A era dos extremos chegou a 2023?

Nossa pensei que a etimologia da palavra extremo apenas traz derivações além das normais?

         A leitura ou leitura de bons livros é uma dádiva. A Era dos Extremos é um ensaio histórico panorâmico em que o célebre historiador inglês desenvolve a tese de que o século XX teve início com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e terminou com a derrocada da União Soviética, em 1991. Eric Hobsbawm, um dos maiores historiadores da atualidade, dá seu testemunho sobre o século XX: "Meu tempo de vida coincide com a maior parte da época de que trata este livro", diz ele na abertura, "por isso até agora me abstive de falar sobre ele". Neste livro fascinante, porém, ele abandona seu silêncio voluntário para contar, em linguagem simples e envolvente, a história da "era das ilusões perdidas".

         Depois deste livro tem outros: A Era das Revoluções, A Era dos Impérios e a Era do Capital. O mais importante é ter sempre a essência da leitura; isto é, mesclando o antigo, o moderno e o contemporâneo. O que está acontecendo em pleno século XXI seria uma nova espécie de A Era dos Extremos? No mundo não; no Brasil SIM. Estamos há alguns meses batendo na tecla de que o Socialismo retrógrado e o Comunismo Marxista estão em vias de implantação na América Latina e de forma especial no BRASIL. O estatismo toma conta de todos os setores. O “exército” de dependentes do dinheiro público cresce a passos largos sobretudo nas regiões norte e nordeste. Os parques industriais não existem a não ser os de produção de energia eólica o resto é um verdadeiro prolongar dependencial. E o federalismo está se esvaindo devido a alta concentração de poderes no Governo Federal. Isto é fato!

         Mas tem alguma luz no fim do túnel? Tem. No aspecto religioso o extremo cada vez mais se solidifica na busca de Jesus Cristo; Deus autêntico e não meramente maculado. Já experimentou alguma vez participar da Missa em uma outra comunidade paroquial? Certo dia tomamos esta iniciativa e ao chegarmos em uma Igreja antiga e de aspecto medieval em Teresina nos surpreendemos com a receptividade e calor humano; além de uma homília sincera e muito bem concatenada em termos de raciocínios lógicos. Que Missa! Excelente. Liturgia perfeita. Leituras bem lidas e de forma pausada e em alto e bom som. Quem era o pregador? Dr. Frei Heleno (usamos o termo doutor porque o mesmo faz jus e é de fato doutor pois fez um exitoso doutorado em Teologia). O mesmo pertence à ordem dos Frades Menores (OFM). Terminada a Missa o mesmo com sua equipe ofereceu gratuitamente um farto lanche aos participantes da Missa. O que outrora era morna tornar-se-á desta forma uma paróquia fervorosa. O ambiente espiritual e receptivo estava no ar!

         Nossa pensei que a etimologia da palavra extremo apenas traz derivações além das normais? O século XXI precisa de atitudes extremas no bom sentido. Que mais paróquias se espelhem na extrema BONDADE!

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar