Direto da Redação: TCE chama atenção para coisas erradas na Sead
Foram feitas recomendações urgentes com prazo determinando
Aponta o dedo
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Dias atrás se divulgou informação de que o TCE-PI fazia um sério alerta que se estava fazendo tudo ou muita coisa errada na gestão de contratações no âmbito da Secretaria de Administração do Estado.
Não diz que providências ou punições o tribunal impôs.

Falhas
Diz um trecho: “Falhas estruturais comprometem a legalidade das contratações; a auditoria, conduzida sob relatoria do conselheiro substituto Alisson Araújo revelou um cenário alarmante: ausência de código de ética, falta de capacitação adequada dos servidores e inexistência de sistemas eficientes para gestão de licitações”.
Ação imediata
Diz mais que a situação encontrada é extremamente preocupante e exige ação imediata por parte do governo estadual.
Se está falando de falhas estruturais que afetam diretamente a integridade dos processos de contratação e a correta aplicação dos recursos públicos.
Recomendações
Foram feitas recomendações urgentes com prazo determinado.
Entre as principais determinações do TCE-PI à SEAD-PI, destacam-se o concurso público em andamento para selecionar servidores efetivos especializados em aquisições públicas;
Implementação de Código de Ética.
Sinal de alerta
Especialistas em direito administrativo consultados pela reportagem confirmam a seriedade da situação. "Quando um Tribunal de Contas emite um acórdão unânime apontando falhas dessa magnitude, há um claro sinal de alerta para toda a administração pública", explica um advogado especialista em contas públicas.
Próximos passos
A SEAD-PI deverá apresentar ao TCE-PI, em prazo determinado, um cronograma detalhado para implementação das medidas recomendadas. O Tribunal já anunciou que realizará fiscalizações periódicas para verificar o cumprimento do acórdão.
Não demite
O impressionante é que ainda assim, ninguem demite ninguém.
E parecem fingir que tudo está bem.
Salve-se-me quem puder
Antes de salvar a quem quer que seja, políticos salvam-se a si.
É a regra segundo a qual se seu pescoço está na lâmina, cuide de mantê-lo junto à cabeça.
Escrúpulos
Essa lógica faz com que se mandem às favas os escrúpulos da coerência, ou como sugeriu Jarbas Passarinho, da consciência.
Isso posto e dito, registre-se que o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, tem sido alvo de interesse de políticos que em 2026 vão colocar seus pescoços a prêmio na guilhotina do eleitor.
Flávio, o filho
Na quinta-feira santa, o secretário de Infraestrutura do governo, Flávio Nogueira Jr. Informou, com fotos, reunião com o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, com quem disse ter tido “uma conversa muito boa, positiva e o melhor: pensando na população de Parnaíba, que terá cada vez mais a nossa atenção e as nossas ações.”
Finaliza com uma frase lugar-comum dos que cuidam de seus próprios pescoços:
“Política se faz com diálogo e pensada no bem do povo”.
Imagine que bem será esse. Imagine.


Como assim?
Vem cá, como é que faz mais de dois anos que o Parque Zoobotânico de Teresina foi repassado ao setor privado e ainda hoje e Secretaria de Meio Ambiente do Estado paga pela alimentação dos animais?
Alguém pode explicar aí?

Contrato
A Secretaria de Meio Ambiente tem um contrato emergencial com a empresa Maxx Distribuidora de Alimentos Ltda. para fornecimento de alimentos perecíveis e não perecíveis para atender as necessidades do Bioparque Zoobotânico e do Cetas - Centro de Triagem de Animais Silvestres.
Greve de fome
Agora vai virar moda. Parentes dos “terroristas” presos no 8/1, vão fazer greve - a la Glauber Braga para pressionar o STF e o governo pela anistia.
Coluna em desenvolvimento...