Acordando de um grande pesadelo?
Muito cuidado a partir de agora com visitas inesperadas em sua casa
Certa vez um Padre Jesuíta falou-nos que nunca pediu algo a mãe de Jesus pra não ser atendido. VERDADE. Acordou de um enorme pesadelo? O que é um pesadelo? Sonho comum acompanhado de tremendo medo. É isso que ocorre com quem se emociona e sai aderindo a qualquer tipo de seita. O que é uma Seita? A palavra vem da mesma palavra grega que a palavra heresia. Essa palavra é háiresis, que em grego significa escolha, tomar partido, corrente de pensamento, escola, etc. Quando a palavra háiresis passou para o latim, transformou-se em secta. Em muitos casos, a palavra "seita" serve para descrever uma divisão ocorrida no cristianismo. Muito cuidado a partir de agora com visitas inesperadas em sua casa. Mas tudo bem; acordou? Siga em frente!
A partir de fontes bíblicas, da Tradição e do Magistério eclesiástico, é possível reconhecer que a Igreja Católica é um projeto que nasceu do coração de Deus Pai, instituída por seu Filho, Jesus. Não há dúvidas de que a Igreja seja a instituição internacional mais longeva em atividade no mundo. No entanto, ao longo dos seus 2 milênios de existência, ainda há quem se pergunte como ela surgiu, quem a fundou ou mesmo no que consiste. A Igreja cresce, portanto, a partir do testemunho dos apóstolos, transmitido aos seus sucessores, em comunhão com o sucessor de Pedro, Bispo de Roma, princípio da unidade eclesial. Essa configuração já é percebida no chamado Concílio Apostólico de Jerusalém, ocorrido por volta do ano 48, para resolver uma questão doutrinal na qual cristãos de origem judaica defendiam que os pagãos que aderiam ao Cristianismo deveriam ser circuncidados. Paulo e Barnabé foram ao encontro de Pedro e dos outros apóstolos em Jerusalém para discutir a questão. O colégio apostólico, então, decidiu que não era necessária a circuncisão aos cristãos de origem pagã, uma vez que se aderia a Jesus Cristo, DEUS; pelo Batismo.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Mas o que devo fazer a partir de agora pra não cair em tentação emocional novamente e somente porque me trataram bem e me acolheram melhor ainda resolvi deixar a Igreja Católica? Recomeçar a caminhada na Igreja Católica. O primeiro passo é procurar a sua paróquia e se aproximar das atividades da Igreja. Em seguida siga firme e tente adquirir livros católicos que possam realmente fortalecer novamente a sua fé. A Igreja Católica tem tudo do bom e do melhor em termos formativos. Outro aspecto importante é seguir a Igreja realmente por Cristo Jesus; Deus. Agindo assim estará na fonte e não em meros adereços. A árvore da vida e primazia encontram-se na Igreja Católica! A referência mais antiga que se refere à Igreja fundada por Cristo como “Católica” é atribuída a Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir do século II, que afirmou: “Onde está Jesus Cristo está a Igreja Católica Apostólica Romana”.
A palavra grega katholikos, que quer dizer “aquilo que é conforme o todo” ou “universal”, era inicialmente atribuída à Igreja como aquela que se destina a todos e está presente em todo lugar. No século IV, São Cirilo de Jerusalém usa esse adjetivo para se referir à fé que aceita a totalidade das verdades reveladas, em contraposição à fé herética, que escolhe aquilo em que quer acreditar. Desse modo, passou a ser chamada de católica a Igreja que inclui o depósito deixado por Jesus Cristo e transmitido pelos apóstolos, assim como os sacramentos.