médico piauiense Aderson Aragão participou do II M.I.T.E (Minimaly Invasive Therapeutic Event ), em Porto Velho (RO). O evento que reuniu grandes nomes da cirurgia bariátrica  do Brasil.
Aragão foi debatedor do Painel Fast-Track em Cirurgia Bariátrica.

Crimes a menos

O chefe da delegacia de Homicídios de Teresina, delegado Francisco Costa, o Barêtta, comemora a redução no número de homicídios, baseando-se pelo mês de setembro, que este ano foram registrados 12, enquanto, em setembro de 2018, foram 21.

Equipe eficiente

Diante da onda de insegurança na capital e no Estado, essa redução (de exatos 42,08%) é bem significativa.
E, não há negar, isso se dá em função do compromisso de fazer da equipe de Barêtta, com uma investigação criminal célere de fácil elucidação dos crimes e, as consequentes prisões dos autores.
Mesmo diante da escassez de recursos, a DHPP vem fazendo o seu pape.

Atrasos emblemáticos

Alguns fornecedores do governo do Piauí estão querendo ter a mesma sorte da Limpel, que já recebeu o mês de julho, na Uespi e na Secretaria de Saúde.
Tem vendedor e construtor alegando créditos amontados desde fevereiro.

Ping-Pong
Palavras difíceis

Na presença do prefeito Manoel Simplício, Sampaio Rameiro, presidente da Agespisa, no Governo Freitas Neto discursa na inauguração do sistema d'água da cidade.

Sampaio: ''Que este líquido precioso e potável para a população florianense seja uma eternidade''.
Ouvindo-o, o prefeito, conversa com o assessor Pedrinho Caminhão.
Simplício: ''Pedin, tu sabe o que diabo este homem tá falando aí?''
Pedrinho: ''Sei não, Seu Mané, mas pelo visto não deve ser coisa boa não''.

Publicado originalmente em 13 de agosto de 2003.

Expressas

A Polícia Federal investiga a origem das manchas de óleo encontradas no litoral do Nordeste. A substância já atingiu seis praias do Piauí e a Marinha do Brasil está atuando na análise do material. 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai prestar contas hoje na Câmara de Vereadores.

Segundo o órgão, será apresentado o 2º relatório quadrimestral informando que a prefeitura aplicou 34,86% do seu recurso próprio na área da saúde.

Comente

Pequisar