Dom Juarez e padre Antonio Carlos

Ok. Tudo bem. E o risco desta fé tornar-se movimento político?

Dom Juarez dispensa apresentações, mas quem é mesmo Padre Antônio Carlos? É um pároco que vem revolucionando a forma de gerir e administrar uma paróquia. O mesmo é Padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em uma solenidade de investidura dos novos Ministros da Palavra e da Eucaristia; Dom Juarez e Padre Antônio Carlos reanimaram os fiéis em uma Missa que atraiu uma verdadeira multidão à Igreja localizada no Renascença 1. Dom Juarez vem realizando um processo de escuta, animação vocacional e pastoral nas comunidades, paróquias e Igrejas por onde visita. O povo anda entusiasmado com Ele!

Seguindo os passos do Jesuíta Papa Francisco, Dom Juarez e Padre Antônio Carlos expressam o que vem fazendo o Papa em sua catequese: ““É preciso lembrar que o testemunho também inclui a fé professada, ou seja, a adesão convicta e manifesta a Deus Pai e Filho e ao Espírito Santo, que por amor nos criou e nos redimiu. Uma fé que nos transforma, que transforma nossas relações, os critérios e os valores que determinam nossas escolhas. Testemunhar, portanto, não pode ser separado da coerência entre o que se crê e o que se proclama e o que se vive.” Em sua homília Dom Juarez enfatizou a importância da escuta e vivência testemunhal da palavra de Deus. Ressaltou também o quanto é necessária a adesão a Cristo e o seu empenho no processo de evangelização. Lembrou ainda de São Bento e sua forma evangelizadora!

O que faz uma simples visita virar um Artigo? Quem anda com pouca fé e cético em relação à religiosidade precisa está presente em uma dessas visitas de Dom Juarez – Arcebispo da Arquidiocese de Teresina – o êxtase de fé é perceptível. A liturgia é apropriada e o povo acompanha cantando e rezando a plenos pulmões. Certo intelectual que andava afastado da Igreja afirmou que Teresina está em um verdadeiro processo de restauração da fé e reafirmação da sua catolicidade. Afinal o que é mesmo a fé? É a crença testemunhal através da própria vida. Os exemplos arrastam multidões. Pode se já dizer que passa a existir um clima propício pra santidade? Isso é também enfatizado nas preces das comunidades. Uma Igreja que produz santos é sinônimo de credulidade!

Ok. Tudo bem. E o risco desta fé tornar-se movimento político? Isso já é uma profecia dos contrários. Todo bom trabalho também infelizmente atrai oposições, mas são pouquíssimos; talvez os últimos resquícios de uma Igreja anteriormente voltada apenas à promoção dos amigos próximos? Certo mesmo é o forte crescimento da fé católica. Mas o cético perguntar-se-á neste momento; é entusiasmo apenas dos simples? E quais são os preferidos de Cristo Jesus? Mas peca e comete erro quem acha que não existe a participação forte da elite piauiense. O que faz um Arcebispo ser muito bem recebido em pleno sol a pino? A fé e a pura fé!

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar