OAB vai investigar advogada que acha “gostosinho” crime passional

Élida Fabrícia se antecipou e pediu afastamento do cargo

Não demorou 24 horas para o Conselho Federal da OAB determinar uma investigação sobre o comportamento da advogada (e conselheira federal) Élida Fabricia, que vinculou o dia dos namorados com crimes de feminicídio. 

O Conselho Federal da OAB determinou aos órgãos competentes dentro da instituição que instaurem procedimento para apurar possível infração ético-disciplinar por parte da advogada Élida Fabrícia, em decorrência do conteúdo de vídeo publicado por ela em rede social.

Foto: Reprodução/InstagramÉlida Fabricia quis fazer graça na internet com coisa séria. O gostosinho está amargando para o rumo dela
Élida Fabricia quis fazer graça na internet com coisa séria. O gostosinho está amargando para o rumo dela

Já se antecipou 

Já prevendo o pior, Élida Fabricia  comunicou ao presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que pedirá afastamento do cargo ainda na noite desta terça-feira (13/6).

Posição da OAB nacional 

Segundo Simonetti, “a OAB repudia o estímulo à prática de crimes e tem atuado concretamente em defesa das mulheres, combatendo qualquer violência de gênero”. Ele diz ainda que a advogada terá acesso à ampla defesa e ao contraditório.

A internet projeta 

A internet é assim: da forma que projeta, derruba, pelas tolices que eles cometem. 
Tanto para subir como para cair. Esse protagonismo da advogada  Élida Fabricia, vinculando crime passional com o dia dos namorados vai colocá-la num verdadeiro inferno. 
As consequências são inimagináveis. 

Vários crimes 

Se a OAB aplicar o estatuto vai descobrir alguns crimes praticados pela conselheira federal: primeiro, o da propaganda.
Advogado é proibido de fazer propaganda. 

Feminicídio 

Se for ao pé da letra vai ver que a advogada fez o induzimento ao crime de feminicídio. 

Crime gostosinho  

“Eu adoro um crime passional (gente, a gente pode falar isso!?) Adooooro quando chega aquele processo quentinho, gostosinho, bem formado com crime passional. São os tipos de crimes mais interessantes para a gente trabalhar”. 

Boçalidades 

Ela não diz coisa com coisa, mas como a internet aceita tudo, principalmente as boçalidades, a causídica termina incentivando o crime passional para chegar a ela bem formatado e gostosinho. 

Dia dos namorados 

“Dia dos namorados combina com crime passional”, acrescentou, mas de repente abriu os olhos para Jesus e: “não faz isso. Mas se fizer (matar, ferir, espancar, enfim, grifo nosso), me liga”. 

Qual o gosto? 

Como o mês de junho também é de fogueiras, com que tipo de iguaria - fubá de milho, arrumadinho, minguau, cocada - Elida Fabrícia  acha que o crime passional tem gosto? 

Foto: ReproduçãoNota da OAB
Nota emitida pela OAB

OAB reage 

A OAB Piauí divulgou nota condenando a estultice da advogada informando que vai apelar a corregedoria para levar o caso ao Conselho Federal. 

Membros e membras? 

Agora, paciência, não se sabe se para atender aos que bradam contra preconceito linguístico ou por “linguagem inclusiva”, a OAB-PI menciona ter em seus quadros membros e membras. 
Nem por ordem divina se usaria a expressão “membros” como referência a integrantes de uma entidade. “Membras”, então, nem sob tortura.

E o todes? 

Um leitor da coluna escreve dizendo que a OAB Piauí só faltou ter dito “membros, membras e membres”

Anacrim

Sem citar “membros e membras”, a representação Piauíense da Anacrim (Associação Nacional da Advocacia Criminal) também divulgou nota condenando a postura de Élida Fabrícia. 
O MP também se pronunciou.   

Pedido de desculpas 

A advogada Élida surgiu em outro vídeo pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido. 
Ela se enrasca de novo. Ninguém se sentiu ofendido com tais boçalidades. 
Sentiu pena, ou outro sentimento até mais forte em ver numa advogada nível tão rasteiro. 
Quanto mais ela fala, mais se perde. 

Natal em junho

Se na maioria das atividades humanas junho está relacionado a festas juninas, pelo menos em um lugar de Teresina já estão em curso os preparativos do Natal.
Trata-se do Polo Cerâmico do Poti Velho, na zona norte de capital, onde os ceramistas trabalham na elaboração das peças que compõem os presépios, alguns em tamanho natural e vendidos a elevado preço.

Buraco no viaduto

Inaugurado há menos de um ano, em agosto de 2022, o viaduto da Tabuleta, na zona Sul de Teresina, ganhou um buraco na faixa da pista de acesso ao bairro.

Bueiro Ecológico

Muito interessante e, quem sabe, prático e econômico o projeto bueiro ecológico do vereador Markim Costa.   
Teresina precisa desse gradil para evitar principalmente no inverno o entupimento de suas galerias e esgotos. 

Limpeza geral 

Dr Pessoa está preparando uma campanha arrojada para limpar a cidade e consertar os estragos causados pelo último inverno em Teresina. 

Foto: ReproduçãoFlorentino, aqui na Câmara, na hora do plenário vazio, de poucos deputados, fingindo que está discursando.
Florentino Neto é o pior de todos os 10 deputados federais do Piaui. Mas posa na mídia como se fizesse de tudo para o eleitor.

Florentino, o pior deles 

Em nova pesquisa da ONG Ranking dos Políticos o pior deputado federal do Piauí passou a ser o parnaibano Florentino Neto. 

Ele desbanca o “campeão” da pesquisa anterior, Jadyel da Jupy, mas os dois seguem juntos, entre os últimos piores, com apenas 0,75 pontos para cada um. 

Os outros piores 

Também avaliados, mas para a condição de piores deputados estão Dr Francisco, com 0,78, Flávio Nogueira com 0,76 Merlong Solano, com 0.80 e Castro Neto, com 0,94.

Só na mídia 

Essa péssima avaliação de Florentino Neto serve de alarme para ele próprio. Para mostrar que  ele está usando a comunicação pelo avesso. 
O deputado federal posta tudo que faz, incluindo muitas besteiras, nas redes sociais, o que leva o leitor a avaliá-lo negativamente.

Comente

Pequisar