Ufpi e Uespi ganham selo por aprovarem mais alunos na OAB

Entre as faculdades privadas, no Piauí somente a Pitágoras foi destacada

Selo de qualidade OAB

As faculdades de Direito das Universidades Federal (UFPI) e Estadual do Piauí (Uespi) estão entre as 190 instituições brasileiras que receberam o Selo de Qualidade OAB Recomenda.
No caso da UFPI, apenas o curso em Teresina, mas em se tratando da Uespi, o selo de qualidade da OAB foi concedido aos cursos de Direito em Corrente, Floriano, Picos, Teresina, Parnaíba e Piripiri.
Entre as faculdades privadas, no Piauí somente a Pitágoras recebeu a chancela da OAB.

Foto: Governo do Piauí/Edição PortalAZUespi

Como se faz

O Selo de Qualidade OAB é dados às instituições de ensino superior que se destacaram nos índices de aprovação no Exame de Ordem ao longo dos últimos três anos.
A OAB os resultados do Enade - Exame de Ordem e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes para a concessão do selo e seu objetivo, segundo a entidade, é  estimular uma formação cidadã dos operadores do sistema de Justiça.


Onze anos depois 

Em 23 de junho de 2013 o jornalista Claudio Barros escrevia: “Ancelmo Goes diz que o maior amigo do mentiroso é o telefone. Não é mais. O maior amigo do mentiroso é a internet. Pior é que como as pessoas gostam de acreditar em lendas terminam compartilhando a mentira em vez de ter pernas curtas viaja lépida nas asas da imaginação do mundo virtual. Um amigo meu compartilhou aqui uma foto em que aparece que Antilhas da presidente Dilma Rousseff ficou milionária, tem mais de 20 empresas. Trata-se de uma mentira com M maiúsculo. A filha da presidente, Paula Roussef Araújo, é procuradora do Ttabalho em Porto Alegre, aprovada em um dos concursos maia difíceis deste país. Como procuradora do Trabalho ela não pode ter empresas. Portanto, essa de que ela tem 20 empresas é uma deslaçada mentira”. 
Ontem, 11 anos depois desses escritos, Claudio BArros postou que o que escreveu “segue assombrosamente atual”. 

Climatizado

O Gabinete Militar do Palácio de Karnak comprou R$ 1,693 milhão em aparelhos de ar-condicionado.
A empresa vencedora da licitação foi a Bagatoli Comercio de Refrigeração Ltda., de Blumenau, Santa Catarina.

Festa do melão

Como toda secretaria no Piauí faz tudo e mais um pouco, a de Meio Ambiente e Recursos Hídricos torrou R$ 900 mil pagos sem licitação à empresa JCF Entretenimentos Artísticos Ltda. para a realização do Festival do Melão em Canto do Buriti.
Olha só, a secretaria de Meio Ambiente pagando show. Então, você deduz que… deixa pra lá, ninguém liga mesmo. 

Ah, está explicado…

A cidade é a maior produtora de melão do Estado, graças à ação de uma empresa privada, a Itaueira Agropecuária, mas é também a terra natal do deputado estadual Dr. Hélio, candidato a prefeito de Parnaíba e tio do secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira.

Foto: DivulgaçãoO evento ocorreu na terra do secretário Daniel Oliveira
Secretário Daniel, do Meio Ambiente, também faz festa com o recurso público

Poços

Aliás, a Secretaria de Meio Ambiente acaba de renovar a autorização de outorga para direito de uso de água subterrânea em poços usados pela Itaueira Agropecuária para utilização de água de 15 poços nos municípios de Canto do Buriti e Pajeú do Piauí.
Somadas, as outorgas totalizam autorização de uso de 869 mil metros cúbicos de água por ano – ou 869 milhões de litros.

Lá e cá é diferente 

O governador paulista Tarcísio Gomes está em Nova Iorque em busca de investidores para a Sabesp, a empresa de água e saneamento de São Paulo.
Lá o PT move o que pode na justiça para evitar a privatização.
Aqui o mesmo PT faz ouvido de mercador para os protestos contra a venda da Agespisa. 

Pelo avesso 

O ministro presidente do STF Luiz Roberto Barroso disse, em palestra em Oxford, em Londres, que o Brasil é o país onde o empregado paga mais imposto que o seu patrão. 
Mas cadê a sugestão para mudar? 

Reforma no ensino 

O Brasil vive o tempo reformando o ensino sem, no entanto, chegar a qualquer melhoria. Já fez de novo. 
Sete anos depois da aprovação do Novo Ensino Médio (NEM), o Senado decidiu por mudanças no currículo dos três anos finais da educação básica. 

Carga horária 

Foi aprovado pelo plenário nesta semana o PL 5.230/2023 , que amplia a carga horária mínima total destinada à formação geral básica das atuais 1.800 para 2.400 horas e explicita quais componentes curriculares fazem parte de cada uma das áreas do conhecimento. 
A autora do projeto é a senadora Dorinha Seabra, do União Brasil do Tocantins. 

Foto: ReproduçãoMeta inalcançada: superar o analfabetismo no Brasil
Meta inalcançada: superar o analfabetismo no Brasil

Mas veja aí…

Após mais de 20 anos como meta de duas edições do Plano Nacional de Educação, a superação do analfabetismo é uma barreira ainda não transposta, incompatível com a nona maior economia do mundo. São 11,4 milhões de brasileiros analfabetos — o equivalente à população do município de São Paulo ou de um país como a Bélgica — cerceados em sua liberdade e dignidade por não saberem ler e escrever. 
Os dados do Censo Demográfico de 2022 apontam desigualdades que permeiam esse grupo, com recortes etário, regional, econômico e racial bem pronunciados.

Comente

Pequisar