Is intellectual life close to God?

Por Josenildo Melo

​A vida intelectual é está perto de Deus? Com certeza. Não tenha dúvidas disso. Agradeço publicamente a Igreja Católica pela formação recebida. Tem gente tão pobre que a única coisa que tem pra oferecer é dinheiro. Os Jesuítas me ofereceram amor à intelectualidade. Que benção. Como é ser uma pessoa rica materialmente e nunca ter lido um livro? Nem desejamos imaginar o que seja isso. Pode ser tudo, menos vida. Geralmente os não civilizados vivem no Mundo Mundano. O seu objetivo é o desfrutar dos prazeres da vida. Acorda, trabalha; ganha dinheiro e o resto que sobra vive nos prazeres da carne. A vida intelectual e prazerosa. A vida intelectual abre novos horizontes. A vida intelectual é que nos faz ter visão alargada e valores de fato sólidos.

​Antigamente os seminários possuíam círculos de leitura. Hoje possuem festas temáticas. A desculpa? A vida precisa ser vivida. A vida intelectual é está perto de Deus e qual o motivo desta frase? Deus é bom e através do intelecto ele nos faz evitar o caminho fácil e desumano. Pessoas que são capazes de tudo pra viver bababescamente não são seres humanos; são incivilizados. Mas cada um faz o que quer da sua vida? Isso não tem cabimento na noção de equidade social. O coletivismo existe pra graduar relações e estabelecer limites prudenciais. O mesmo que é capaz de “vender uma pesquisa” não serão os mesmos que possuem a coragem de desviar recursos destinados à saúde pública? Homens intelectuais de verdade não se vendem e não se rendem. Mas o principal mercado hoje não é a Igreja de Cristo? Tem gente que compra mitra e ordenações? Problema deles. No geral a Igreja de Cristo é mantida por Deus e o seu desenvolvimento depende muito mais dele do que orquestrações humanas. Já dizia o bom amigo Dom Celso José Pinto da Silva: “meu filho a gente ordena um traste desses pensando que é um santo; depois de ordenados demonstram serem verdadeiros demônios”. Tem um que Dom Celso ordenou e que em uma semana a frase preferida dele era: “não convivo mais com pobres materialmente”. Esse nunca gostou de estudar!

​Muitas pessoas possuem uma visão deturpada dos norte americanos. Muitos da província acreditam que ser norte americano é ter amor ao dinheiro. É aí que muitos se enganam. Dificilmente você encontrará um norte americano influente e rico que não tenha amor à intelectualidade. Não se tem essa relação é rico e é pobre intelectualmente. Como uma pessoa deseja desenvolver-se não tendo amor aos livros? Existem pessoas que a boca é pior que uma privada; somente produz “merda” ao falar. E quem entende de psicologia percebe que as palavras são meramente repetitivas e fruto dos meios de comunicação estatizados. Como um país pode ser próspero sem acentuado grau de leituras. Como o raciocínio crítico será desenvolvido? Só possuem dinheiro a oferecer!

​A vida intelectual é está perto de Deus? Sim porque é algo infinito. Não tem alguém tão sábio que não tenha algo a aprender. A política provinciana precisa muito mais de pessoas sábias, de juízo e inteligentes do que com dinheiro. O dinheiro em excesso tem modificado a estrutura organizacional da província? O que resta de ar de liberdade é Teresina? Teresina é potência intelectual. Vocacionada a está perto de Deus!

Comente

Pequisar