Os esclarecimentos da Semec

Os esclarecimentos da Semec

O Assessor Jurídico da Secretaria Municipal de Educação, Claudio Soares, enviou texto à coluna buscando esclarecer sobre os contratos e repactuações do transporte escolar. Leia: “Prezado jornalista Arimatéia Azevedo, com os mais sinceros cumprimentos, apresentamos abaixo, direito de resposta referente as publicações em sua conceituada coluna, no Portal AZ, nas edições dos dias 11 e 12 de Setembro de 2021. 1. Os processos de reequilíbrio financeiro, repactuação, reajuste dentre outros que têm como objeto a prestação de serviços de transporte escolar e de professores à Semec, são submetidos à apreciação da Procuradoria Geral e à análise técnica da Controladoria Geral do Município, que aferem a legalidade, o direito, a conformidade e a adequação do pleito, atendendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência; 2. Todos os processos administrativos da Semec que envolvem gastos de recursos públicos tramitam sem restrições, sendo público o acesso, e todos os atos são regularmente publicados no Diário Oficial do Município e nos portais, em cumprimento ao princípio da publicidade; 3.  Em relação ao fornecimento de kits escolares, segue abaixo o Aviso de Licitação para esclarecimento da verdade.   Ressalta-se, que os mesmos são referentes à compra de produtos que fazem parte do Kit de Merenda Escolar que irá atender aos alunos da Rede Municipal de Ensino, totalizando 95 mil estudantes. AVISO DE LICITAÇÃO - CPL COMPRAS PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 35/2021 – SEMEC - PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 00044.005909/2021 - 05 – SEI TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO POR LOTE LICITAÇÃO DIFERENCIADA COM COTA PRINCIPAL, COTA RESERVADA PARA ME/EPP/MEI E COTA EXCLUSIVA PARA ME/EPP/MEI – RELANÇAMENTO Objeto: Registro de Preços para eventual contratação de empresa especializada no fornecimento de KITS ESCOLARES, conforme previsão no Edital, Termo de Referência e seus anexos. Modo de disputa: Aberto e Fechado. Abertura das propostas: às 09:00 (nove horas) do dia 21/09/2021. Início da sessão de disputa de preços: às 09:30 (nove horas e trinta minutos) do dia 21/09/2021. Fonte dos Recursos: 1090100 / 1122115 - Material de consumo. Retirada do Edital a partir de: 08/09/2021 nos endereços eletrônicos: www.licitações-e.com.br e/ou www.tce.pi.gov.br. Valor Estimado Total: R$ 38.511.834,96 (Trinta e oito milhões quinhentos e onze mil oitocentos e trinta e quatro reais e noventa e seis centavos). Referência de tempo: horário de Brasília. Informações: Fone/Fax: (0xx86) 3229-0015.
Teresina-PI, 6 de setembro de 2021. LAZARO SOARES GUEDES RODRIGUES - Coordenador da Central de Licitações - Leonardo Silva Freitas - Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos. 4 – Já com relação a informação de que a Semec está reajustando os valores de contratos com empresas que realizam o transporte escolar do município de Teresina, esclarecemos que os mesmos são referentes, aos constantes reajustes nos valores dos preços combustíveis. Portanto, estamos atendendo aos princípios que regem um processo licitatório, que são: isonomia, legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório. Na certeza de contarmos com os devidos esclarecimentos, agradecemos e nos colocamos à sua inteira disposição”.

No Piauí acontece cada uma! Depois que pagou avião para apagar o fogo em São Raimundo Nonato, Whindersson Nunes é convidado até para ser candidato a governador (Foto: divulgação)

Menos, Ravena, menos!

A presidente do PMN no Piauí publicou em suas redes sociais convite ao humorista Whindersson Nunes para, filiado à legenda, se lance candidato ao governo em 2022.
Sem idade para tanto, Whindersson, que o povo de rir, deve estar mandando recado para a presidente: ‘menos, Ravena, menos’.

Convite sem nexo

A justificativa para Whindersson passar à condição de candidato ao governo é porque o jovem humorista de 26 anos acaba de fazer uma proeza que competiria ao governador e todos os seus políticos: apagar o fogo que queimava a cidade de São Raimundo Nonato.
Mas ainda assim, o convite é estapafúrdio.

Esclareça-se

O ex-secretário de Educação da Prefeitura de Teresina, Kleber Montezuma não ocupava o cargo em 2010, quando a Semec firmou contratos com a empresa Nilton Turismo.

Para quê?

Então, a auditoria tão falada pelo secretário de Finanças, Robert Rios, vai responsabilizar a quem?
Ah, pelo que se soube ontem, funcionários da Semec estavam ressabiados com auditoria que teria começado na sexta.

Empresários X Prefeitura

O consorcio do transporte coletivo de Teresina rejeitou a proposta do prefeito Dr. Pessoa.
Os empresários rechaçaram as informações da prefeitura sobre a existência de supostas irregularidades no setor.

Contra-ataque

Eles, obviamente, destacaram que a Strans se embasou em um ‘minucioso’ relatório apresentado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) conduzida pela Câmara de Vereadores, bem como de uma análise feita pela Equipe Técnica da Prefeitura.

O que eles pedem?

Os empresários pedem que a Prefeitura de Teresina apresente, em  tempo, os resultados das auditorias realizadas pela Controladoria Geral do Município, haja vista a antiguidade do conhecimento da situação e o lapso temporal de janeiro de 2021 até o momento atual, sem qualquer tipo de manifestação oficial anterior.

Críticas pesadas

Em resumo, o Consórcio SITT, desconsidera os ofícios da PMT porque os documentos apresentam um conjunto de “distorções, equívocos e calúnias, cuja ausência de respaldo técnico e legal de suas conclusões atentam contra a inteligência, integridade e moral dos concessionários e consequentemente de toda a população de Teresina”.

Inércia ou birra

O diabo é que já se vão nove meses desse imbróglio envolvendo a gestão municipal do transporte coletivo com humilhações e sérios prejuízos para os usuários do sistema.
Enquanto isso, estações do Inthegra estão abandonadas e, algumas, depredadas.

Lá vem a Guanabara

Agora, já se sabe que a alternativa, como uma espécie de vingança, para não ceder ao que o consorcio exige, é manter contrato com empresas de outros Estados.
A Guanabara, segundo um interlocutor de Dr. Pessoa já estaria com minuto de contrato feito para colocar novos ônibus nas linhas de Teresina.
Sabe-se lá a que custo.

Confira

Por ser longo demais, a coluna disponibiliza o link completo da resposta dos empresários aqui.

Classificados

Moradores dos conjuntos Bela Vista I, II e III, na zona sul de Teresina, devem procurar na Agência de Desenvolvimento Habitacional informações sobre como agir para a regularização fundiária de interesse social, relativa àquele residencial da antiga Cohab.

Rombo coberto

A Equatorial Piauí destinou o lucro líquido apurado no exercício de 2020, no valor total de R$ 619.400.001,95, para absorção parcial da conta de prejuízos acumulados pela companhia ao longo de anos.

Termelétricas

A crise energética em razão da escassez hídrica no país está reativando o interesse de empresas pela instalação de termelétricas no Piauí.
Na semana passada, foram feitos à Secretaria de Meio Ambiente (Semar) pedidos de licenças ambientais prévias para geração de energia dessa matriz mais poluidora.

Onde

Os pedidos foram formulados pela Brazilian Energy Participações, que pretende instalar uma usina termoelétrica em Parnaíba (Portinho); Evolution Power Partners, também em Parnaíba, numa unidade chamada Amarração, e outra em Piripiri.

Gás natural

A Evolution Power Partners pretende implantar um sistema de ancoragem e movimentação de gás natural e/ou gás natural liquefeito na estrutura portuária em Luís Correia, o que leva a crer que este seja um empreendimento já feito no escopo da lei de privatização da Eletrobras.

Operacionalização do porto

Até que enfim, essa lei pode fazer algo que sucessivos governos do Piauí prometeram e não conseguiram: a operacionalização do encantado porto de Luís Correia.

Leilões

A lei autorizou a realização de leilões exclusivos para termelétricas a gás natural para contratar 8 GW de potência. Este leilão ocorrerá na modalidade de leilão de reserva, ou seja, a contratação não será feita pelas distribuidoras, mas pelo sistema elétrico com os custos pagos por todos os consumidores de energia elétrica.

Nordeste

Para o Nordeste, estão reservados 1.000 MW, nas regiões metropolitanas dos estados que não dispusessem em suas capitais capital ponto de suprimento de gás natural na data de publicação da lei – ocorrida em julho passado.

Quando?

O que está acontecendo, então, é que as empresas estão se antecipando no pedido de licenciamento ambiental, para participarem do leilão de energia promovido pelo Ministério de Minas e Energia - MME.
Esse leilão que poderá contratar essas novas térmicas está previsto para dezembro.

Solar 

Enquanto as termelétricas não chegam, avançam os pedidos para geração de energia fotovoltaica. A empresa Sol do Piauí IV Geração de Energia Ltda. pediu à Semar licença prévia para a usina fotovoltaica (UFV) Helios 8, com 116,18 MW de potência instalada em área de 293,50 hectares, localizada no município de Simões.

Ciro Nogueira

Foi sancionada dia 9 de setembro por Wellington Dias a Lei Nº 7.573, de autoria do deputado Henrique Pires, que dá o nome de deputado Ciro Nogueira Lima ao contorno rodoviário, da BR-222 com a rodovia PI-110, na cidade de Batalha.

Aprendizado

O delegado Alessandro Barreto participa entre os dias 24 e 28 de setembro, como palestrante, do 1º Congresso Internacional de Ciberseguridad: “Una visión conjunta e integral”, promovido pela Polícia de Repressão a Crimes Cibernéticos do Estado de Hidalgo, México, que pagará as despesas de viagem do integrante da polícia do Piauí.
O evento acontecerá na cidade de Pachuca de Soto, México.

Ping-Pong
O trote ‘Cebolinha’

O diretor do jornal Correio do Piauí, Genésio Araújo, tem, como o senador Mão Santa, dificuldade em pronunciar o R. Certa vez, resolveu pregar uma peça no publicitário Marcus Peixoto. Falou com a empregada de Peixoto, inventando uma história picante e no final disse para a moça que quem estava falando era o jornalista Pires de Sabóia. A moça anotou o recado.

A empregada: “Seu Marcus, tem um recado aqui do seu Piles de Sabóia”.
Peixoto: “Não, é Piles de Sabóia. É Pires de Sabóia”.
A emprega: “Não, não é Pires, é Piles de Sabóia mesmo. Ele falou bem devagar e eu anotei o nome”.
Peixoto: “Tudo bem, eu já sei que esse tal Piles de Sabóia na verdade se chama Genésio Araújo”

Originalmente publicado em 5 de abril de 2004.

Expressas

Teresina superou a meta de vacinação de pessoas acima dos 40 anos contra a covid-19, segundo dados do Painel de vacinação municipal. 

Teresina já vacinou 361.693 pessoas nesta faixa etária, acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 317.302 pessoas habitantes na capital que estão nesta faixa etária.

A Defensoria Pública do Piauí iniciou as inscrições para nova turma do curso Defensoras Populares. As interessadas devem acessar o link no site www.defensoria.pi.def.br e preencher o questionário proposto. 

Comente

Pequisar