Alguns podem se perguntar qual a razão de tantas viagens que o Jesuíta Papa Francisco teima em fazer; assim como todos os papas anteriores que o antecederam e faziam viagens apostólicas. Vale a pena enfatizar que A Igreja Católica Apostólica Romana é a Igreja de Cristo Jesus e sua voz ressoa no Mundo e realmente repercute. São 2 bilhões de católicos em todo o planeta e a Igreja Católica se diferencia por fazer o bem sem olhar a quem. Geralmente não costuma olhar apenas pros seus, mas se preocupa realmente com as questões que atualmente atormentam o Mundo. Não dar pra ficar quieto cuidando apenas dos seus; enquanto o Mundo padece e teima egoisticamente em não perceber o próximo como um irmão, mas sim como um adversário e inimigo.
Eis a razão das viagens Papais. É bom lembrar que enquanto o “mundo está indo, os Jesuítas já foram e estão retornando”. Eis, portanto a necessidade de evangelizar e semear a boa nova. Jesus Cristo é caminho, verdade e vida. Você já ouviu falar da Hungria? A presença da Igreja na Hungria se deve a Santo Estêvão I da Hungria, da dinastia magiar dos Arpadi, evangelizador e padroeiro do país, fundador do Estado húngaro. A história da Hungria é fortemente marcada pelo cristianismo. De acordo com o Vatican News a história da Igreja na Hungria está intimamente ligada à do Estado magiar. De fato, seu nascimento se deve a Santo Estêvão (István) I da Hungria, da dinastia magiar dos Arpadi, evangelizador e padroeiro do país, além de fundador do Estado húngaro. É bom sempre lembrar que a Hungria faz fronteira e é próxima à Ucrânia!
Estamos em pleno século XXI e é inconcebível uma Guerra no mundo civilizado. O Jesuíta Papa Francisco não se conforma com esta forma dos líderes mundiais verem o Mundo apenas como aspecto de conquista territorial. E vale também enfatizar que em cada país a Igreja Católica tem um imenso braço social. Em qualquer país que ela esteja, estão suas inúmeras obras sociais através de colégios, universidades, hospitais, leprosários, orfanatos, creches, policlínicas, clínicas, etc. e tal. Portanto o bem precisa prevalecer. O mal teima em triunfar, mas não triunfará, mas mesmo sabendo disso não podemos ficar de braços cruzados. Todo bom católico precisa além de rezar, desenvolver a paróquia onde reside e fortalecer seu testemunho de excelente católico!
As viagens Papais reanimam a fé. Mas e os gastos? Olha a Igreja não pensa apenas nisso. Você sabia que a maioria dos Meios de Comunicação Social da Igreja Católica são deficitários? O Vaticano gasta praticamente um terço do seu orçamento com a manutenção de seus meios de Comunicação. Cabe a nós fiéis ajudarmos a Santa Igreja. Sabia que ao ajudar a sua paróquia você direta ou indiretamente está ajudando a Igreja em todo o Mundo? A Igreja Católica é global. É de Cristo Jesus!