HU de Teresina é instituição do governo federal mais elogiada no país

Não há como não creditar tudo isso à competência do seu diretor, o médico  Paulo Márcio

Menos críticas 

O Hospital Universitário de Teresina foi a instituição pública federal mais elogiada do país em 2023. Entre seus usuários, 4.631 fizeram registros de aplauso ao atendimento e serviços prestados. O número de elogios também superou o de críticas.
O HU-PI  foi seguido pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), com 3.832 elogios, e em terceiro lugar, pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, com 1.332.

Foto: Foto: reprodução internetHospital Universitário
Hospital Universitário serve de modelo de gestão entre os órgãos federais de todo o país

Quinto ano 

O HU de Teresina integra a rede de hospitais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que pelo quinto ano consecutivo se destaca no recebimento de elogios voltados à administração federal.
A rede da qual o HU faz parte registrou mais de 70% dos elogios relativos às 330 instituições do Executivo Federal, de acordo com os registros apurados na plataforma Fala.Br, da Controladoria-Geral da União (CGU). 

Triplo de elogios 

Dos 24.535 elogios apurados no ano passado, 17.536 foram direcionadas a alguma unidade vinculada, o que corresponde a 71% do total e quase o triplo de elogios em relação ao ano anterior.
Em dez unidades da Rede Ebserh, a porcentagem de elogios ultrapassou a porcentagem de reclamações. 

Veja as unidades 

São elas: Os hospitais universitários de Manaus - AM (HUGV-UFAM), de Cajazeiras - PB (HUJB-UFCG), de Lagarto - SE (HUL-UFS), de Campo Grande – MS (Humap-UFMS), de Dourados – MS (HU-UFGD), de Natal – RN (HUOL-UFRN) e MEJC-UFRN), de Teresina – PI (HU-UFPI), de Salvador – BA (MCO-UFBA) e de Macapá – AP (HU-UNIFAP).

Trabalho de excelência 

Dos 330 órgãos e entidades do Governo Federal registrados no sistema da CGU, 276 foram elogiados, incluindo todas as unidades da Rede Ebserh, como salienta o ouvidor-geral da estatal, Diego Rezende. 
“Esse destaque no recebimento de elogios, já pelo quinto ano consecutivo, aponta que estamos realizando um trabalho de excelência, pois cada vez mais o cidadão tem expressado o seu reconhecimento em relação à qualidade dos serviços oferecidos nos hospitais que compõem a Rede Ebserh”, avaliou.

Trabalho avaliado 

O reconhecimento aos bons serviços do HU do Piaui servem de aplausos à gestão de Paulo Márcio, claro. 
Ou seja, mostra que ele tem a competência que está faltando ao atual prefeito de Teresina e a muitos dos candidatos que querem gerir a prefeitura da capital. 
Não é sem sentido que Paulo Márcio tem crescido na preferência do eleitor em pesquisas que o PT não divulga. 

Foto: ReproduçãoPaulo Marcio
Médico Paulo Márcio e o responsável pelo bom trabalho que se faz no HU de Teresina


Gases

A White Martins, uma das maiores empresas do setor de gases hospitalares do país, pediu licença ambiental à Prefeitura de Teresina para fabricação desses gases no Distrito Industrial da cidade.


Aguapés

As chuvas dos últimos dias fizeram subir o nível do rio Poti na zona urbana de Teresina, levando para longe os aguapés que tanta polêmica todo ano causam.

Foto: AscomLagoa do mocambinho
Lagoa do Mocambinho recebeu os aguapés deslocados pelas chuvas do rio Poti


Lagoa verde 

Mas no Parque Ambiental Mathias Matos, no Mocambinho, zona norte, a lagoa do lugar virou um imenso tapete verde pela quantidade de aguapés que tomou conta do espelho d’água.


Dislexia

Pais de crianças com dislexia acabam de criar uma associação estadual para uni-los em defesa dos interesses de seus filhos.
A recém-criada Associação Piauiense de Dislexia funciona na avenida Homero Castelo Branco, 2151 - Sala 2 – Fátima – 1 andar, no Centro Comercial Horto Center.


Aumento maior

Fonte do governo do Piauí diz que houve pressa e comodismo dos colunistas em relação à informação acerca do silêncio da administração estadual quanto ao reajuste do piso salarial de professores.
Segundo a fonte, o governo já havia anunciado um aumento de salários linear, ou seja, no mesmo percentual para todas as categorias funcionais, o que inclui os professores.
Como o reajuste poderá ser até maior que a inflação oficial medida pelo IPCA, a tendência é que o aumento seja maior que os 3,62% do reajuste do piso do magistério.


Veja bem

Porém, os professores lembram que no ano passado o governo estadual só concedeu aumento para professores que recebiam menos que o piso do magistério, deixando sem aumento todo o restante da categoria.
O que os professores dizem é que em 2024 vai se chegar ao quarto ano consecutivo sem reajuste para a categoria.

Foto: Governo do PiauíRafael Fonteles em Entrevista
Ano passado Rafael Fonteles prometeu discutir em janeiro e fevereiro deste ano um reajuste para os professores


Quando mesmo?

No ano passado, Rafael Fonteles disse que vai discutir um reajuste em janeiro e fevereiro, o que leva a crer que somente com a reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa é que deve ser apresentada uma proposta de aumento salarial linear para os servidores.
Assim, aumento salarial para servidor público, se houver, é coisa para março deste ano.


Só a inflação

Convém lembrar que o governo colocou na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o reajuste salarial para servidores, se houver, vai ter como indexador o índice de inflação oficial, o IPCA do IBGE.
Pode ser que dê um reajuste maior, mas antes de aprovar uma lei que autorize aumento superior à inflação, precisará alterar a LDO.

Comente

Pequisar