Os livros 1808, 1822 e 1889

Já leu Laurentino Gomes sobre a Escravidão? Leia. Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a ARTE DE LER

Você já leu algum livro de Laurentino Gomes? São bem escritos, fascinantes e envolventes. 1808 conta como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. E o livro 1822? Relata como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram Dom Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo pra dar certo. Mas quem é mesmo Laurentino Gomes? Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e concluiu a pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Também fez cursos na Universidade de Cambridge, Inglaterra, e na Universidade de Vanderbilt, Estados Unidos. Trabalhou como repórter e editor para vários órgãos de comunicação do Brasil, incluindo o Jornal O Estado de São Paulo e a revista Veja. É de fato um excelente escritor!

E o que diz o livro 1889? Mostra como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil. E qual a razão de tudo isso? Em tempos de pessoas que não conseguem ler mais do que cinquenta linhas e um povo realmente “valoroso na percepção” de ver livros apenas como despesas e não investimento; é uma beleza descobrir a maestria e forma de escrever de mais um escritor brasileiro. Os livros de Laurentino Gomes são envolventes na arte de prender a atenção dos leitores. E não é somente ele; existem inúmeros escritores da estirpe dele no Brasil e no Mundo. Erra feio quem imagina que os norte-americanos não gostam de ler. A Europa a cada dia se degrada e perde espaço no mundo dos leitores. Mas “o sentido da vida” agora não é os streamings?

Que nada. Nada substituirá o livro impresso. Agora lógico que a tendência mundial é a leitura digital. O que importa é não perder o gosto pela leitura. O conhecimento abre horizontes. A biblioteca de Washington é atualmente uma das maiores bibliotecas do Mundo; sabia dessa? Imaginou que estava localizada na Europa uma das maiores bibliotecas do Mundo? Misturou leitura com conhecimento, sabedoria e poder? Dinheiro se ganha até vendendo bananas no meio da rua; agora sutileza e refino é coisa rara. Em outras palavras é isso que os livros 1808, 1822 e 1889 retratam. O Brasil de outrora tem algo com o Brasil dos dias atuais? Responda você mesmo a estas perguntas. Somente se percebe o país onde mora como ele é; lendo. Lendo bastante e investindo em livros.

Já leu Laurentino Gomes sobre a Escravidão? Leia. Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto A ARTE DE LER. Conhecê-lo (o livro, o autor, as temáticas) ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente. Ler faz bem à vida. Ler faz bem ao MUNDO!

Comente

Pequisar