De logomarca nova e com força total teve início dia 19 de abril e se conclui no próximo dia 28 a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro do episcopado brasileiro se realiza, como todos os anos, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Dom Juarez Marques – Arcebispo de Teresina já se encontra na Sexagésima Assembleia geral da CNBB!
O tema central dessa Assembleia é a Avaliação Global da Caminhada da CNBB nos últimos quatro anos. Ao encerrar o quadriênio a atual Presidência apresenta o relatório das atividades realizadas e encaminha as eleições dos seus novos membros (presidente, 1º e 2º vice-presidentes e secretário-geral) e dos presidentes das 12 Comissões Episcopais Permanentes. Também serão escolhidos dois representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois Bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma. Durante uma das reuniões do Conselho Permanente os Bispos fizeram os testes no sistema de votação que será utilizado nas eleições da nova Presidência da CNBB e dos presidentes das Comissões Episcopais, bem como dos representantes da CNBB no Sínodo e no Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). Muita confraternização e coisas a discutir!
Depois de frutíferos anos e agora com nova logomarca e revigorada; os Bispos participantes da Assembleia Geral da CNBB, estão animados. Nestes últimos anos conseguiram não somente conter a sangria de fiéis (perca) como também avançaram muito em sua forma de comunicar-se. Nos bastidores se fala também de crescimento e fortalecimento da Credibilidade perante a sociedade. Mas do que perda de fiéis se trata também de manter a saúde psicológica da sociedade brasileira; ultimamente muito abalada pela facilidade do proselitismo advindo das seitas. Enquanto pra tornar-se Padre um ser humano estuda no mínimo 10 anos e faz dois cursos superiores; pessoas sem a mínima instrução tornam-se bispos sem nenhuma preparação espiritual e acadêmica. Mas ao contrário de outras Igrejas, a Igreja de Cristo, a católica, pretende é reforçar ainda mais o seu compromisso externo e interno com a formação.
Todos os dias, às 18h30, haverá Missas. Celebração penitencial no dia 23 e inter-religiosa, no dia 26. O retiro será no sábado, 22, e domingo, 23. Os trabalhos serão iniciados com Laudes. Dom Juarez Marques externa que o momento é de partilha, comunhão, encontro e celebração. Dom Juarez convida todos a participarem orando e estando em comunhão com os que estarão reunidos nestes dias. “É um grande momento para a Santa Igreja Católica. Convido todos a ligarem os canais de nossa Igreja para assistir conosco os momentos, tanto de celebração quanto as grandes decisões que serão tomadas”, pontua DOM JUAREZ.