Direto da Redação: leia assuntos palpitantes na coluna
Silvio Mendes diz que atacar o seu vice é fuxico
Deu o tom, mas o coro desafinou
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Em meio às críticas públicas feitas pelo vereador Petrus Evelyn (PP) ao vice-prefeito Jeová Alencar e à escolha do vereador Zé Neto (MDB) como secretário da SEMEL, o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), reagiu com firmeza e sem rodeios.
“Estão querendo queimar o Jeová, mas não vão conseguir”, declarou, em tom de defesa e reafirmação da parceria com seu vice.

A escolha
Sobre a escolha de Zé Neto, Silvio foi mais direto: “Por que não o Zé Neto?”, questionando a tentativa de politizar tecnicamente uma nomeação de sua confiança.
Fuxico
As falas mostram que o prefeito não pretende recuar diante das pressões e do que chamou de “fuxico”.
Lealdade
Petrus deu o tom com a crítica, mas Silvio desafinou o seu coro e declarou que terá um governo firme, que prioriza a lealdade e o mérito político e as articulações internas.

Mudez
Até sair esta coluna Petrus não havia feito diacurso na Camara e nem publicado nada no O Piauiense.
E Jeová também nao disse nada.

Exatamente
Eliane Cantanhêde, em O Estado de S Paulo, escreve duas verdades que o futuro tende a confirmar.
A primeira é que entre os governadores de direita, somente um, Tarcísio de Freitas (SP) é candidato viável ao Planalto.
A segunda: quem decide se vai ter ou não votação de anistia é o Centrão.

Sob nova direção
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – Hemopi – está desde a semana passada sob gestão da asa de Saúde Nossa Senhora Dos Remédios – Hospital Dr. Oscar, com sede na cidade de Picos.
Promoções
Faz mais de um mês que os professores do Piauí decidiram não fazer greve e o governo, como condição para isso, informou que faria as promoções de 3 mil profissionais.
A Seduc segue muda como uma porta sobre o tema.
Ainda mal
Mãe de um menino que foi à UPA do Renascença, zona sudeste de Teresina, narra que um procedimento que exigia anestesia não foi feito porque não havia insumos para isso.
Apesar de o sistema de saúde ter voltado a funcionar de modo até satisfatório, fala chão para chegar no ideal.
De saída
Florentino Neto deixa a coordenação da bancada federal do Piauí amanhã e um novo parlamentar deve assumir o lugar.
O nome do também petista Merlong Solano parece ser o que mais chances tem de assumir o encargo.
Me diz o que faço
Numa sinuca de bico, a Câmara Municipal de Teresina segue desfalcada de uma vereadora, Tatiana Medeiros, do PSB, presa e afastada do mandato por ordem da Justiça Eleitoral.
O remédio foi mandar uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral perguntando o que fazer.
Posse
O regimento da Câmara é omisso ou pouco claro sobre o que ocorre em casos assim, de modo que a instituição, por cautela, não deu posse ao suplente, Leônidas Junior.
A Câmara aguarda que o TRE diga o que deve ser feito.
E a Tatiana, hein!
Tem gerado uma verdadeira confusão nas redes sociais o caso da vereadora Tatiana Medeiros. Presa por um juiz eleitoral. Na verdade, na internet há uma profusão de opiniões jurídicas controvertidas. Mas, tirem suas dúvidas no artigo publicado no Portal AZ pelo advogado Miguel Dias Pinheiro. Que, segundo o tema constitucional discutido, tem certa complexidade jurídica.
O dia
O vereador Draga Alana reuniu repórteres por conta do dia do jornalista.
Mas nao se preocupe, em meio a qualquer escândalo envolvendo os caríssimos vereadores, todos vão esquecer este dia.
Bom repetir
O resultado da pesquisa para presidente tem um dado importante: a rejeição de Lula e Bolsonaro está igual, em 55 pontos percentuais.
Bom lembrar que acima de 40 pontos de rejeição , inviabiliza uma candidatura.
Máxima do leopardo
Muito bom de
ler o artigo do professor Flávio Furtado de Farias, da UFdPar, sobre a encrenca parnaibana Francisco Emanoel x Gracinha e familia.

Estratégia clássica
O professor começa dizendo que essa máxima começa assim: “Ela revela uma estratégia clássica de autopreservação, onde a aparente ruptura serve, na verdade, para evitar que o poder seja de fato fiscalizado. A situação lembra a máxima de O Leopardo — "Se queremos que tudo fique como está, é preciso que tudo mude" —, mas com um ingrediente ainda mais perverso: a mudança não só mantém o poder nas mãos de um grupo, como também impede que esse mesmo grupo seja investigado.
Emanuel é uma raposa
O texto diz que em Parnaíba, a ruptura entre a deputada Gracinha Mão Santa (PP) e o prefeito Francisco Emanuel (PP) revela uma disputa interna pelo poder travestida de renovação. Apesar do discurso de mudança, Emanuel representa a continuidade do grupo que há anos domina a cidade, todos bem sabem e agora alguns tentam se iludir tudo em nome da manutenção de poder, oligarquias tradicionais e manutenção do Status Quo.

A estratégia
Como destaca o professor Flávio Furtado (UFDPar), “a situação lembra a máxima de O Leopardo — ‘Se queremos que tudo fique como está, é preciso que tudo mude’ —, mas com um ingrediente ainda mais perverso: a mudança não só mantém o poder nas mãos de um grupo, como também impede que esse mesmo grupo seja investigado.”
Joel, o Judas
Começou a temporada dos Judas.
E não se sabe porque elegeram Joel Rodrigues à categoria de Iscariotes?