O senhor não permite que pessoas ingratas tenham paz

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena

         Depois de quase 5 (cinco) meses de boa leitura concluímos a leitura de mais um comentário bíblico. Foram cerca de 2.100 (duas mil e cem páginas) de conteúdos analisados minuciosamente e com calma. Isso custa em média 10 horas de estudos. 3 horas pela manhã, 3 horas a tarde e 4 horas incluindo noite e madrugada. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. E qual a razão de tudo isso? Verificação se pregadores se atem aos fatos ou costumam vislumbrar fatos que nem mesmo existiram. E a constatação? Muita fantasia em sermões pregados cotidianamente por aí. Os que conseguem se manterem na linha percebe-se claramente que se ativeram à boa formação recebida em bons seminários. E o que já era esperado se revelou? Não tenha dúvidas disso. A grande maioria dos que se distanciam da boa pregação são oriundos de seitas e igrejas oriundas de divergências não teológicas, mas humanas. Portanto, muito cuidado com o que se ouve sobre Jesus Cristo!

         Atanásio é claro quanto ao uso dos Dons. “Então, seu senhor, chamando-o, lhes disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti”? Mateus 18:32,33 Mas vem k amigo; Comentário Bíblico não é algo estrito dos Protestantes? Isso é uma vendeta. Existem inúmeros comentários bíblicos no Mundo Católico. Inclusive os melhores. O fato é: nem todo mundo está disposto a enfrentar 2.100 páginas de um excelente comentário bíblico católico. Mas faça isso; agindo assim, os sacerdotes saberão que tens vida intelectual própria e que está verdadeiramente acompanhando o que dizem e o que falam sobre Jesus Cristo, Deus. O conhecimento faz bem!

         O que é mesmo um comentário bíblico? Informações públicas dão conta de que há uma grande variedade de comentários e algumas perguntas nos ajudam: quão inclusivos eles são; que nível de especialização acadêmica eles pressupõem; qual a metodologia interpretativa o comentarista utiliza; o que está incluído em seu plano ou esquema geral; e por fim, mas o mais importante é identificar com muita clareza quais são os pressupostos teológicos do autor. o comentário bíblico é uma ferramenta útil para o estudo da Bíblia. Comentário Exegético: Esse tipo de comentário é o mais acadêmico. Aqui o comentarista vai enfatizar todas as ferramentas de que dispõe para explorar o texto em todos os seus aspectos linguístico e gramaticais. A leitura desses comentários é mais pesada e cansativa, pois discute-se os mínimos detalhes do livro abordado e também são volumes extensos chegando a mais de duas mil páginas. Para facilitar a vida do leitor os comentaristas utilizam uma metodologia, que varia de comentarista para comentarista, mas que via de regra contém: (1) Tradução, (2) Notas, (3) Interpretação e (4) Referências e Estudos Adicionais. O objetivo é fornecer uma análise sólida e crítica, sem qualquer perda de sensibilidade ao significado espiritual dos textos bíblicos.  Para o leitor mais exigente e que necessita de um aprofundamento das questões exegéticas e hermenêuticas para prepararem suas exposições ou preleções esse tipo de comentário é essencial. Ok. Tudo bem. Mas você circulou e o título do Artigo? Eis o real sentido do estudo do comentário bíblico; real percepção de que o Senhor não permite que pessoas ingratas tenham paz. A Sagrada Escritura frisa isso do início ao fim. Isso é fato!

         E o que é gratidão? É um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela. Sentir-se grato também é associado a um estado de espírito e não se refere somente a bons acontecimentos. A sensação de gratidão pode estar relacionada a todos acontecimentos da vida de uma pessoa, que pode sentir-se grata também por experiências ruins que lhe trouxeram algum aprendizado. Assim, a gratidão pode estar relacionada não só às graças ou ajudas recebidas, mas a todas as experiências vividas por uma pessoa durante sua vida e seus relacionamentos. Gratidão também é um termo muito popular e proferido pela religião Católica. Os fiéis geralmente fazem pedidos de ajuda, auxílio e proteção, e quando algo que eles pediram para Deus acontece, ocorre um sentimento de gratidão, procurando uma maneira de agradecer por ter alcançado uma graça. Uma das características mais importantes da fé cristã é a gratidão a Deus. Vários versículos da Bíblia falam sobre a importância de ser grato a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito pelos seus filhos. Por esse motivo, a gratidão a Deus (e consequentemente a outras pessoas) deve ser uma das qualidades de uma pessoa que acredita em Deus. Esse estudo de mais um comentário bíblico nos revela que Jesus Cristo, Deus; não deixa passar em branco a ingratidão. Portanto, não se perturbe com ingratidões; Deus cuida de tudo. E a aplicabilidade deste estudo no mundo real? A percepção clara de que muitos homens não ligam mais pra gratidão. Pra trair alguém hoje em dia ou ser ingrato as pessoas não pensam nem duas vezes. É a vida!

         Outro aprendizado de um estudo como esse é a constatação in loco de como Deus cuida de todos aqueles que se dedicam a ele. Não tem essa de que dedicar-se a Cristo Jesus é motivo de vanglória; é apenas não tomar o nome de Deus em vão e realmente dedicar-se ao que mais interessa na vida. O que mais interessa? O seguimento fiel a Cristo Jesus e ser exemplo de retidão perante fatos e acontecimentos. O ser humano é um amigo e não inimigo ou adversário. Todos devem tratar-se com gratidão, pois o senhor não permite que pessoas ingratas tenham PAZ.

         Já dizia o velho e bom amigo Dom Celso José Pinto da Silva: “meu filho tudo é graça”. O senhor é bom, fiel e justo. Basta apenas que sejamos realmente dedicados a Deus. Doe tempo pra Deus BOM LEITOR!

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar