Meros aspectos dicotômicos éticos morais?
Muita calma. O que é virtude? Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo
Vamos com calma. Em um país e Estado onde se estuda apenas pra ganhar dinheiro, receber títulos acadêmicos ou passar em concursos públicos pra viverem a vida viajando e curtindo; vale a pena ressaltar alguns aspectos introdutórios. O que significa algo dicotômico? Informações públicas dão conta de que é quando atribuímos o adjetivo dicotômico a alguma coisa, queremos dizer que ela pode ser dividida em duas outras, opostas e complementares. O dia e a noite, por exemplo, constituem uma dicotomia. Esse conceito é utilizado em várias áreas do conhecimento, como Biologia, Astronomia, Linguística e Filosofia. Qual a etimologia das palavras ética e moral? Moral é uma palavra de origem latina, que provém do termo moris (“costume”). Trata-se de um conjunto de crenças, costumes, valores e normas de uma pessoa ou de um grupo social, que funciona como um guia para agir. Isto é, a moral orienta relativamente às ações que são corretas (boas ou positivas) e aquelas que são incorretas (más ou negativas). E ética? parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. Percebam bem a palavra distorcem. O “negócio” é sério gente.
Neste final de semana estivemos entretidos com inúmeros livros estudando estas temáticas e a percepção é de que somente aspectos matemáticos podem resultar em uma melhor compreensão destes termos. Matemática? Não sabia? A matemática é a ciência que nos possibilita a verdade verdadeira em um mundo ambíguo e relativizado. Pois bem vejam o que diz estes parágrafos de um livro estudado a exaustão neste final de semana: “O antepassado de um desses conjuntos é Platão, para quem, como vimos, as virtudes não apenas são compatíveis umas com as outras, mas antes a presença de cada uma exige a presença de todas. Essa tese firme com relação à unidade das virtudes é reiterada tanto por Aristóteles como por Santo Tomás de Aquino, ainda que discordem de Platão – e um do outro – sob inúmeros aspectos importantes. A pressuposição compartilhada pelos três é a de que há uma ordem cósmica que prescreve o lugar de cada virtude dentro de um esquema todo harmonioso da vida humana. A verdade na esfera Moral consiste na conformidade do juízo Moral à ordem deste esquema”.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Muita calma. O que é virtude? Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem. Epa e para os céticos que a tudo indagam? O que é mesmo o bem? Quem pode mesmo dizer o que é bem? Devemos ser bons e porque não o contrário? Tudo eles perguntam. Tudo Eles relativizam; muito cuidado ao debater com Eles. Vá fundo em suas pesquisas se não eles não aceitam os argumentos sólidos. Pois bem, em claro contraste com o posicionamento anterior veja o que diz este outro parágrafo de um precioso livro: “Em nítido contraste, há uma tradição moderna que afirma que a variedade e heterogeneidade dos bens humanos é tanta que a busca deles não é compatível com uma única ordem moral e que se esforça por torna-la compatível ou que afirma que um conjunto de bens é mais hegemônico do que todos os demais e está sujeita a tornar-se uma camisa de força, muito provavelmente uma camisa de força totalitária, para a condição humana. Isaiah Berlin insistiu vigorosamente para que aceitássemos tal ponto de vista, que como observamos anteriormente, tem suas origens nos escritos de Weber. Parece-me que essa posição implica uma heterogeneidade das virtudes, assim como dos bens em geral, e que a escolha entre afirmações rivais com relação às virtudes tem, para esses teóricos, o mesmo lugar de destaque na vida moral que tem a escolha entre bens em geral. E quando os juízos expressam escolhas desse tipo, não podemos descrevê-las nem como falsas, nem verdadeiras. Percebeu o quanto é dificultoso resgatar valores morais e éticos baseados nos conceitos de virtudes? É filosofia?
Certo mesmo é que a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, vive dias vigorosos e anda repleta de gente participando das Missas. Ontem mesmo, tinha tanta gente que não tinha mais onde colocar cadeiras. Moral da História? Você acha que o povo simples tem compreensão das discussões relativistas que atualmente tentam impor? Alguns sim e outros não. Vivemos nos dias de hoje o “sonhar coletivo” do conhecer pleno? Meras falácias. E por causa disso não se deve refletir sobre fatos e acontecimentos? Pelo contrário, devemos a cada dia entendermos cada vez mais como funciona o mundo ideologicamente. Muitos críticos vivem a alardeiar que o sonho de um Brasil e Piauí reflexivo e de uma programação de TV local voltada pro conhecimento nunca se realizará; não acreditamos nisso. O conhecimento é pra ser difundido. O povo não gosta mais de observar o besteirol. Como afirma isso? Estão percebendo o valor dos sermões. Agora buscam as Igrejas Católicas como único refúgio de virtudes e a certeza de caminhos sólidos às suas famílias. É perceptível a quantidade de pessoas retornando à Igreja Católica.
Outra coisa certa é o quanto os simples estão percebendo o quanto a tecnologia pode escravizar. Nunca se vendeu tantos livros quanto nos dias atuais. Sem falar nos mecenas que gostam de presenteiar livros aos que não podem adquirir. Quer conhecer um pouco mais sobre a Moral? Leia, estude, analise; desfrute da boa leitura do livro Depois da Virtude. Alasdair MacIntyre não impõe a ética e a moral pura e simples, mas deseja que você a encontre? Deixar de RELATIVIZAR Tudo eis a questão?