Magia numérica

Magia numérica

Ainda sobre os números mágicos de Wellington Dias, que ensejaram comentário do colunista dias atrás: chama atenção o desencontro entre a fala do governador e os dados fiscais do Estado. Ao falar na 33ª edição do Fórum Nacional “Pandemia e a Crise Esta dual”, declarou o governador do Piauí que recebeu o estado com cinco folhas de pagamento em atraso e que os salários dos servidores consumiam 73% das receitas líquidas correntes.  Não foi bem assim. Quem tiver curiosidade e paciência poderá acessar os boletins da Secretaria do Tesouro Nacional e lá saberá que em dezembro de 2002, quando Hugo Napoleão deixou o governo do Piauí, o estado comprometia 43% das receitas correntes líquidas com pagamento de pessoal. Então, quem também tiver memória vai lembrar que não havia cinco folhas de pagamento em atraso em janeiro de 2003 quando Wellington Dias assumiu o governo pela primeira vez. Segundo a fala do governador do Piauí, o estado hoje compromete 39% das receitas correntes líquidas com o pagamento de salários e encargos. Também não é bem assim. Portanto, não é o que se vê no último balanço financeiro do estado, no qual há dotação atualizada de R$ 10.515.164.971,00 e despesas de pessoal projetadas em 5.805.503.737,00. Ou seja, 55,18% das receitas líquidas projetadas para 2021. Qualquer especialista da área, que a coluna consulta sempre, mostra, por exemplo, que o limite de endividamento do estado de fato tem se ampliado por aumento real de receita, o que fez também cair a relação da dívida para com a receita, que no último balanço da execução financeira se situava em confortáveis 35,55%. Daí se entender que o governo segue trabalhando com uma contabilidade criativa, que produz números positivos (ou seriam números mágicos), os quais não resistem, por exemplo, à análise criteriosa da Secretaria do Tesouro Nacional, esta, sim, com dados reais sobre as finanças estaduais – seja do Piauí, seja de qualquer outra unidade da Federação. Por isso se entender que o governador do Piauí gosta de impressionar em relação aos números fazendo mágica.

Celso Barros Neto, sendo candidato ou não à reeleição, será o alvo dos ataques na campanha eleitoral da OAB-PI (Foto: divulgação)

Baixo nível

O temor é de que a disputa eleitoral pelo comando da OAB-PI descambe para a baixaria, entre os próprios candidatos.
Os que se dispõem a discutir propostas já estão em campo. Outros parecem jogar abaixo da república, rasteiramente.

Muitos candidatos

Especula-se que pelo menos quatro candidatos oficializarão suas candidaturas, a maioria fazendo oposição à atual diretoria, que está na expectativa de confirmar a reeleição de Celso Barros Neto ou pelo lançamento da candidatura do atual diretor financeiro Einsten Sepúlveda.
A campanha suja deve circular através de grupos de WhatsApp. 

Marcação cerrada

Com a mulher em cargo de procuradora na prefeitura de Altos (pelo menos aparece  na relação de concurso) e com cargo na Assembleia Legislativa, os adversários do advogado Raimundo Jr não sossegam.
Usam tudo isso para vê-lo fora da disputa pela presidência da OAB-PI.

Acredita, viu!

O governo do Piauí está veiculando vídeo anunciando que a duplicação dos pouco mais de oito quilômetros da BR343 está em fase de conclusão.
Aí gosta de ser chamado de mentiroso.

Pfizer, vacina

O Piauí recebe hoje 35.100 doses da Pfizer.
Mas espera aí: segundo a Secretaria de Saúde somente as próximas vacinas serão destinadas para categorias de serviços essenciais, como comunicação, educação, serviço social e limpeza pública. 
E assim mesmo apenas 20 por cento do que vier.

Reforma na ponte

O prefeito Dr. Pessoa assinou ontem a ordem de serviço para reforma da cúpula da Ponte Estaiada, o chamado complexo turístico localizado na Avenida Raul Lopes.
Ficará pronta em 60 dias, para ser incluída nas festas de aniversário de Teresina.

Vereadores infectados

O coronavírus está solto na Câmara Municipal de Teresina. Em apenas uma semana três vereadores foram diagnosticados com covid-19.

Quem são

Ontem, Venâncio Cardoso (PSBD) e Bruno Vilarinho (PTB) informaram que estão positivados.
O presidente do PSL no Piauí, vereador Luís André, segue internado em um hospital particular da capital.

A zebra

O 4 de julho pode ficar hoje, mais rico e um time bem falado em todo o Brasil.
Basta vencer o São Paulo, no Morumbi, pela Copa do Brasil.
O diabo é quem duvida. 

Meio ambiente

Olha que coisa: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai receber da Academia Time Fit uma série de materiais de expediente como compensação ambiental pelo fato de a empresa ter derrubado um ipê na avenida Barão de Gurgueia, ao lado da agência do Banco do Brasil.

Chorume

Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) autorizou a Águas de Teresina a receber e tratar chorume nas suas estações de tratamento de esgoto, desde que atendidas todas as exigências legais e formalmente autorizada pelo órgão ambiental competente.  

Obras

R$ 1.609.287,89 é o valor da licitação que a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Norte vai fazer para uma série de obras de recuperação de pavimento, bocas de lobo e drenagens na região.
Obrinhas que rendem.

Renegociação

Desde a semana passada, a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado está autorizada a renegociar com os mutuários as dívidas de contratos imobiliários dos seus empreendimentos habitacionais.

Quem?

A lei que autoriza a renegociação lista os mutuários dos residenciais Jacinta Andrade, Paulo de Tarso I e II, Parque Brasil I, II e III e Residencial Santa Maria.
Todos poderão receber descontos sobre o valor dos juros de mora e multa contratual.

Moças de farda

Lei de iniciativa do deputado estadual Coronel Carlos Augusto, sancionada na semana passada pelo governador Wellington Dias, cria o dia estadual da policial feminina, a ser
comemorado em 1º de agosto.

Mulher empreendedora

Outra lei, essa de autoria do deputado estadual Franzé Silva, estabelece que haverá o dia estadual da mulher empreendedora, a ser celebrado em 19 de novembro.

Refresco

O Conselho Municipal de Assistência Social decidiu prorrogar até o dia 31 de dezembro o prazo para a entrega da prestação de contas das entidades socioassistenciais, referente ao exercício de 2020, composto pelo relatório de atividades do exercício de 2020 e plano de ação para o exercício 2021.

Desculpa

O refresco dá-se com a desculpa: é “o cenário global da pandemia causada pelo novo coronavírus desde o ano de 2019, no qual as entidades e/ou organizações socioassistenciais também tiveram suas ações paralisadas/penalizadas por conta da pandemia”.
Porém, cabe lembrar que o novo coronavírus ataca as pessoas, não computadores onde se fazem balanços. 

Sob suspeita

Sete servidores de nível básico da Fundação Municipal de Saúde estão sendo investigados sob suspeita de acúmulo ilegal de cargo público.

Espaço do Tatu

Vem cá, tem é tatu urbano em Teresina?
Deve ser, né, porque só isso para explicar o fato de a cidade estar tão esburacada.

Ping-Pong
A prova do mentiroso 

O ano é 1961. Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro. Era dezembro, prova oral em Direito Internacional Privado, aplicada pelo rigoroso professor Haroldo Valadão. O estudante Raimundo Eirado, presidente da UNE, alega total desconhecimento na prova usando a morte do pai que ocorreu quatro anos atrás. O professor, comovido dá-lhe nota 8. Chega a vez de José Francisco Paes Landim, cujo pai, o deputado estadual Paes Landim (Senhorito) de fato havia morrido 20 dias atrás. Dá um “branco“ e Landim nada responde. 

O professor: “você não estudou?”.
Landim: ”Meu caro professor, meu pai morreu há 20 dias, não estudei direito.”
O professor (irritado): “Você está mentindo igual ao outro, a nota é 3”.

Colaboração: Sebastião Nery.

Expressas

A prefeitura deve iniciar em breve a reforma do campo de futebol Bariri, localizado no cruzamento da avenida Pernambuco com a rua Anísio de Abreu, na Vila Operária, zona norte de Teresina.

O piauiense Idel de Sena, de 23 anos, lançou um livro sobre ficção científica em um projeto de apoio nacional. 

Lançado em 2019, escritor relatou ao Portal AZ que inicialmente publicou em formato de ebook pela plataforma Amazon, mas após repercussão, decidiu participar da rede de colaboração do Catarse. 

Comente

Pequisar