Teresina não tem grandes mosteiros

O Piauí é considerado o Estado mais católico do país, mas não tem grandes mosteiros

Os monges e monjas levam adiante a Igreja com a sua intercessão. O Piauí é considerado o Estado mais católico do país, mas não tem grandes mosteiros. É uma contradição ou simplesmente falta de investimento espiritual? Você bom católico já parou pra pensar sobre isso? Com certeza os pragmáticos clérigos já responderam em seus corações e pensamentos: pra quê? Pra gerarem despesas e passarem o dia todo sem fazer nada? Tá vendo como a sociedade maléfica também bate à porta da Igreja de Cristo. A concepção sobre Mosteiros é algo leviano. Vocês sabiam que todo bom Mosteiro é produtivo, autossuficiente e muitos geram até mesmo um lucro excedente que desenvolve toda a região em sua volta? E isso não é coisa da idade Média.

         Hoje, o nobre Francisco enfatizou em sua catequese os Mosteiros. De acordo com o Vatican News, o bom Jesuíta enfatizou: “entre os monges e monjas existe uma solidariedade universal. Qualquer coisa que acontece no mundo encontra lugar nos seus corações e eles rezam. O coração dos monges e das monjas é como uma antena, porque capta o que acontece no mundo e intercedem por ele. Assim, eles vivem em união com o Senhor e com todos. Como Jesus, os monges e monjas "carregam sobre si os problemas do mundo, as dificuldades, as doenças e muitas coisas e rezam por eles. Estes são os grandes evangelizadores. Com a palavra, o exemplo, a intercessão e o trabalho cotidiano eles são ponte de intercessão para todas as pessoas e pelos pecados. Eles choram pelos seus pecados, porque todos somos pecadores, e choram pelos pecados do mundo e rezam e intercedem". "Nos fará bem visitar um mosteiro porque ali se reza e trabalha. Cada um tem sua regra, mas ali as mãos estão sempre ocupadas com o trabalho e com a oração. Que o Senhor nos dê novos mosteiros, monges e monjas que levam adiante a Igreja com a sua intercessão", concluiu o Papa. Mas amigo, Teresina não tem um Carmelo?

         Sim. Um pequeno e exemplar Carmelo. Mas estamos falando dos Grandes Mosteiros Beneditinos, Trapistas, Cistercienses, Cartuxos e etc. Sabia que a instalação de um grande Mosteiro em Teresina poderia suprir todo o consumo de vinho piauiense? Não me diga! E quem supre toda a produção de vinho Europeu e Norte Americano nos dias de hoje? Os Mosteiros. Se engana quem pensa que dentro daqueles longos terrenos existem apenas bobocas e preguiçosos. Você já visitou um grande Mosteiro? Visitei inúmeros, praticamente todos os grandes Mosteiros do Brasil. Afirmo a vocês que até mesmo as horas de sono são devidamente cronometradas. Tudo é apenas o suficiente. O excesso são obras de caridade. A diferença é que Mosteiro não é uma fábrica; é sobretudo lugar de oração, estudos e muito trabalho. Teresina precisa de um Mosteiro!!

Ó Senhor, concede-nos um Mosteiro Orante e de fato Produtivo.

Leia também