Na fogueira das vaidades de Fábio e Franzé, o PT é quem se queima
Antes ele fingiam respeito um ao outro, mas terminaram revelando o contrário.
Carro adiante dos bois
O PT botou o carro adiante dos bois na eleição de Teresina e agora está diante de uma cizânia interna que traz repercussões negativas para o partido – que nunca conseguiu sequer ir a segundo turno em eleições municipais.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Inédita intervenção
Racha e troca de acusações entre os pré-candidatos Franzé Silva e Fábio Novo, ambos deputados estaduais, ocasionaram até mesmo uma inédita intervenção (não se sabe se oficial ou oficiosa) do Diretório Nacional no Diretório Municipal do PT em Teresina.

Campanha fratricida
Uma campanha fratricida e antecipada demais levou esta semana o morubixaba Wellington Dias, senador licenciado e ministro de Lula, a vir ao Piauí para tentar debelar as chamas.
O ministro recomendou juízo a Franzé Silva e a Fábio Novo, mas os dois seguem trocando acusações de manipulação de resultados de pesquisa a troca de delegados municipais para definir o nome do partido na disputa municipal de Teresina em 2024.

Puxão de orelhas
Neste fim se semana, Dias deve se encontrar com os dois pré-candidatos petistas para buscar a paz. Parece difícil. Os dois estão naquela fase em que uma pessoa se julga a predestinada a ser candidata e, mais que isso, a vencer uma eleição em que nenhum dos dois consegue encostar no nome que até agora não disse um pio sobre ser o não candidato, o ex-prefeito Silvio Mendes.
Tem poder?
Mas tem companheiro não acreditando muito no poder de Wellington Dias para convencer os dois candidatos a fazer uma campanha limpa.
Ele lembra que o índio perdeu muito poder no partido.
Aposta mais que Rafael Fonteles pode resolver.

Notícia ruim
A pior notícia para o Piauí: se se confirmar a obediência da Câmara dos Deputados ao que está decidindo o STF quanto a revisão das bancadas parlamentares, o Piauí perderá dois deputados federais e seis estaduais em 2027.
Quem ganha e quem perde
A situação está assim: 172 deputados são de estados que deveriam perder cadeiras. Entre eles o Piauí.
141 são de estados que deveriam ganhar.
E 200 são de estados que nem ganham nem perdem.
“Santinho” eleitoral
Donald Trump está faturando eleitoralmente com a sua entrega à justiça da Geórgia.
Transformou em “santinho” a foto que tirou na penitenciária.

O calvário
Pois é, cada vez que Wellington Dias dá entrevista ele praticamente confirma que dificilmente ficará no ministério do Desenvolvimento Social.
Ontem, em Teresina, ele falou do óbvio: de que Lula vai definir quem fica com ministérios.
O anúncio da mudança
Lula retorna neste sábado da África e já no domingo estará tratando da participação dos dos partidos nos ministérios.
Enfim, como combinado para tudo ocorrer no final do mês de agosto, já na segunda o presidente estará anunciando a mudança.
Adeus, aumento salarial
O governador Rafael Fonteles (PT) aguarda o balanço parcial da execução orçamentária do terceiro quadrimestre do ano, que se encerra em 31 de agosto, para formalizar uma decisão que a dura realidade fiscal impôs: para este ano não há mais qualquer possibilidade de concessão de reajustes salariais aos servidores públicos.
Situação delicada
A queda nos repasses do Fundo de Participação do Estado, segunda maior fonte da receita estadual, em julho e em agosto, sinaliza que o Piauí vive uma situação fiscal delicada: há despesas de menos para receitas orçamentária demais e das quais não se pode fugir, como o custeio de salários, por exemplo.
Apertando o cinto
Rafael Fonteles já antecipou que vai analisar o balanço do segundo quadrimestre, mas como não é preciso ser adivinho, posto que os dados fiscais sinalizam queda, já sabe que até dezembro terá que seguir apertando o cinto.
Licitação milionária
É de R$ 126.247.337,75 a licitação para registro de preços que a Secretaria de Infraestrutura vai realizar dia 29 de setembro com vistas à realização do serviço comum de engenharia para Intervenção na infraestrutura viária existente nos municípios localizados no Território de Desenvolvimento Chapada das Mangabeiras.
Atentai!!!
Os serviços incluem capeamento asfáltico em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) para o melhoramento de vias pavimentadas em paralelepípedo com área de 654.000 metros quadrados; aplicação de pavimentação asfáltica em TSD (Tratamento Superficial Duplo) visando o melhoramento de estradas vicinais em revestimento primário, com área de 654.000,00 metros quadrados, totalizando 1.308.000,00 metros quadrados de pavimentação.