O caos da falta de luz

O caos da falta de luz

No seu governo  (anos 80), Mário Covas faz uma visita à sede operacional da Cespe, estatal de energia de São Paulo. Lá, ele vê vários homens debaixo de um galpão, aparentemente, sem fazer nada. Vira-se para o diretor operacional. “O que eles fazem ali?”, para a pronta resposta do diretor: “São equipes de brigadas para atuarem em momentos de catástrofes”. Parecendo que iria agradar ao governador, o todo gentil diretor promete que iria desfazer aquelas equipes realocando os homens em outras atividades da empresa. Dias depois, houve uma catástrofe que destruiu a rede elétrica na região de Ribeirão Preto, fazendo com que a estatal fosse atrás de empresas privadas para terceirizar as atividades no momento da tragédia. A demora custou a cabeça do diretor. A coluna cita esse fato ocorrido há mais de 20 anos, em São Paulo, para expor o drama das famílias, das empresas, clínicas, hospitais, supermercados de Teresina nesse período atemporal dos vendavais que prenunciam as chuvas de verão e que deixam a cidade à escuras. Está faltando equipes operacionais, devidamente preparadas. Chega a ser folclórico, para não dizer trágico, que passada para a gerência da iniciativa privada, a Cepisa continue cada vez pior na resolução de questões aparentemente simples e por demais previsíveis no planejamento de uma companhia que se pretende séria. Não dá para se conceber desligamentos a uma simples chuva, como tem acontecido nos últimos dias em Teresina, demonstrando falta de manutenção no sistema. Pior para o usuário que passa até mais de 48 horas sem energia, somando prejuízos que poderiam ser evitados. E sem saberem a quem realmente apelar.

Fábio Abreu retorna a Câmara, com a desculpa de que proporá PEC para criação da Zona Franca de Teresina (Foto: Luca Sousa / Portal AZ)

Viaduto

Hoje, bem cedo, (às 7h30), o senador Elmano Férrer, acompanhado do prefeito Firmino Filho, visitará obras do viaduto próximo ao Mercado do Peixe. A intervenção faz parte do projeto dos Contornos Rodoviários, que Elmano tem feito gestão em Brasília para garantir mais recursos, além dos R$ 15 milhões já destinados pelo senador.

Organograma

A obra do viaduto segue em ritmo acelerado e deve ser entregue até o início de 2020, melhorando o tráfego na região.
É capaz de ser inaugurada primeiro que as tais duplicações das suas BRs, iniciadas há sete anos.

Aí tem!

Ainda vai render o caso do sumiço do dinheiro do assalto ao BNB, que se atribui a policiais militares do 5º BPM de Teresina.
Do local do assalto, eles levaram mais de R$ 300 mil para o batalhão e de lá a grana sumiu.

Tem mais gente

Wanderley, um dos PMs envolvidos e que, junto com Erasmo, foi expulso da Polícia Militar, já chegou a contar a quem lhe deu ouvidos que um oficial teria ficado com parte do dinheiro. Mas no inquérito não aparece nenhum oficial sob suspeição.

Hora de entregar

Agora que foi expulso da PM e, pelo visto, sem qualquer proteção superior, seria bom que o PM acusado do furto, começasse a delatar quem também participou dessa façanha.

Denorex

O deputado federal Flávio Nogueira disse que por conta da decisão da direção do PDT, que se lhe impôs punição de suspensão, está que nem o remédio denorex, usado antigamente para combater a caspa. Se parece, mas não é.
Presidente do diretório regional do PDT no Piauí, Flávio nada decide. Se parece, mas não é.

Mais uma

La vem dor de cabeça ou, quem sabe, mais uma cadeia, para o ex-prefeito Ronaldo Lages.
O juiz da 3ª Vara Federal do Piauí condenou o ex-gestor a um ano e nove meses de reclusão por ter inserido documentos falsos na prestação de contas sobre o uso de recursos do FNDE.

Tem sorte...

Rapaz metido a andar na contramão da legalidade, que já contabiliza outras condenações, Ronaldo Lages, entretanto, está com sorte, nesse processo.
Porque ele pode responder em liberdade.

A viagem

Wellington Dias vai ao Vaticano. Como convidado, para uma reunião dos governadores da Amazônia Legal. O Piauí não faz parte da região, mas como viajador que é, o governador do Piauí estará lá.
Já foi autorizado pela Assembleia Legislativa.

Disputa tola

Bolsonaro perdeu na briga com Luciano Bivar.
O presidente queria substituir o líder do PSL na Câmara, delegado Valdir, mas a mesa da Casa confirmou ontem à tarde que Valdir continua na liderança.

Inimigo declarado

Na batalha que trava para tirar Bivar da presidência do PSL, Bolsonaro acabou de ganhar um inimigo, o próprio delegado Valdir.
O líder do PSL reagiu à trama de Bolsonaro, dizendo: “eu vou implodir o presidente”.

Bye bye

Joice Hasselmann caiu da liderança do governo no Congresso. Diz-se em Brasília que, apesar de ser bolsonarista de primeira hora, ela não ajudou a destituir o líder do PSL na Câmara, delegado Valdir.
Para o lugar de Joice, o oportunista MDB emplacou o senador Eduardo Gomes (TO).

Abreu, o retorno

Fábio Abreu retornou ontem, à Câmara dos Deputados. A desculpa oficial é de que vai apresentar uma PEC (Proposta de Emenda a Constituição para criar a Zona Franca de Teresina). E, diz que nos moldes da Zona Franca de Manaus.

Zona Franca?

Abreu e, seguramente os assessores que prepararam tal projeto, parece que não leem sequer os jornais. Porque se lessem, saberiam que a Zona Franca de Manaus está fadada a sumir, exatamente porque os incentivos fiscais custam mais que o valor do que é produzido.

Plano Dubai

A Folha de São Paulo, em junho passado anunciou que o governo federal prepara o ‘Plano Dubai’ para substituir a Zona Franca de Manaus.
Ademais, Fábio Abreu precisa saber o que Teresina tem para atrair investimentos através de uma zona franca.
Isso não é nada, não é nada, não é nada mesmo. Nada, nada, coisa nenhuma.

Real propósito

O que se tem de certo mesmo é que o retorno de Fábio Abreu à Câmara dos Deputados, por no máximo uma semana, é para que ele prepare suas emendas ao Orçamento Geral da União de 2020.
Isso é não vai delegar ao suplente, no caso Paes Landim. Essas emendas fazem a alegria dos titulares dos mandatos.

Joaquim Caldas e o livro

O advogado e professor Joaquim Caldas Neto lançará, dia 21 próximo, (às 18h30min), na OAB Piauí, o seu livro “Rol de Penhora na Execução Fiscal de Microempresas”.
A obra é fruto dos estudos comparativos em que é identificado o impacto da tributação para as microempresas, para seus sócios e o quanto isso inviabiliza a continuidade da empresa.
Joaquim Caldas Neto é Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP.

Licitação do transporte

Saiu o resultado da licitação para o transporte escolar estadual realizado pela Secretaria Estadual de Administração.
Pelo que foi divulgado, dezenas de empresas participaram e disputaram 28 lotes – divididos por rotas .
A pergunta que não quer calar é: as 15 empresas da chamada organização criminosa que só ganhavam as licitações na Seduc, estão dentro?

A nota da nota

Divulgaram ontem, uma nota da OAB de que não estava negativando advogados inadimplentes nos serviços de proteção ao crédito SPC/Serasa.
Mas os próprios advogados notificados desmentem a nota. Eles receberam, sim, as notificações.
Assim como os adimplentes receberam também da OAB, os parabéns.

Iniciação científica 

O XIX Simpósio de Produção Científica (SPC) e XVIII Seminário de Iniciação Científica (SIC), que começa dia 22 e vai até dia 25 de outubro, no Centro de Formação Antonino Freire, recebeu mais de 400 trabalhos científicos de todas as áreas do conhecimento. O coordenador de Pesquisa da Uespi, Gustavo Gusmão, afirma que este ano o evento obteve mais 800 inscrições, sendo 441 com apresentações de pesquisas abrangendo todas as áreas.

Ping-Pong
A festa da campanha

Em campanha para deputado estadual, nos anos 90, Pompílio Evaristo chega numa festa organizada por um discotecário na zona rural de São Miguel do Tapuio. Animado, manda distribuir cervejas para mais de 500 pessoas. Lá pela madrugada, sai de fininho, acompanhado do assessor, sem pagar a conta. 

O assessor: “O dono da festa vai ficar contra você...”
Pompílio: “Em compensação, 500 ficarão satisfeitos”.

Expressas

O município de Batalha será palco da 12ª Feira do Bode, que reúne gastronomia, ecoturismo, shows, leilão, artesanato e oportunidade de negócios. 

O evento é uma das mais importantes exposições agropecuárias norte do estado e acontece de 25 a 27 de outubro. 

O Senado aprovou o projeto de lei que fixa prazo de 30 dias para a realização de exames de diagnóstico de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria segue para sanção presidencial.

Comente

Pequisar