Estado policial

Estado policial

Ontem, ao anunciar que denunciou o jornalista americano Glenn Greenwald, por suposto envolvimento com os sujeitos que invadiram celular do ministro Sérgio Moro, o Ministério Público Federal deu demonstração de que só num estado policial se denuncia sem ao menos investigar antes. Isso representa tão somente um ataque velado à liberdade de imprensa, ainda que a própria Polícia Federal tenha passado a informando de que não há indícios da participação direta do jornalista nesses episódios. Isso é intimidação e uma agressão também aos direitos fundamentais sacramentados na Constituição do país. Ora, ora, o jornalista Glenn Greenwald não estava (pelo menos oficialmente) sendo investigado e, nessa condição, sequer foi indiciado em inquérito, chega a ser surpreendente que só agora um procurador da República o inclua no rol dos denunciados. Além do jornalista estão denunciadas seis pessoas, algumas delas de fato identificadas e presas ano passado com suposto envolvimento nas invasões de conversas entre os procuradores da Lava Jato e o então juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara de Curitiba. O papel do jornalista americano no episódio – este sim, declaradamente público – foi de divulgar através do site The Intercept, conversas hackeadas dessas autoridades na efervescência das investigações e julgamentos no âmbito da Lava Jato. Nesses diálogos, Moro aparece num verdadeiro conluio com os representantes do MPF. Se está vivendo no país período de verdadeira intolerância, partida de quem deveria cumprir a lei. São autoridades que se arvoram de um poder quase absoluto pelo qual acham que tudo podem, inclusive ferir a liberdade de imprensa, alguns se achando no direito de pedir ou determinar prisões só porque jornalistas cumprem seu verdadeiro papel de informar e formar opinião. Não cabe manifestações – seja de quem for – e ações autoritárias que visem dar lugar a um estado policial onde seus agentes buscam a todo custo manter o controle principalmente dos seus críticos ou de seus opositores. Não passarão.

João Dória diz que não recebe salário e paga suas despesas em São Paulo. Aqui, Wellington aluga a própria casa onde mora para o Estado (Foto: Portal AZ)

Mau exemplo

Quando se ufana em dizer que na condição de governador de São Paulo não tem salário do Estado e mora em sua casa, anda no seu helicóptero e paga todas suas despesas pessoais e familiares com seus próprios recursos, João Dória deixa governadores, como Wellington Dias, o do Piauí, em sério desconforto.

Mau exemplo 2

Porque Wellington Dias aluga sua própria casa para o governo, suas contas pessoais e familiares são pagas pelo erário público, seus deslocamentos são em aeronaves e carros fretados e pagos também com dinheiro público.
Diferença abissal do governador piauiense para o paulista.

Eleições 2020

Terceiro colégio eleitoral do Estado, com pouco mais de 50 mil votantes, Picos promete uma eleição acirrada e de muitas estórias.
O ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas) e o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho, recém-filiado ao PT, já estão em pré-campanha.
O prefeito Padre Walmir (PT) ensaia a pré-candidatura da professora Maria Santana a prefeita, mas há quem diga que não se quedará em emplacá-la como vice de Araujinho.

Calcanhar de Aquiles

Independentemente do apoio do prefeito, Gil Paraibano e Araujinho devem disputar voto a voto a eleição em Picos. As sondagens eleitorais feitas até agora no município mostram que o primeiro tem praticamente o dobro das intenções de voto do segundo. 

Rejeição

O problema para Gil Paraibano: a rejeição a ele também é alta, enquanto Araujinho praticamente zera neste quesito.
E em eleição, rejeição alta pode destroçar qualquer candidatura, por mais viável que ela seja.

Strans congestiona

Carro da Superintendência de Trânsito de Teresina lidera um comboio de veículos provocando quilômetros de congestionamento e diz que se trata de blitz educativa.
Foi ontem, de manhã, na BR-316.

O padrinho

Na sua posse ontem, como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho no Piauí, Marco Aurélio Caminha não se melindrou e, em bom tom,  agradeceu pelo apadrinhamento, ao procurador geral da República, Augusto Aras.

Campo fechado

O governador Wellington Dias viaja depois de amanhã a Oeiras para a solenidade alusiva à independência do Piauí.
Mas, por causa das ações mal sucedidas de seu governo, ele vai de Teresina direto a Picos porque o avião não desce no campo de pouso de Oeiras.
Que está com obras paradas.

Advogados ameaçados

A polícia não divulgou oficialmente, mas nos bastidores dá nomes aos advogados que estão ameaçados de morte pelas quadrilhas de bandidos.
Seriam eles: Cantuária, Lucas Ribeiro, Michele, Gilberto Holanda e um de São Raimundo Nonato, de nome não revelado.

Garantias

Está  na hora de a OAB e a própria polícia adotarem providências para garantir a integridade física dos ameaçados.
Não se confirmou, mas dizem que os ameaçados não teriam cumprido os acordos com os ditos clientes.

O piloto não vem?

Ontem, uma fonte policial dizia à coluna que acha muito difícil o piloto  Vagner Farabote, da gangue da cocaína, se apresentar hoje, à Justiça do Piauí.
Segundo o policial, ele e os dois que foram colocados em liberdade pelo desembargador José Ribamar Oliveira pegaram léguas para o Paraguai.

Acertos e obrigações

O que tem preocupado as autoridades policiais são as especulações em torno de interceptações telefônicas que flagraram as conversações entre os bandidos, advogado e empresário, sobre os acertos para a soltura deles.
Esse grampo teria sido feito pela polícia paulista.

Você sabia?

Um dos pilotos colocados em liberdade já foi preso em Teresina em 1999. Ele morava na Vila Bandeirante, hoje, avenida Zequinha Freire.
Como se vê, essa gente há anos pratica assaltos por aqui, portanto, bem conhecida da polícia.

Sem gás

A 9ª Vara Criminal de Teresina deixou de realizar cinco audiências ontem com presidiários.
Porque simplesmente eles não compareceram por falta de combustíveis nas viaturas da Secretaria de Justiça.
Fica vermelha, cara sem-vergonha!

Bonde dos 40

A Polícia nega ou se mostra indiferente, mas há informação de que o chamado Bonde dos 40, a perversa quadrilha que nasceu e tomou corpo no presídio de Pedrinhas, em São Luís, tem forte atuação em Teresina e em muitas cidades do Piaui.
É grande a ramificação dessa quadrilha nos bairros periféricos da capital.

Aliás...

Não é segredo entre policiais que os mais de 900 quilos de cocaína apreendidos com os pilotos do helicóptero, seriam destinados ao Bonde dos 40.
E falar nisso, cadê a cocaína apreendida?

O vice do Mão

Brigado com seu vice, Samarone, desde a posse, Mão Santa anda atrás de um companheiro para disputar a reeleição.
Especulou-se que Beto, do Progressistas, estaria na cola do prefeito para a vaga.
Mas como o próprio Mão Santa diz que a ignorância é audaciosa, essa história não se confirma.

Ping-Pong
Comunicado oficial

No dia em que a ditadura militar, agora tão negada em sua inegável existência, cassou o presidente Juscelino Kubitschek, José Maria Alkimin, então vice-presidente do general Castelo Branco, recebe um telefonema do jornalista Wilson Figueiredo:

Figueiredo: “Dr Alkimin, como o senhor recebeu a cassação de JK?”
Alkmin: “Pelo telex, meu filho”.

Expressas

Beneficiários reclamam de recorrentes bloqueios do cartão Passe Livre para pessoas com deficiência em Teresina. 

O problema vem causando transtorno para as famílias que precisam se deslocar dentro da cidade, principalmente com crianças autistas.

A promotora de justiça Myrian Lago, da 49ª Promotora de Justiça, está investigando uma denúncia de maus-tratos contra internas da Penitenciária Feminina de Teresina, localizada no bairro Santo Antônio. 

Comente

Pequisar