Governadores rebatem Zema e dizem que lema é ‘Brasil que cresce unido"
Eles veem na fala de Zema um movimento de tensionamento com o Norte e o Nordeste
Além do governador do Piauí, Rafael Fonteles, outros governantes nordestinos rebateram as posições de Romeu Zema, que em sua entrevista ao Estadão defendeu ações de um bloco formado por estados do Sul e Sudeste, além de comparar a região Nordeste a “vaquinhas que produzem pouco”.
Posição da Paraíba
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
João Azevêdo, (PSB), governador da Paraíba e atualmente na presidência do Consórcio Nordeste, disse que a fala de Zema representa “um movimento de tensionamento com o Norte e o Nordeste”.
A nota de todos
Em nota e em nome dos demais colegas, Azevêdo disse que o Consórcio Nordeste nega qualquer tipo de lampejo separatista, lembrando que o lema da entidade, é ‘o Brasil que cresce unido’.
“É importante reafirmar que a união regional dos estados Nordeste e, também, os do Norte, não representa uma guerra contra os demais estados da federação, mas uma maneira de compensar, pela organização regional, as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento”, diz a nota assinada pelo governador da Paraíba em nome dos demais governantes da região.
Zema se perde pela língua
Bem avaliado em seu estado, Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) é do tipo que atravessa a rua para escorregar na casca de banana. Suas palavras sobre o consórcio de estados do Sul e Sudeste foram mal postas.
Misturou atuação de governadores
Em vez de mencionar uma pauta de interesse comum, misturou a atuação legítima dos governadores com um interesse eleitoral.
O ruído de comunicação foi estrondoso.
Eleitores do Norte e Nordeste
Zema, um player importante para a eleição presidencial de 2026, vai erodindo um capital político que precisa ser conquistado pela direita e centro-direita: o apoio dos eleitores do Norte e Nordeste.
E isso inclui parte do eleitorado de Minas, situado no norte daquele Estado.

Eduardo Leite, o prudente
O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) mostrou-se mais hábil e prudente com as palavras. Além de se distanciar da ideia de um agrupamento separatista dos Estados do Sul e Sudeste, Leite elogiou a iniciativa dos governadores do Norte e do Nordeste, que se uniram em consórcio quando da pandemia, em 2020.
Ele disse em vídeo postado redes sociais que os Estados do Sul e Sudeste seguiram um exemplo positivo dos colegas do Norte e Nordeste para, unidos, tratar de pautas de interesses de seus Estados.
Roubo dos fios
Uma loja da rede de supermercados Pão de Açúcar, na avenida Frei Serafim, estava no fim de semana sem climatização porque ladrões roubaram a fiação de cobre do sistema de ar-condicionado.
Um caso exemplar da ousadia dos bandidos, que ao roubar uma loja na avenida mais movimentada de Teresina, evidenciam seu destemor à lei e ao aparato estatal de segurança.

Ou seja…
Os bandidos não tem medo nem de balas quanto mais de propaganda do “bem feito na segurança”.
Quase pronto
O viaduto do Mercado do Peixe está praticamente pronto. Pelo que se percebe na obra, falta mesmo só botar a fita para a inauguração, que deve acontecer ainda neste mês.
Será a única obra grande inaugurada em Teresina no mês de aniversário da cidade.
Cujos loiros pertencem ao DNIT.

Seminário
Rafael Fonteles participa nesta segunda-feira (06), do I Seminário Interdisciplinar de Direito Tributário na Economia Brasileira.
Às 9h, no Auditório da OAB.
Como fazer?
O leitor Flávio pergunta:
“Não tenho ação na Terceira Vara. Mas tenho dívida com a prefeitura, posso negociar nesse prazo?
Delírio da deputada
Dentro do governo não existe nada relacionado a não colaborar com a exposição agropecuária de Parnaíba.
Admite-se que toda a confusão sobre não realizar a expoapa seria delírio da deputada Gracinha, que manda e desmanda na prefeitura dirigida pelo pai, Mal Santa.
Erro nosso
A coluna errou ao especular sobre a distribuição dos soldados em todos os
Municípios piauienses.
Não são 1.000 os soldados que serão distribuídos, mas apenas 900
Vai faltar soldado
Desses 900, 400 ficarão em Teresina e não os 200 citados ontem na coluna.
Conclusão: nem todos os municípios do Estado receberão reforço policialzão