Direto da Redação: e, assim como Collor, todos são ladrões?

No Brasil de hoje, políticos são uma casta de poderosos que tudo podem


Collor e os ladrões

A prisão de Collor, ontem, por corrupção, exibe a mais escancarada contastatação de que a maioria ou quase todos os politicos, são corruptos. 
Vivem na politica para sangrar os cofres públicos e nao escondem que em tudo que se metem é para tirar proveito pessoal, se locupletar.

Foto: ReproduçãoCollor de Mello: a falsa imagem do politico honesto que rouba desde cedo
Collor de Mello: a falsa imagem do politico honesto que rouba desde cedo

Olha o Piauí

Os exemplos são inúmeros no país. No Piaui mesmo o sujeito acha lucrativo trocar a carreira técnica por um mandato porque na politica ele tira vantagens financeiras em tudo.

Ele e as emendas 

Tem politico que põe emendas para ajudar as construtoras dos irmãos, filhos, sobrinhos, prefeitos  e apaniguados e tem até escritório só para aconpanhar o recebimento do que lhe cabe nas partilhas das propinas.
E esses agem  cínica e hipocritamente querendo se passar como honestos. Que não são.

Todos roubam
 
E assim, do vereador ao Senador, assim como Collor, roubam o dinheiro público e procuram passar que são honestos.
Roubam tudo, tiram fotos principalmente com os cúmplices, os prefeitos, mas hipocritamente soltam a frase: “estamos trabalhando pelo desenvolvimento do Piauí”.

Alto lá!

É bom senador, deputado federal, estadual, prefeito e secretarios de Estado comecarem a olhar para os lados. Porque deve estar sempre um agente da lei na espreita.
Principalmente os que se metem a construtores.    

Protegido

O neopetista Zé Santana é homem de prestígio junto ao governador Rafael Fonteles, de quem se diz um soldado.
O ex-deputado vai deixar a Agespisa em junho, após mais de dois anos num cargo que não se sabe para que serve, mas não ficará ao relento.
Rafael Fonteles vai cortar em duas a Secretaria de Assistência Social (Sasc), recriando a Secretaria de Trabalho para acomodar seu comandado.

Foto: Assessoria da AlepiZé Santana, presidente da Agespisa, deve explicar porque em Parnaíba, se vai produzir 7 mil agendas. E para que elas servirão?
Zé Santana: sai de um órgão para garantir a candidatura a deputado federal em outro.

Candidato

Santana é candidato a deputado federal em 2026 pelo PT, onde todo mundo troca cotoveladas para não perder espaço eleitoral que já não existe.
Wellington Dias, de quem Santana foi suplentes de senador, cargo que exerceu por menos de dois meses, ganhou do ex-ministro a garantia de que serão dele os “colégios” antes pertencentes à esposa do senador e ministro, atualmente aboletada no Olimpo burocrático do Piauí, o Tribunal de Contas do Estado.

Meu filho

Wellington Dias é um homem de família. Depois de ajeitar a esposa num cargo que garante a ela um salário anual de mais de R$ 600 mil, o senador estaria se movimentando para fazer do filho, Vinícius, candidato a deputado federal.
Seguiria a cartilha de políticos que mantêm dinastias familiares, prática criticada pelo PT de antigamente, mas agora bastante aceita pelos caciques petistas.

Mesma toada

Um apoio ao nome do filho por Wellington Dias somente replicaria o padrão de aliados do senador, como o senador Marcelo Castro (MDB), que elegeu o filho deputado federal, o vice-governador Themistocles Filho (MDB), que elegeu os dois filhos para a Câmara e Assembleia, além da esposa prefeita de Esperantina, e o deputado federal Júlio César Lima (PSD), cuja esposa é a suplente de Wellington Dias e o filho é deputado estadual.

Roda Viva

O governador Rafael Fonteles (PT) será o entrevistado do prestigiado e pouco visto programa Roda Viva, na segunda-feira, às 22 horas.

Sem taxas

Lei municipal sancionada esta semana pelo prefeito Silvio Mendes normatiza a realização de eventos esportivos, facultando ao município a isenção da cobrança de taxas, decorrentes, ou não, da interdição de vias públicas.

Objetivo 

Segundo a lei, a medida tem por objetivo incentivar a prática de eventos esportivos, como forma de atrair investimentos, fomentar o turismo esportivo, gerar emprego e renda e promover a inserção de pessoas com deficiência (PCD).

Exercício do direito

A norma estabelece que isenção de taxa pelo Município será concedida, mediante requerimento escrito protocolado junto ao órgão competente, apresentado por federação, associação esportiva ou instituição que esteja organizando a competição esportiva.

Licença

O governo estadual informou por seu secretário de Meio Ambiente, Felipe da Luz Araújo, que a Semam vai dar a licença para a instalação de planta industrial para produção de amônia e hidrogênio verde. 
A água, insumo básico da instalação, é outra etapa, com outorga de uso a ser dada pela Agência Nacional de Águas.

Falando em meio ambiente, são de apavavorar qualquer pessoa que se meta a produzir na agricultura no Piauí a relqcação de multas que a Semar aplicou nos últimos dias a produtores, notadamente de grãos.
A alegação é a falta de licença e a justificativa são multas milionárias.

Os protegidos
 
Mas essa desenfreada aplicação de multas só atinge pequenos produdores, porque, pelo que se vê o governador na companhia dos grandes  (olha o instagran) esse segmento do agro está protegido.

Sao multas altíssimas,  que nem vencendo a produção de grãos daria para paga-la.
É injusta e incompreensível a atitude de um governo que alardeia o interesse pela produção.
E sobretudo injustificável a multa aob alegação de que não houve licencimento.

Não é do ramo

Mas está justificado. O novo secretario da Semar Felipe da Luz Araújo não é ambientalista.
O governador o recrutou no meio dos auditores fiscais.  
E nesse caso, quanto mais multar, melhor será.

Securitizador  

Economistas chamam Rafael Fonteles de expert em securitização. Ele aproveita os recebiveis do estado para securitizar e dar em garantias dos empréstimos.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíRafael Fonteles
Rafael securitiza os recebíveis do Estado para garantir os empréstimos

Modelo 

Dizem em Brasília que  o Piaui pode servir de modelo para Lula securitizar os mais de R$ 1 trilhão e 500 bi de recebíveis da União.

Comente

Pequisar