Você já encontrou o seu mundo?

Por Josenildo Melo

        A expressão Mundo é muito significativa e ampla. Isto resultou até em uma grande discussão teológica. A qual mundo atualmente você pertence? Existe o Mundo Religioso. O Mundo Católico. O Mundo dos Protestantes. O Mundo dos Evangélicos. O Mundo das Seitas. O mundo da intelectualidade. O mundo universitário. O mundo dos Mestres e Doutores. O Mundo das Drogas. O Mundo da Medicina, O Mundo da Matemática. O Mundo dos Corruptos e etc. e tal. Quando jovens a tendência é conviver com diversos mundos, mas quando a idade adulta é atingida e chega-se aos 50 anos ou mais tudo fica muito mais definido em termos de pertencimento ao Mundo. E você já percebeu que quase ninguém lhe alerta sobre os diversos mundos existentes? É a competição nata humana. Já ouviu a expressão ninguém consegue abraçar o Mundo? Essa frase em geral é muito usada em processos formativos. Eis a realidade dos Mundos?     

         Pra evitar a loucura social ou psíquica você já encontrou o seu Mundo? Graças a Deus finalmente encontramos o nosso e estamos cada vez mais em busca dele; afinal a vocação é o encontro com Deus através da realização plena em favor dos que mais necessitam espiritual ou materialmente. Tem gente que desde a juventude já encontrou o seu mundo. O Mundo dos Prazeres e do Dinheiro é um mundo fácil de se encontrar e geralmente não precisa de muitas reflexões; já ouviu muitas vezes a seguinte frase: o que importa é o dinheiro? O dinheiro compra a tudo e a todos? No Mundo das aparências e não essência esse é o Mundo mais fácil de se encontrar. Alguns vendem até a alma ao diabo em busca deste Mundo aprazível e aparentemente salutar e convincente-aparente! Filosoficamente tem perguntas? São felizes ao perderem o dinheiro?

         Quer saber o que pensa Nietzsche sobre a ordem do Mundo? Nietzsche concluiu que as concepções morais são elaboradas pelos homens, a partir dos seus interesses, isto é, são produtos histórico-culturais. Mas, segundo Nietzsche quem é responsável pela propagação desses conceitos? As religiões cristãs e o judaísmo. Essa é a resposta dele. Mas como essas religiões fazem isso? Você sabe que toda religião tem um ser superior que é o criador de tudo e que tudo sabe e que em tudo está presente. Então, a vida também é um dom de Deus e segundo estas religiões, para agradá-Lo devemos viver segundo a vontade dele. Por isso que a resposta a esta pergunta se fundamenta na vontade de Deus. Isto é. Com medo de perderem uma recompensa na vida posterior, o céu como é chamado, as pessoas acabam sendo submissas e esta “moral de rebanho”, termo usado por Nietzsche. Você já encontrou sua visão de Mundo?

         Nobre leitor não estou entendendo nada. A filosofia realmente é algo forte. Já ouviram falar em genealogia da moral? A genealogia de Nietzsche consiste num estudo feito por ele a respeito dos valores bom e mau. Neste estudo ele descobre que elas estão ligadas a divisão de classes, onde o bom está ligado à classe dominante e mal a classe plebeia. Em outras palavras o que estamos tentando dizer é que a compreensão de Mundos dentro de um rotulado Mundo não é de fácil entendimento. O próprio Nietzsche morreu louco tentando compreender a estrutura social formulada e subdivida em diversos mundos antagônicos ou harmônicos. Creia em Cristo Jesus; Deus! Ele vive e COMANDA!

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar