É o sistema que realmente corrompe?
O caráter pode ser medido pelo grau de confiança que a pessoa inspira a partir de seu comportamento
Não. Não é; definitivamente é a falta de caráter. Na República Federativa do Brasil atribui-se muito e enfatizam a seguinte frase: o sistema está corrompido e a cada dia corrompe mais pessoas. Falácia. Mera falácia. Sabe o que realmente corrompe? O individualismo, a cobiça, a inveja, o ciúme, a capacidade de adquirir o que eticamente não está ao alcance de todos. O que é o caráter? Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O caráter é o que define a personalidade e a índole de uma pessoa. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento. O caráter pode ser medido pelo grau de confiança que a pessoa inspira a partir de seu comportamento, da retidão de suas ações e pela honestidade em suas relações e seus atos.
Qual o intuito deste artigo? Alertar que nem tudo está dominado. Existem homens de caráter e que não se rendem à Corrupção. Atualmente existe um movimento pró-corrupção? Somente o diabo e os seus duvidam que não exista? Fala-se de tudo no início de um novo ano; menos em combate à corrupção. O que passa na cabeça de uma pessoa simples materialmente quando lhe indagam sobre a política e os políticos profissionais? Você ouvirá adjetivos os mais horripilantes possíveis. O grau de confiança na política e nos políticos profissionais a cada dia decai. É O SISTEMA QUE REALMENTE CORROMPE? Certo mesmo é que a movimentação pra eleição da Presidência da Câmara e do Senado já começa a demonstrar o caráter dos deputados e senadores eleitos e reeleitos? Tudo isso é fruto das Instituições que se diziam sérias terem aderido ao Sistema?
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Certo estudioso da ética e da moral costuma dizer que pessoas sem caráter tendem a atribuir tudo ao sistema. O que de fato é o sistema? Não é apenas mais uma palavra nos dicionários? Você já ouviu falar de Thomas Morus? Thomas Morus teve uma vasta produção literária. Seu livro mais conhecido e mais importante é chamado Utopia, publicado em 1516. Nele o autor fala de uma ilha imaginária de forma alegórica permitindo muitas interpretações. Alguns acreditam ser uma idealização de Estado e outros entendem como sátira da Europa no século XVI. Foi um dos grandes intelectuais humanistas do Renascimento e, ao mesmo tempo de uma fé e honestidade inabalável. Thomas Morus preferiu morrer a se render ao dito sistema. Morreu mais não se corrompeu. É a verdade!
É O SISTEMA QUE REALMENTE CORROMPE? NÃO. Não é mesmo. É a fraqueza. É o desejo de construção de uma vida aparentemente fácil. É a ilusão de que o TER, O PODER E O PRAZER são maiores que o criador; o pai celestial todo poderoso. É a vontade de tornarem-se deuses. O que corrompe é a falsa noção de que são imortais ou a desfaçatez de acreditar e crê que a vida não passa de uma mera ilusão e precisa ser apreciada, vivida e retirar todo o néctar de consumismo e prazer que possa existir. A eleição da Câmara dos Deputados está praticamente definida? É o que corre nos bastidores. E a do Senado? Poderá ocorrer uma vitória do não pragmatismo político? Certo mesmo é que o mercado financeiro já não está vendo com bons olhos o novo Presidente?