Mudança na comunicação do governo pode ser ação desnecessária
Noleto precisa evitar na Comunicação o risco de tentar fazer o que não sabe
Cuidado, Dr. Noleto!
O secretário de Governo, Marcelo Noleto, alçado à pasta da Comunicação, tem demonstrado um entusiasmo quase juvenil diante do desafio.
Aqui não se recebe por conselho, menos ainda se dado a potentados palacianos, mas convém que o Dr. Noleto não vá com sede demais ao pote.
Mudanças feitas simplesmente por mudar, por exemplo, dialogam mais com o desastre do que com a eficiência.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Não se fazia?
O Dr. Noleto disse o seguinte ao Portal GP1, sobre sua guinada da articulação política (que parece nunca ter feito) à comunicação:
“A intenção, de fato, é a gente intensificar essa conexão das ações do governo com o povo e do povo com o governo, principalmente através das mídias digitais, claramente respeitando e fortalecendo as mídias tradicionais”.
Pela falta dele, nem parece que o governo tem sido nessa área um ator atuante e eficaz.
Olha, olha!
O Dr. Noleto, que até onde se sabe tem pouca ou nenhuma experiência em comunicação, precisa ficar atento para não ouvir o canto das sereias midiáticas. Há risco de um perigoso encantamento.
O cacique petista Wellington Dias, em 2018, comprou elogios de influenciadores digitais, ficou nos “trending topics” do antigo Twitter e terminou envolvido em um escândalo.

Lição
Há quem veja nessa mexida na equipe - sem uma justificativa aparente - uma precipitada ação do governador, exatamente por tirar do cargo quem de fato sabe fazer comunicação, como o experiente e bem relacionado jornalista Mussoline Guedes.
Noleto chegou a ser forçado pelos deputados a ir dar expediente na Assembleia Legislativa para atendê-los porque no Karnak não os recebia e nem mesmo os atendia pelo celular.
Como fazer comunicação assim? Só pagando?

Boa notícia
Olha que coisa bacana: a Comissão de Avaliação do Bolsa Atleta 2025, da Secretaria de Esportes, acaba de divulgar a lista de 54 atletas que vão receber esse suporte financeiro oficial.
As categorias olímpicas com mais bolsas são o judô, com nove atletas, o badminton e o atletismo, com seis, sete cada; e a natação, com seis.
Paralímpicos
A bolsas foram distribuídas, ainda que em menos quantidade, para atletas paralímpicos. Serão 28 bolsas para atletas de modalidades como atletismo, badminton, futsal, vôlei de praia, baquete e handebol.
Técnicos
O programa beneficia também os técnicos e 16 profissionais devem receber o incentivo, em áreas como o judô, natação, badminton, que são as mais numerosas, mas também em modalidades com menos atletas, como o boxe, canoagem e tiro esportivo.
Dou-lhe uma...
O governo do Piauí vai realizar dia 4 de abril, às 11 horas, um leilão online de nove lotes rurais, do regime de melhor oferta para os bens imóveis em processo de alienação.
Os interessados podem obter informações no endereço eletrônico www.leilaovip.com.br ou buscar a pasta técnica, com o inteiro teor do edital, que poderá ser examinada no endereço Av. Pedro Freitas, s/nº, bloco 1 – Centro Administrativo, em Teresina.
Mas para isso é necessário requerimento pelo e-mail: [email protected] ou acessando pelo site: www.pi.gov.br e www.leilaovip.com.br.
Carcaça de frango
Há em Teresina o abatedouro Frango Forte, que embala, em caixas, a carcaça de frangos, que muitos consomem como sopa.
Lula e Rafael deviam comprar para servir ao povo que não consegue comprar o frango inteiro.
Pilantra
Lula ainda não identificou o pilantra que aumentou o preço do ovo.
Mas ele sabe quem é, sim. Faz o discurso para não dizer que seja ele próprio.

Contrato exclusivo
Viraliza um extrato de contrato de uma advogada com a prefeitura de Parnaíba no valor de R$ 540 mil (de janeiro a dezembro).
Objeto: assessoria, consultoria às Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente.
Lições de Sarney
Escreve hoje em sua coluna na edição impressa de O Globo o jornalista Merval Pereira, presidente da Academia Brasileira de Letras:
“Sarney pode estar fora do poder, mas não perdeu a importância política. Continua sendo procurado por todos os líderes políticos, sejam de que tendência forem, e assume posições públicas nos momentos necessários”.

Transição
Segue o colunista de O Globo: “No ano da eleição presidencial de 2022, com o ambiente conturbado pela polarização política no rastro de um governo autoritário que pretendia se prolongar pelo voto ou pelas armas, fez um discurso histórico da tribuna do Salão Nobre do Petit Trianon, sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual é o decano, assumindo a posição de presidente que conduziu a transição para a democracia”.
Acelera, Alexandre!
Informa o colunista Lauro Jardim na edição impressa de O Globo deste domingo:
“O STF mostrou que tem pressa, muita pressa, para julgar Jair Bolsonaro e sua trupe. Mais de um advogado importante dos acusados já prevê que a sentença pode ser dada em agosto ou setembro.”
Num julgamento que, pela quantidade de réus seria para demorar anos.
Caiu na rede
Um voo de drone sobre o viaduto no cruzamento das avenidas Zequinha Freire e João XXIII, em Teresina.