Agora são quatro P

Agora são quatro P

Era recorrente se ouvir, até as prisões efetuadas pela Operação Lava Jato, quatro anos atrás, que no Brasil só se prendia Pobres, Pretos e Prostitutas, uma definição clássica do domínio das castas, dos ricos, dos poderosos do poder público, inalcançáveis pela lei. Como quem entende que aos pobres, o rigor da lei; aos ricos, tudo que a lei lhes puder favorecer. Entretanto, a partir das determinações da 13ª Vara Federal de Curitiba, ao invés de três P, acrescentou-se mais um, o P do PIB (Produto Interno Bruto), identificado através da prisão do segundo homem da gigante Construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, que puxou cadeia por mais de ano. Agora, sim, ainda que num processo lento, no Brasil se prende Preto, Pobre, Prostituta e Poderoso, também. No Piauí, e especialmente em Teresina, as pessoas costumavam assistir pela televisão apenas policiais quebrando a porta e invadindo casas na Vila Jerusalém, no Morro do Cego (Grande Promorar), Parque Brasil, enfim, nos ambientes em que vivem pobres e os mais desassistidos da sorte. Dias atrás,  porém, aconteceu um fato inusitado, diferente e sobretudo surpreendente: a Polícia Federal entrou na sede do Governo do Estado e de outros órgãos públicos. Mas não foi para uma visita de cortesia ao chefe do executivo estadual, e, sim, para cumprir mandados de busca e apreensão contra supostos envolvidos em vários crimes de lesa cofre público. São investigações que identificaram ladrões do dinheiro do transporte escolar, privando dezenas, centenas de crianças da melhor condução para suas escolas. Um delegado de polícia civil escreveu à coluna dizendo que esses estudantes “são massacrados, pois lhes é tirada a oportunidade de serem alguém na vida através da formação escolar. Que educação é essa que em vez de formar cidadãos para a vida, lhes tira o sonho, os jogando na vala comum da marginalidade!”. O delegado talvez não sinta, mas se está vendo que o Brasil começou a mudar. E o Piauí, também.   

Deputada Caroline de Toni (PSL-SC) quer o governador do Piauí depondo sobre os tuiteiros que, sem conhecê-lo, o elogiaram na campanha eleitoral (Foto: Rodrigo Pertoti/Câmara dos Deputados)

Influenciador digital

Você lembra que em agosto de 2018, começaram a ser veiculadas mensagens de pessoas, dos mais diferentes lugares, fazendo elogios ao governador Wellington Dias, à sua gestão, sem sequer saberem onde o Piauí ficava localizado?
Essas mensagens eram veiculadas no Twitter apenas com o fim de fazer propaganda de Wellington, que estava em busca do 4º mandato.

Elogios a Wellington

Já naquela ocasião, segundo ampla matéria publicada no Portal AZ, se denunciava que todos eram tuiteiros contratados para elogiar o governo e pedir votos para Wellington Dias, porque uma das contratadas se recusou a fazer elogios a Wellington afirmando que não o conhecia.
Quando a história ganhou o mundo, o próprio governador do Piauí negou que tenha contratado e pago pelo serviço.

Governador vai depor

O Ministério Público de Minas Gerais abriu inquérito para apurar o que à época já se falava em fake News e, agora, quem está interessado no caso é a deputada catarinense Caroline de Toni (PSL).
Ela quer que Wellington Dias vá prestar depoimento na Comissão Mista de Inquérito (CPMI) para explicar toda a história dos elogios que recebeu na campanha eleitoral.

CPMI vai convocá-lo

Wellington deve falar sobre os perfis no Twitter que foram pagos para elogiá-lo porque a deputada entende que o governador do Piauí terminou se beneficiando – e elegendo-se – com o esquema de compra de elogios dos chamados influenciadores digitais.
Essa história vai render.

Mais Médicos

Lá vem dor de cabeça para os governadores brasileiros. Os médicos cubanos estão entrando com ações na justiça americano denunciando que foram submetidos a trabalho análogo à escravidão, no Brasil.
As ações serão dirigidas contra os governos estaduais que os contrataram, através do programa Mais Médicos.

Pegue légua

Solano Silva, daqueles adversários que nenhum gestor gostaria de ter, está atentamente acompanhando as movimentações políticas em torno do julgamento do Arnaldo Araújo Pereira da Costa, da cidade de Ribeira do Piauí, marcado para ocorrer segunda-feira, no TRE.
Arnaldo está cassado pela justiça de primeira instância.

Provas robustas

No processo as provas são robustas, como diria o delegado Barêtta, pois mostram suposta prática de corrupção eleitoral, como o pagamento de 56 passagens aéreas para eleitores piauienses que moram em São Paulo virem votar em Arnaldo. E vieram.

O aliciador

Há também prova de que um dos que arregimentaram os eleitores em São Paulo seria Aloisio, dono de um posto de combustível, que foi beneficiado pelo prefeito, recebendo mais de R$ 500 mil em contratos, sem licitação.
O Ministério Público classifica os fatos de captação ilícita de sufrágio.

A despedida do juiz

O curioso é que o processo contra Arnaldo Pereira da Costa, passou mais de seis meses em poder de um dos juízes do TRE que, no entanto, só deixou para colocá-lo em julgamento, um dia antes de encerrar seu mandato.
O juiz Astrogildo Assunção se despede da Corte, na terça-feira, esperando retornar para um segundo mandato, no que vai depender do seu cacife político em Brasília.

Não vem, não!

Solano Silva, inimigo mortal de Arnaldo, tem descoberto que muitos políticos, senador, por exemplo, tem demonstrado interesse no julgamento.
“Eu vou denunciar tudim”, ameaça ele.

Agora, vai!

O juiz federal Adonias de Carvalho Neto determinou que o governador do Estado reforme, em 60 dias, a velha, envergonhada, desestruturada maternidade Evangelina Rosa.
Wellington Dias e o secretário Florentino Neto, da Saúde, correm o risco de pagar multa de R$ 200 mil.

Interdição

O Ministério Público Federal e o CRM-PI tem tido efetiva participação nas denúncias contra maus procedimentos na maior maternidade do Estado.
O CRM já chegou a interditar a Evangelina Rosa duas vezes e, prosaicamente, o diretor Francisco Macedo, o Chico Mala Velha, chegou a considerar uma ação positiva.

Operação no Detran

Seis pessoas foram presas na operação da Polícia Civil, no Detran, em Parnaíba.
São acusadas de falsificação de documentos para facilitar retirada de veículos roubados.
Se a polícia apertar, vai achar também fraudadores de CNH e outras coisas mais.

O assessor

Entre os presos, Maciel, despachante do Detran e, possivelmente nas horas vagas, assessor da Câmara de Vereadores de Parnaíba.

Vai, Tererê!

Tererê deu entrevista ontem, ao programa AZ no Rádio, da FM O DIA (92,7) e não poupou Mão Santa e o deputado Dr Hélio, pretensos candidatos à prefeitura parnaibana.
Para Tererê, Dr. Hélio chegou a reunir um grupo de políticos, entre eles, o vice-prefeito Samarone e, agora, anda dizendo que não está mais na parceria.

Mal avaliado

Pré-candidato, Tererê diz que Mão Santa quer passar a impressão que recebeu muito dinheiro do governo Bolsonaro, mas o presidente ‘não assinou nenhuma ordem do dia, liberando qualquer tostão’, disse.
Para Tererê, Mão Santa está muito mal avaliado na opinião pública.

PT elitizado

JRMP3 continua batendo firme nos petistas. Ele diz que hoje, o Partido do Trabalhador, hoje elitizado, não tem mais militante que sai às ruas, como antigamente.
Não tem porque a grande maioria está pendurada em DAS.

Novo prazo

Foi aberto pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc) novo prazo para consulta pública da concessão de uso do Centro de Convenções de Teresina. Os documentos do projeto estarão disponíveis até o dia 18 de outubro no site www.ppp.pi.gov.br.

Ping Pong 
O cabaré esculhambado

O ex-deputado estadual Robert Rios é entrevistado no programa de Tony Trindade, da Band. O repórter Lucas Pereira, o provoca.

Lucas: “Deputado, eu soube que o MDB vai lançar a Bete Cuscuz como candidata a vereadora de Teresina. O que o senhor acha?”
Robert: “Agora é que a Bete vai ver um cabaré esculhambado”.

Expressas 

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Sebastião Ribeiro Martins, determinou a reintegração de Lirton Nogueira Santos ao cargo de Juiz Auxiliar da Comarca de Teresina.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins levou em considerou a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio poderão consultar, a partir do dia 16, o local onde farão o exame este ano. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Comente

Pequisar