Antonio, João e Pedro!

Por Josenildo Melo

​É impressão minha, sua e nossa que a Igreja Católica esta investindo um pouco mais na exaltação dos seus santos do mês de Junho? Concorrência faz tudo amigos leitores. Não muito tempo atrás estas festas não eram de fato enfatizadas na mídia. O sentido maior era as quadrilhas e festas juninas. Agora está no centro das festividades a exaltação de Santo Antônio, São João e São Pedro (o meu santo predileto) perde apenas no meu caso pra Santo Inácio de Loyola. São Pedro é tão valorizado por mim que nominei o meu Mosteiro de São Pedro. São cinco cômodos de uma ampla Casa denominados Mosteiro de São Pedro. Afinal pra viver como um monge não necessariamente se precisa viver em uma institucionalidade monástica. Inclusive o principal a santidade. Muitos mosteiros institucionalizados viraramparte do Mundo mundano. Certa vez em um domingo comum e que não era festa de santo presenciamos uma “verdadeira festança regada” a cerveja da melhor qualidade e de vinhos saborosos!

​Nada contra. Apenas não somos adeptos. O máximo que fazemos é a utilidade do vinho pra saúde (tenho saúde de ferro, mas um bom litro de vinho por mês faz muito bem). O meu preferido se chama vinho Trapista. É inicio de semana pessoal e nada melhor do que refletir também nos artigos as boas missas vivenciadas no final de semana. Igreja cheia. Padre cada vez mais homilético e que nos faz participar da Missa não somente pela manhã, mas também à noite. Nome? Padre Antônio Carlos, diocesano, exímio administrador. Gosta de liturgia e das coisas todas muito bem organizadas. Elogiando o Clero publicamente? Tem alguns que se salvam; nem todos já venderam “a alma ao diabo”. A Igreja de Cristo é assim. E são esses que seguram os fiéis. Vamos ao título do Artigo? Você conhece História do discípulo amado? Conheça!

​São João nasceu no dia 24 de junho, em Israel, na cidade de Aim Karim, situada a seis quilômetros de Jerusalém. Seu pai era sacerdote e chamava-se Zacarias. Sua mãe, conhecida como Santa Isabelera prima de Santa Maria, mãe de Jesus. O casal nunca tinha tido filhos. Estudos indicam que, além de idosa, Santa Isabel era estéril. No entanto, um dia, o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que eles teriam um filho e ele deveria se chamar João. O acontecimento foi considerado um milagre. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por ele nas margens do rio Jordão. João é lembrado como o primeiro mártir da Igreja. Segundo o Novo Testamento, o profeta denunciou a vida adúltera do rei Herodes Antipas. O monarca havia se envolvido com sua ex-cunhada, Herodíades. No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades, Salomé, dançou de forma tão surpreendente que, admirado, o rei prometeu dar o que ela quisesse. Salomé, incentivada pela mãe, pediu a cabeça de João em uma bandeja. Antipas, então, ordenou a prisão do santo, que morreu decapitado, no dia 29 de agosto.

​João era grande profeta. Não gostava de ver os homens em busca do ter, do poder e do prazer. Ele faz parte da “indústria santeira”? Não. É santo de verdade. Merece comemorações! Com alarde ou sem alardes São João é realmente grande Santo!

Comente

Pequisar